Conheça 3 motivos para seu hotel, pousada ou hostel ter um blog ativo a atualizado.
Ao longo dos anos, os blogs sofreram mudanças e passaram a ter um a relevância cada vez maior para as pessoas, e para empresas também.
E com cada vez mais importância para o marketing de conteúdo, o blog passou uma “arma” poderosa.
O Blog é uma ferramenta importante para a estratégia de marketing digital de hotéis e pousadas.
São diversos os benefícios que ele traz na comunicação do seu meio de hospedagem com seu público-alvo.
E é justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo.
O que você vai ver nesse artigo:
3 motivos para seu hotel ou pousada ter um blog
Antes de mais nada, é preciso deixar claro a importância de se ter um blog ativo e atualizado constantemente.
Mas afinal, o que é um blog? Blog é um tipo de site com formato para receber conteúdo e atualizações constantemente. Esses conteúdos geralmente são em formato de textos (artigos), mas também podem ser em vídeos e áudios.
É uma “espécie de jornal” que traz atualizações e conteúdos constantemente.
Mas para a hotelaria, quais os benefícios?
Conheça agora 3 motivos para o site do seu hotel ou pousada começar a usar um Blog já.
1 – Auxilia sua estratégia de conteúdo do meio de hospedagem
Quando se fala em conteúdo, a maioria dos hoteleiros pensa em Facebook e Instagram.
Não que esteja errado, mas uma estratégia de conteúdo vai além das redes sociais.
Com um blog por exemplo, seu hotel ou pousada pode escrever periodicamente dando dicas para seus hóspedes e clientes em potencial.
Dessa forma seu meio hospedagem se torna relevante, útil para seus clientes.
Dicas do que escrever:
- Dicas do que conhecer na cidade
- Dicas de passeios e atividades da cidade
- Dicas gastronômicas (bares, restaurantes)
- Calendário de eventos da cidade
- Dicas úteis para os viajantes
2 – Ajuda seu hotel a ser encontrado na internet
Ter um blog é muito importante para a estratégia de SEO do seu hotel.
SEO (search engine optimization) são técnicas utilizadas no site para que mecanismos de buscas como o Google encontrem seu site para determinadas palavras-chave.
E ter um Blog ajuda muito nessa missão.
Veja um exemplo clássico. Eu cuido do marketing digital da Pousada dos Sonhos que fica em Florianópolis na Praia de Jurerê.
Há muitas buscas pela palavra-chave “jurere” no Google. E na nossa estratégia de SEO, para posicionar bem para essa palavra, nós escrevemos um artigo no blog da Pousada.
E adivinhem? O artigo está na primeira posição da primeira página, ganhando atualmente do site oficial do bairro e também de grandes portais.
Mas não basta escrever de qualquer jeito. Leia nosso artigo SEO para sites de hotéis – Aprenda a melhorar o posicionamento no Google e veja algumas dicas na hora de escrever seus artigos.
3 – Custa pouco
Diante de tantos benefícios, o custo de se ter um blog é irrelevante.
Desenvolver um blog normalmente não custa muito caro. Existem temas gratuitos para blogs, e você só precisaria de um profissional para fazer ajustes e configurações.
E se você tiver alguém dentro do seu hotel ou pousada para escrever, melhor ainda. Nesse caso você utilizaria uma despesa fixa do seu negócio (a mão de obra do seu colaborador já contratado).
Caso não tenha, você pode contratar alguma empresa especializada ou mesmo um freelancer. Geralmente o valor é acertado por artigo.
Algumas dicas na hora de criar o blog para hotel, pousada ou hostel
Acabamos de listar 3 motivos para você começar já a utilizar um blog para seu meio de hospedagem.
Mas cabe também citarmos algumas dicas para te auxiliar na gestão do blog:
- Faça um planejamento mensal dos posts;
- Distribua seus artigos (divulgue nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e em campanhas de links patrocinados);
- Crie artigos com conteúdo de valor para sua audiência e que tenham ligação com seu hotel;
- Cuidado com a ortografia;
- Utilize uma plataforma profissional para criar o blog (Wordpress é a mais indicada e é gratuita);
- Defina uma periodicidade (Ex.: 2x por mês, 1x por semana, 2x por semana);
- Crie pautas pensando no seu público-alvo;
- Mensure os resultados e descubra quais artigos/assuntos sua audiência prefere.
Bom, agora ficou mais claro a importância de um blog para para sites de hotéis e pousadas.
Coloque no seu planejamento a criação de um e comece já a usar essa ferramenta tão importante para o marketing digital hoteleiro.
Se você tem alguma dica extra ou dúvida, deixe nos comentários.