Durante a crise do Coronavírus na hotelaria e no turismo, como fazer a gestão das redes sociais? Manter as postagens? Parar as postagens? Que tipo de conteúdo postar? Confira 3 dicas para te ajudar nesse desafio!
Sem dúvida nenhuma, essa é uma das maiores crises da história do mercado hoteleiro e do turismo em geral.
Muitos profissionais do mercado nunca viveram ou passaram por algo similar, e claro, não fomos preparados para um cenário desses.
A crise do Coronavírus na hotelaria está nos fazendo abrir mão de processos até então confiáveis, porém, como algo inédito, é necessário pensar de forma inédita.
Isso se reflete também na forma como as empresas estão se comunicando, e com a hotelaria não é diferente.
Porém, muitas dúvidas surgem nesse aspecto, por exemplo, como gerir e manter as redes sociais de hotéis, pousadas e hostels.
Para ajudar nesse desafio, elaborei 3 dicas.
Como proceder em relação as redes sociais de hotéis, pousadas e hostels durante a crise do Coronavírus (Covid-19)
Como dito anteriormente, tudo é novidade nesse cenário atual de grave crise.
Muitos meios de hospedagem estão impedidos de abrir, ou simplesmente optaram por essa decisão devido a baixa (ou quase nenhuma) procura por parte dos clientes, ou mesmo seguindo a orientação de isolamento social para preservar a saúde de seus colaboradores e hóspedes.
Por outro lado, existe ainda alguns hotéis, pousadas e hostels que seguem funcionando, porém, com a operação limitada e com baixa ocupação.
Diante dessas duas realidades, algumas dúvidas em relação as redes sociais surgem.
Manter as postagens nas redes sociais?
A resposta para essa pergunta, na minha opinião, é clara e direta. SIM!
Você deve manter as postagens nas redes sociais como Facebook e Instagram, independente do hotel estar funcionando ou fechado temporariamente.
Essa minha conclusão se deve por duas razões:
1 – Essa crise em algum momento vai acabar, e quando acabar, as pessoas voltarão a viajar. Portanto, é necessário manter o relacionamento e o engajamento com seu público, pois ficará mais fácil vender para eles nesse momento.
2 – Os algorítimos das redes sociais funcionam de forma diferente, porém ,estudos apontam que a frequência de postagens e o número de interações com as postagens são fatores importantes para o alcance de suas postagens. Portanto, caso você as “abandone”, quando retomar as postagens terá um alcance muito menor do que se tivesse mantido a frequência delas.
Dito isso, vamos as 3 dicas para redes sociais de hotéis e pousadas durante a crise do Covid-19.
1 – Não seja indiferente
Pode parecer lógico, mas é importante frisar. Tenho visto muitos perfis de meios de hospedagem fazendo posts como se nada estivesse acontecendo.
Lembre-se, as pessoas em geral estão assustadas, com medo e inseguras.
Não faça postagens totalmente desconectadas com o atual cenário.
“Isso quer dizer que devo fazer postagens só sobre o Coronavírus?” Também não!
Já tem muita postagem sobre esse tema, e muita gente quer inclusive conteúdo que as faça esquecer um pouco desse problema.
Faça postagens que faça as pessoas se sentirem melhor, mas que tenha relação com seu hotel ou destino.
2 – Não seja oportunista
Não é hora de ser oportunista. Aliás, nunca é, mas em momentos como esses é necessário mais cuidado ainda.
Sei que a vida de hoteleiro não é fácil, e que manter um meio de hospedagem e os postos de trabalho estando com as portas fechadas ou com pouco movimento é pior ainda.
Mas tome cuidado com as “oportunidades” que podem aparecer. As pessoas estão muito sensíveis e comovidas, e qualquer “derrapada” nas redes sociais pode fazer seu hotel ou pousada “viralizar” de forma negativa, comprometendo a retomada dos negócios.
3 – Cuidado com as postagens promocionais
O objetivo principal no momento com as postagens é manter o relacionamento e o engajamento com sua audiência. Mas claro que vender reservas é preciso!
Inclusive, as solicitações por reservas para períodos futuros devem aumentar com o passar do tempo.
Porém, cuidado com postagens promocionais que vão em desencontro com as orientações dos órgãos oficiais, ou que possam ser mal interpretadas pela sua audiência.
E sempre reforce, caso você possa ou esteja ainda recebendo hóspedes, as medidas que seu meio de hospedagem está tomando em relação aos cuidados de higiene e distanciamento das pessoas.
Essas então foram minhas observações e meu entendimento sobre como proceder em relação as redes sociais de hotéis e pousadas durante essa crise provocada pelo Coronavírus.
Lembre-se, o momento é de resiliência! Mesmo que seu meio de hospedagem esteja fechado, você não pode parar, nem as estratégias de marketing digital. Somente é preciso repensá-las para o momento atual.
Mantenha as postagens nas redes sociais e o engajamento da sua audiência. Quando essa crise passar (e ela vai passar), essa decisão vai ser importante para ajudar na retomada do hotel, pousada ou hostel.
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