Evite esses 5 erros na hora de anunciar hotéis e pousadas no Instagram.
Verdade seja dita, o Instagram é a principal rede social do momento para meios de hospedagem.
E não é pra menos, afinal, o “forte” dessa rede social são imagens, e nada melhor do que imagens para mostrar os diferenciais do seu hotel e também do destino onde ele se encontra.
Porém, não basta apenas postar, pois como existem muitos perfis postando também, suas postagens não aparecem para todo mundo.
Aliás, muito pelo contrário, o alcance orgânico do Instagram é muito menor do que há anos atrás, e a tendência é cair cada vez mais.
Por isso, anunciar no Instagram é fundamental para o sucesso da estratégia e para o marketing digital do seu meio de hospedagem.
5 erros comuns ao anunciar hotéis e pousadas no Instagram
Como eu já disse, fazer anúncios no Instagram é muito importante para aumentar as reservas diretas do seu hotel ou pousada.
Porém, existem 5 erros muito comuns que são cometidos na hora de criar esses anúncios.
Segue abaixo esses erros que eu mais vejo nas minhas consultorias e aprenda como evitá-los.
1 – Não criar públicos personalizados
Esses é um dos erros que mais eu vejo e um dos mais importantes a serem corrigidos.
É fundamental que você crie públicos personalizados para usá-los na hora de criar as campanhas.
Públicos personalizados, são grupos de usuários que fazem parte de determinada regra que você cria dentro da ferramenta de anúncios do Facebook.
Por exemplo, você pode criar um público personalizado de pessoas que visitaram o site do seu hotel ou pousada nos últimos 30 dias.
Ou então, um público personalizado de usuários que interagiram com o Instagram do seu meio de hospedagem nos últimos 90 dias.
As possibilidades são diversas e devem ser exploradas.
Imagina, você pode criar um anúncio para quem visitou a página de preços mas não comprou, ou então para pessoas que curtiram suas publicações.
Geralmente, esses públicos personalizados tendem a performar melhor do que os demais, afinal, é muito mais fácil vender para quem já conhece seu negócio do que quem nunca ouviu falar dele.
Para criar e usar os públicos personalizados, é necessário a instalação do pixel do Facebook no site do seu hotel.
2 – Não determinar corretamente o objetivo da campanha
Esse é outro erro bem comum, fácil de resolver mas que tem grande impacto no resultado das campanhas de anúncios no Instagram.
A plataforma de anúncios oferece diversos tipos de objetivos de campanhas, e é a primeira configuração exigida na hora criação.
Porém, muitas vezes o hoteleiro tem um objetivo em mente, ou nenhum objetivo (o que é pior ainda), e acaba selecionando um objetivo diferente na configuração.
Eu vou listar os principais objetivos da plataforma de anúncios e ao lado uma pequena explicação:
- ALCANCE: Esse objetivo tem como meta alcançar o maior número de pessoas. Deve ser escolhido quando você quiser que seu anúncio seja visto pelo maior número de usuários.
- TRÁFEGO: Esse objetivo tem como meta gerar tráfego, ou seja, levar o maior número de pessoas a visitar a página de destino que você escolheu.
- VISUALIZAÇÃO DE VÍDEO: Esse objetivo tem como meta fazer com que o máximo número de pessoas assistam o vídeo do anúncio.
- ENVOLVIMENTO COM A PUBLICAÇÃO: Esse objetivo é o ideal quando se pretende fazer anúncio com uma publicação já existente. A meta principal é gerar o maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos.
- CONVERSÕES: Esse objetivo tem como meta gerar o maior número de conversões. Para isso, você precisa ter o pixel do Facebook instalado no seu site. Conversão pode ser o preenchimento de algum formulário, ou mesmo uma etapa do processo de compra, ou mesmo a finalização de uma reserva.
IMPORTANTE >>> O plataforma de anúncios vai sempre tentar gerar o maior número de resultados para sua Campanha, e o resultado é medido de acordo com o objetivo escolhido.
Ou seja, se você escolheu o objetivo “TRÁFEGO”, a inteligência da ferramenta vai mostrar seu anúncio para o maior número de pessoas que tenham maior probabilidade de visitar sua página de destino, e vai medir o sucesso da Campanha baseado nesse número.
E quanto melhor o resultado, para mais pessoas os seus anúncios serão mostrados e por um custo menor.
3 – Não criar diferentes Grupos de Anúncios e Anúncios
Não caia no erro de criar apenas um Grupo de Anúncio e um Anúncio por Campanha.
Crie diferentes Grupos de Anúncios e Anúncios. Dessa forma o Instagram vai mostrar os diferentes anúncios que você criou para os diferentes Grupos e Anúncios que você determinou.
A própria inteligência da plataforma de anúncios vai mostrar os anúncios que estão com melhores resultados para os Grupos de Anúncios que estão performando melhor.
Além disso, você mesmo pode pausar os anúncios que não estão com bons números e aumentar ou diminuir o orçamento dos diferentes Grupos de Anúncios de acordo com seus resultados.
4 – Não selecionar a região
É muito comum também hotéis e pousadas fazerem campanhas de anúncios para todo o Brasil.
Não que isso seja errado, desde que seu púbico-alvo seja pessoas de todo o país.
Para pequenos e médios meios de hospedagem isso não é uma boa escolha.
O ideal é que você crie as campanhas de anúncios no Instagram para pessoas que moram nas Regiões, Estados e Cidades que sejam da sua segmentação Demográfica.
5 – Não respeitar os formatos de anúncios
Já estamos convencidos que anunciar hotéis e pousadas no Instagram é uma boa estratégia.
Porém, o Instagram tem diferentes formatos de mídias. Os formatos do Feed e do Stories são os mais conhecidos.
É importante criar os anúncios respeitando cada formato, ou seja, anúncios no feed tem determinado tamanho e do Storie também.
Para saber mais, acesse a Central de Ajuda do Facebook para Anunciantes.
Esses então foram os 5 erros mais comuns na criação de campanhas no Instagram para hotéis e pousadas.
Embora sejam erros que podem comprometer o sucesso de suas campanhas, os mesmos são fáceis de corrigir. Espero que esse artigo lhe ajude nessa missão.
Se ficou com alguma dúvida, basta deixar nos comentários. E não esqueça de compartilhar esse artigo com seus colegas hoteleiros.
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