Conheça e aplique essas 3 estratégias para aumentar as reservas diretas de hotéis, pousadas e hostels.
Quem trabalha no mercado hoteleiro há bastante tempo (assim como eu) sabe muito bem que o comportamento e jornada de compra de hospedagem por parte dos hóspedes mudou bastante nos últimos anos.
A internet e outras tecnologias trouxeram muitas facilidades e possibilidades, tanto para os hotéis quanto para os viajantes.
Porém, como efeito colateral, os hotéis, pousadas e hostels passaram a vender cada vez mais através de terceiros, principalmente as OTA’s.
Embora por um lado facilite as vendas de diárias através de um maior alcance de viajantes, por outro lado, os hoteleiros viram seus pagamentos de comissões aumentarem significativamente.
Diante desse novo (nem tão novo assim) cenário, é preciso pensar em estratégias para aumentar as vendas diretas e depender menos de portais como Booking, Decolar e Expedia.
Portanto, baseado na minha experiência de quase 15 anos de hotelaria, eu vou compartilhar com vocês 3 estratégias para aumentar as reservas diretas de meios de hospedagem.
Boa leitura e boas vendas 😉
Como aumentar as reservas diretas de hotéis, pousadas e hostels
Não há como negar que a internet possibilitou que pequenos e médios hotéis e pousadas passassem a alcançar muito mais pessoas interessadas.
Agora seu pequeno e médio meio de hospedagem pode ficar lado a lado à um hotel de uma grande rede como opção de compra.
Em grande parte graças às conhecidas OTA’s (Online Travel Agencies). Portais como Booking, Decolar, Expedia passaram a ser os queridinhos dos viajantes.
75% dos viajantes preferem utilizar as OTAs do que ir diretamente aos sites dos hotéis, e somente 21% acessam o site do hotel, de acordo com a Phocuswright.
E motivos para isso não faltam. Seja por causa da facilidade de comparação de preços e opções, segurança na hora da compra, por acreditarem que as OTA’s têm os melhores preços e etc.
Mas é possível usar algumas estratégias para aumentar suas reservas diretas.
Mas atenção! Eu não estou falando que as OTA’s são ruins ou inimigas para seu meio de hospedagem, muito pelo contrário, são importantes parceiras.
A ideia aqui é somente não depender tanto delas e aumentar as margens de lucro do negócio, visto que as OTA’s cobram de 13% até 30% de comissão.
Então, vamos às estratégias.
1 – Site do hotel otimizado e “vendedor”
Esse é um dos pontos mais básicos mas que ainda vejo muitos hotéis e pousadas falharem em suas estratégias de marketing digital.
Não basta ter um site! É preciso ter um site otimizado e pensado para gerar conversões, vendas.
Muitos hoteleiros ainda se preocupam somente com a parte estética do site. Querem ter um site “bonito”.
Site bonito é aquele que gera interesse, desejo, conversões e vendas!
Pense nos CTA’s, os famosos botões de ações como “reservar agora” ou “entrar em contato”.
Leve em consideração também a facilidade de navegar pelo site, achar as informações e categorias importantes.
Além disso, o site deve carregar rápido, ter bom conteúdo, imagens de boa qualidade e principalmente ser pensado e alterado para telas de celulares.
Em resumo, o site do hotel deve ter uma boa performance, boa usabilidade, imagens de qualidade, uma boa copy e muitos CTA’s (chamadas para alguma ação).
Para não errar nesse aspecto importante, leia nosso artigo Sites de hotéis – Conheça os 7 erros mais comuns
Outro ponto importante é analisar seu motor de reservas. Ele deve seguir esses mesmos princípios.
O motor de reservas precisa das mesmas características do site, ou seja, também precisa ter uma boa usabilidade, gerar uma boa experiência ao usuário, ter boas imagens, uma boa copy e CTA’s. Além disso é muito importante que o motor de reservas tenha integração com o sistema hoteleiro para evitar overbooking.
Caso contrário, o motor de reservas pode colocar tudo a perder, e o usuário sair do site sem converter.
2 – Tráfego para o site
Bom, acima nós falamos da importância de ter um site otimizado e vendedor.
Mas do que adianta seu hotel ou pousada ter um ótimo site se os viajantes não acessam ele?
É preciso gerar tráfego para o site. Mas não qualquer tráfego. Tem que ser um tráfego qualificado, ou seja, viajantes que estão interessados em visitar o seu destino ou que estão procurando por hospedagem na sua região.
E há várias formas de gerar esse tráfego qualificado. Abaixo eu listo as principais:
- Anúncios pagos nas redes sociais como Facebook e Instagram;
- Anúncios pagos na pesquisa do Google, o Google Ads;
- Tráfego orgânico através de estratégias de SEO;
- Tráfego gerado através das redes sociais;
- Uso de E-mail Marketing de forma estratégica (não SPAM);
lembre-se de mensurar o tráfego do site, para justamente saber se está aumentando ou diminuindo, quais as principais fontes de tráfego e também as conversões.
Use o Google Analytics para isso. É uma ferramenta do Google gratuita.
3 – Condições especiais para reservas diretas
Mas o que levaria um viajante a reservar com seu hotel diretamente se não há nenhuma condição especial?
Afinal, reservar com a Booking é muito mais vantajoso, visto que a marca é mais forte, passa mais confiança, o processo de compra é rápido, entre outros benefícios.
Coloque um cupom de desconto para reservas diretas. Pode ser entre 5% e 10% mesmo, afinal, você vai pagar de 15% a 20% para a OTA, não é mesmo?
E você ainda pode pedir o e-mail do visitante do site em troca do cupom. Dessa forma, caso ele não compre naquele momento, você tem o e-mail dele para continuar o relacionamento.
Você também pode pensar em outras formas de benefícios para reservas diretas como um souvenier, uma espumantes, uma cesta de frutas, up grade, early check-in ou late check-out.
Estratégias para aumentar as reservas diretas de hotéis
Agora você pode estar se perguntando. Só isso? E a resposta é NÃO!
Porém,esse é o básico e acredite, a maioria dos hotéis e pousadas não fazem o básico.
Portanto, pense e trabalhe nessas 3 estratégias de forma bem consistente e depois que elas estiverem bem aplicadas, evolua para os próximos passos.
Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de adicionar mais alguma dica, deixe nos comentários.
E não esqueça de compartilhar esse artigo com seus colegas da hotelaria.
Preencha suas informações abaixo e receba nossos artigos em primeira mão e outros materiais gratuitos sobre hotelaria.