Você sabia que um “simples” conteúdo de blog pode se tornar uma verdadeira máquina de reservas diretas para o seu hotel? Pois é, nós conseguimos essa façanha por aqui e é isso que vou te ensinar a fazer.
Quando bem feito, o marketing de conteúdo se torna uma ferramenta muito eficiente para atrair mais hóspedes e aumentar suas receitas. E foi justamente isso que aconteceu em um dos hotéis que gerencio, a Pousada dos Sonhos.
Tudo em marketing começa a dar resultados quando a gente entende profundamente as dúvidas e necessidades do público. Aí, traduzimos essa dificuldade em conteúdo relevante.
Isso, além de melhorar a visibilidade online do seu meio de hospedagem, cria uma conexão e relacionamento mais próximo. Afinal, um conteúdo que responde às perguntas dos potenciais hóspedes pode fazer toda a diferença na hora da reserva.
Se você quer saber como criar publicações de blog que geram ROI, continue comigo!
O que você vai ver nesse artigo:
- Do check-in à inspiração: como uma conversa casual revelou uma grande oportunidade
- O segredo por trás do artigo de blog que atraiu leitores e hóspedes
- O impacto real de um conteúdo de blog no faturamento do hotel
- Principais aprendizados sobre conteúdo de blog que converte: e que você pode aplicar ao seu contexto!
- Pronto para fazer seu conteúdo de blog gerar reservas?
Do check-in à inspiração: como uma conversa casual revelou uma grande oportunidade
Saber ouvir é uma das grandes habilidades de todo bom marqueteiro. E para ter sucesso no nosso setor, isso não poderia ser diferente! Ouvir nossos hóspedes é a melhor forma de entender suas necessidades.
Foi assim que percebemos que havia uma grande confusão e até um certo desconhecimento sobre Jurerê e Jurerê Internacional.
Essa falta de clareza impactava a experiência do cliente, pois, como até então não havia conteúdos de blog explicativos sobre o assunto, muitos não sabiam exatamente o que esperar de cada local.
Identificar essas dúvidas nos ajudou a criar um conteúdo de blog que esclarece todas as possíveis dúvidas e atrai visitantes interessados. Ao abordar essas questões de forma clara e objetiva, conseguimos transformar um desafio em uma oportunidade de engajamento, conversão em reservas e fidelização.
Aqui estão alguns pontos que percebemos durante as interações com os hóspedes:
- A confusão frequente entre Jurerê e Jurerê Internacional;
- A falta de informações claras sobre as diferenças entre os dois;
- A necessidade de conteúdo que responda a essas perguntas de forma direta.
E ninguém conseguia atender a essas questões com qualidade e profundidade. Ou seja: tínhamos uma grande oportunidade em mãos!
Diante disso, decidimos agir de forma estratégica: criar um conteúdo de blog que responde a essas perguntas e, ao mesmo tempo, nos ajuda a ganhar visibilidade no Google para esse tema. Assim, conseguimos resolver a dúvida dos usuários e nos posicionar como uma referência no assunto.
A gente sabia que as chances de resultado eram altas, mas foi muito melhor do que imaginamos.
O segredo por trás do artigo de blog que atraiu leitores e hóspedes
Quando decidimos criar um artigo que realmente fizesse a diferença, começamos com uma abordagem estratégica. Como eu disse antes, a escolha do tema foi baseada nas dores do cliente, ou seja, nas dúvidas e necessidades que percebemos durante as interações com os hóspedes.
Isso nos ajudou a direcionar o conteúdo para o que realmente importava.
Em seguida, fizemos uma pesquisa de palavras-chave e descobrimos que muitos buscavam informações sobre Jurerê e Jurerê Internacional no Google. Esses dados nos ajudaram a moldar o artigo SEO para hotelaria que iria para o blog da pousada:
A estrutura foi pensada para responder diretamente a essas dúvidas e engajar o leitor, garantindo que ele encontrasse as informações que procurava com qualidade, com imagens, dicas úteis e de forma bem objetiva.
Para isso, fizemos uma pesquisa aprofundada sobre a história e as características dos bairros para criar algo bem completo e de valor. O objetivo não era apenas de preencher um espaço no blog, mas sim realmente ajudar o público.
Assim, conseguimos trazer informação e posicionar o hotel como uma referência no assunto. E isso, meu amigo hoteleiro, é o que faz a diferença!
E, é claro, fizemos uma chamada para ação no final do texto para que o leitor interessado em hospedagens na região escolhesse a Pousada dos Sonhos para sua estadia:
Além disso, desenvolvemos uma campanha de anúncios evergreen, que é um tipo de campanha atemporal. Isso significa que, mesmo anos depois de publicado, o artigo continua sendo útil, atraindo visitantes orgânicos e pagos e, claro, gerando novas reservas!
O impacto real de um conteúdo de blog no faturamento do hotel
Os resultados foram impressionantes! O artigo teve cerca de 2 milhões e meio de impressões. Isso se traduziu em um aumento nas visitas orgânicas mensais, nas reservas diretas da pousada e um impacto financeiro positivo de quase 30 mil reais.
E sabe qual foi o custo por resultado na campanha paga que fizemos na Meta? R$ 0,36. Pois é: diz aí se esse não é um dos jeitos mais baratos de atrair hóspedes para seu hotel ou pousada?
Veja que, se alguém pesquisar pela “diferença entre Jurerê e Jurerê Internacional”, vai encontrar os resultados da Pousada dos Sonhos tanto no orgânico, na posição mais destacada do Google, quanto no patrocinado:
Além disso, a taxa de sucesso do remarketing estratégico para quem leu o conteúdo foi alta. Isso mostra que o artigo, além de ter atraído muitos visitantes, também os incentivou a voltar e realizar uma reserva.
O artigo inspirou até concorrentes a copiar a estratégia, o que reforça nossa autoridade no mercado e o potencial de resultado desse tipo de abordagem.
O artigo foi otimizado ao longo do tempo, e a campanha segue ativa, provando que, quando o conteúdo é bem pensado, ele continua gerando valor para o negócio de forma sustentável.
Principais aprendizados sobre conteúdo de blog que converte: e que você pode aplicar ao seu contexto!
Entender o cliente e traduzir suas dúvidas em conteúdo de qualidade, realmente útil para ele, é a melhor forma de transformar um artigo de blog em máquina de reservas.
Além disso, aqui estão alguns dos principais aprendizados que tiramos dessa experiência:
- Insights offline podem guiar estratégias online: conversas com hóspedes e feedbacks diretos nos mostraram quais dúvidas eram mais comuns. Validamos essa hipótese com a pesquisa de palavra-chave e essas informações moldaram nosso conteúdo e garantiram que ele atendesse às necessidades do público;
- Pergunte aos seus hóspedes o que eles gostariam de saber antes de ir à sua cidade, confira no Google quais são as principais perguntas sobre sua região, liste os principais atrativos, etc;
- Conteúdos estratégicos são importantes para SEO: criar conteúdos de blog que respondem a perguntas frequentes ajuda a posicionar melhor o site nos motores de busca e gera AUTORIDADE no assunto. Isso significa mais visibilidade e, consequentemente, mais reservas diretas;
- O remarketing potencializa o impacto financeiro de um artigo: ao reengajar visitantes que já demonstraram interesse no assunto, conseguimos aumentar as chances de conversão mesmo depois dele sair da página;
- Criar conteúdos atemporais é uma ótima maneira de gerar ROI de forma consistente: artigos úteis por longos períodos mantêm o tráfego constante. Isso pode ser aplicado até mesmo em um funil de vendas, onde cada etapa conta com conteúdos que esclarecem dúvidas, desde o primeiro contato até a reserva.
E se você também deseja criar conteúdos evergreen que geram reservas para o seu hotel, aqui vão algumas dicas:
- Escolha temas locais: dê preferência para tópicos que sempre interessam aos hóspedes que vão à sua região, como dicas para aproveitar, o que fazer dependendo do objetivo da viagem, guias de restaurantes e informações sobre serviços oferecidos;
- Faça atualizações: revise e atualize seu conteúdo periodicamente para garantir que as informações estejam sempre corretas e relevantes;
- Use uma linguagem clara e acessível: escreva de forma simples para que qualquer pessoa possa entender e se conectar com o que você está dizendo. Usar imagens, vídeos, checklists e outros recursos adicionais ajuda nisso;
- Inclua dados e estatísticas: informações baseadas em dados e fontes confiáveis ajudam a dar credibilidade ao seu conteúdo de blog e a torná-lo mais interessante;
- Crie guias completos: artigos que oferecem dicas aprofundadas, detalhadas e úteis sobre um tema específico tendem a ser mais compartilhados e referenciados.
Pronto para fazer seu conteúdo de blog gerar reservas?
Entender o cliente e traduzir suas dúvidas em conteúdo é uma estratégia poderosa! Um artigo de blog que é uma máquina de reservas vai aumentar suas conversões e fortalecer seu posicionamento de mercado.
Se você está pronto para ver seu meio de hospedagem se destacar e gerar resultados reais, não deixe de conhecer a minha consultoria personalizada de performance na hotelaria.
Vamos juntos transformar suas ideias em ações que atraem e fidelizam hóspedes!