Gerar tráfego para sites de hotéis e pousadas é fundamental para aumentar as reservas diretas de meios de hospedagem. Mas, se você acha que basta ter o site do seu hotel ou pousada bonito é suficiente, você está muito enganado.
É preciso também gerar tráfego, ou seja, possíveis hóspedes acessando o site do hotel.
É claro que ainda existem outros fatores além da parte “estética” do site que são importantes, como performance e usabilidade, mas isso é assunto para outro artigo.
Aqui, a ideia é compartilhar algumas estratégias de Marketing Digital para aumentar o tráfego para sites de hotéis, pousadas e hostels. E isso significa gerar demanda e criar oportunidades para que o canal de conversão finalize a venda.
Quer ver como isso funciona? Continue a leitura e, depois, é só colocar as dicas em prática!
o que você vai ver nesse artigo:
O que é gerar tráfego para sites de hotéis e pousadas?
Gerar tráfego significa atrair visitantes para o seu site através da utilização de diversas estratégias e canais online, como produção de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos e parcerias, por exemplo.
Isso contribui para aumentar a visibilidade do site e, por consequência, as chances de convertê-las em reservas diretas para seu hotel.
Diferença entre fontes de tráfego e canais de conversão
As fontes de tráfego são os meios por onde os visitantes chegam ao seu site, como, por exemplo, através de ferramentas de busca, redes sociais e tantos outros. Elas são responsáveis por atrair potenciais clientes e levá-los até o local onde a reserva será feita.
Esse “local” é o que chamamos de canais de conversão. Portanto, é onde essas visitas se transformam em ações concretas, como reservas ou solicitações de informações. Alguns exemplos são:
- Site ou blog;
- Formulário de contato;
- Balcão de atendimento;
- Telefone;
- Suporte pelo WhatsApp; e
- Chat online.
Embora seja senso comum, não custa reforçar. Para aumentar as reservas diretas do seu meio de hospedagem você precisa de pessoas interessadas entrando em contato, ou mesmo comprando direto do seu motor de reservas.
E a melhor forma de uma pessoa interessada entrar em contato é através do site do hotel, pousada ou hostel.
Afinal, lá tem diversas informações, imagens e, claro, os contatos como telefone, e-mail, Whatsapp, entre outros. E é lá também que está (ou deveria estar) o motor de reservas.
Ou seja, quanto mais pessoas acessarem o site, maior o número de contato e reservas feitas diretamente.
Por isso, você precisa pensar em formas de gerar tráfego, mas não qualquer tráfego, tem que ser tráfego qualificado.
Para ajudar você, eu separei 6 estratégias para aumentar o tráfego de sites de hotéis, pousadas e hostels que eu aplico há vários anos nos hotéis que gerencio e outros projetos. Acompanhe!
As 6 fontes de tráfego para sites de hotéis mais importantes
Se você deseja atrair visitantes qualificados para o seu site, é importante inserir algumas fontes de tráfego dentro das estratégias de marketing do seu hotel. Veja, a seguir, quais são as mais importantes:
Redes sociais
As redes sociais são, de fato, importantes canais de relacionamento e engajamento, mas também são ótimas fontes de tráfego. No entanto, muita gente não explora essa possibilidade.
Três das principais redes são o Facebook, o TikTok e o Instagram. Veja algumas dicas de como usá-las de forma mais estratégica para atrair potenciais clientes:
- Utilize ao final de alguns posts uma chamada como “saiba mais” e coloque o link do site;
- Use um link que tenha relação com a postagem. Por exemplo, se você postou a foto de uma acomodação, coloque o link da página dessa acomodação;
- Coloque o link do site na bio do perfil;
- Nas interações no Direct, conduza a conversa de forma a direcionar o seguidor para o seu canal de conversão;
- Utilize a ferramenta Linktree para colocar mais de um link no Instagram, como por exemplo, que leve diretamente para o WhatsApp. Para isso, você pode começar pela versão gratuita.
Pode parecer pouco, mas faça esses pequenos ajustes e você já conseguirá gerar algum tráfego para o site, sem gastar nada a mais.
E-mail Marketing
Essa é outra estratégia de Marketing Digital hoteleiro muito esquecida ou mal explorada.
O e-mail marketing é um excelente canal de relacionamento e vendas diretas para hotelaria, além de ser um ótimo meio para gerar tráfego qualificado.
Aqui vão algumas dicas para explorar um pouco mais esse formato:
- Inclua links em todas as imagens do e-mail marketing: isso estimula os visitantes a clicar e conhecer as acomodações;
- Utilize botões com chamadas para ação (CTA): frases como “quero saber mais”, “quero um orçamento” ou “conhecer agora” incentivam o engajamento e direcionam o tráfego para o site;
- Direcione as pessoas para páginas relevantes: assim como nas redes sociais, certifique-se de que os links direcionam para páginas que têm relação com o conteúdo do e-mail.
Dessa forma, você gera tráfego de qualidade, alinha as expectativas com seu público adequadamente e, assim, aumenta as chances de conversão.
Tráfego orgânico no Google
Esse é o tráfego mais desejado por todos hoteleiros e também de outros mercados. Afinal, estar bem posicionado no Google para palavras-chave que tem relação com seu negócio é maravilhoso, não é mesmo?!
Além de ser um tráfego super qualificado, você não paga nada pelo clique. Porém, nem tudo que é bom (nesse caso maravilhoso) é fácil.
Para conseguir tal façanha, é necessário aplicar técnicas de SEO no site do hotel. E essas técnicas demoram de médio a longo prazo para gerarem resultados (em alguns mercados, é ainda mais longo e difícil).
Além disso, é importante gerar conteúdo de qualidade e com periodicidade. Ter um blog pode ser um diferencial.
Aqui vão algumas dicas:
- Tenha um blog no site do seu hotel: escreva artigos regularmente sobre o destino onde seu meio de hospedagem se encontra, como dicas de passeios, restaurantes, festas, calendário de eventos, entre outros assuntos que podem interessar ao seu público-alvo;
- Utilize técnicas de SEO nos artigos do blog: isso ajuda a melhorar o posicionamento no Google e atrair tráfego qualificado.
Para lhe ajudar, leia nosso artigo SEO para sites de hotéis – Aprenda a melhorar o posicionamento no Google.
Tráfego pago
Essa é uma estratégia que você não pode deixar de usar de jeito nenhum no seu meio de hospedagem.
Tráfego pago são os anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram, YouTube, entre outros canais.
Embora você pague pelos anúncios, os resultados são imediatos (de curto prazo) e, se feitos corretamente, podem gerar tráfego muito qualificado.
Aqui vão algumas dicas:
- Faça campanhas de anúncios no Google, Facebook e Instagram: essas plataformas atraem visitantes qualificados de forma mais rápida;
- Separe um orçamento para tráfego pago: se planejar é sempre importante para evitar não ter essa reserva financeira para investir;
- Aprenda a fazer as campanhas de forma correta ou contrate um especialista: investir tempo em aprendizado ou contratar um profissional garante que seus anúncios sejam direcionados da forma correta e alcancem o público desejado.
Usar tráfego pago corretamente pode ser uma excelente forma de aumentar o número de visitantes e reservas no seu site.
Referências
As referências são uma excelente fonte de tráfego para o seu site e ajudam o seu hotel chegar a pessoas que você, às vezes, não consideraria.
Algumas dicas para aproveitar esse meio são:
- Links de parceiros: faça parcerias com empresas próximas que possam mencionar seu estabelecimento em seus sites e redes sociais;
- Clientes satisfeitos: incentive clientes a compartilhar suas experiências positivas e a incluir links para o seu site em suas postagens;
- Influenciadores: estabeleça parcerias com influenciadores do setor de viagens, turismo e lifestyle para que eles mencionem seu hotel e compartilhem links para o seu site.
Compartilhar boas experiências funciona como uma recomendação, aumentando a confiança dos potenciais hóspedes e incentivando-os a acompanhar suas ofertas e realizar reservas.
Otimização para mapas locais
Outro canal importante, que é pouco explorado por muitos donos de hotéis e muito utilizado para buscar referências pelos possíveis hóspedes, são os mapas locais do Google Maps, Bing Maps e Maps (para iOS), por exemplo.
Para melhorar a presença do seu hotel nesses canais, siga estas dicas:
- Reivindique e otimize sua ficha de negócio: cadastre o seu hotel no Google Meu Negócio (atualmente chamado de Perfil de Empresa), Bing Places e Apple BusinessConnect, certificando-se de fornecer todas as informações, como endereço, site, telefone e horário de funcionamento, corretas e atualizadas;
- Adicione fotos bonitas e com boa qualidade: inclua fotos atraentes das acomodações, áreas comuns e serviços oferecidos pelo seu estabelecimento;
- Incentive avaliações de clientes: peça aos hóspedes satisfeitos que deixem avaliações positivas, isso pode melhorar a visibilidade e a credibilidade do seu negócio;
- Use palavras-chave locais: inclua termos relevantes na descrição do seu negócio e nas postagens, isso vai melhorar o direcionamento quando um possível hóspede fizer buscas;
- Atualize regularmente: mantenha sua divulgação atualizada com ofertas especiais, eventos locais, meios de contato e novas fotos para atrair visitantes recorrentes.
Otimizar sua presença nos mapas locais ajuda a direcionar tráfego altamente qualificado de pessoas que estão procurando ativamente por opções de hospedagem e referências, aumentando, assim, as chances de conversões.
Tráfego para sites de hotéis e pousadas: Conclusão
Como vimos até aqui, gerar tráfego é muito importante para expandir a presença digital do seu hotel, pousada ou hostel. Combinando as técnicas de Marketing Digital que eu trouxe, você pode atrair visitantes qualificados e aumentar suas reservas de forma significativa.
Não deixe de explorar todas essas possibilidades para fortalecer sua marca e garantir um crescimento contínuo do seu negócio!
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