Índice
- O que é um Channel Manager (gestor de canais)?
- Por que seu meio de hospedagem precisa de um gestor de canais?
- Como um Channel Manager para hotéis funciona e quais são os principais usos?
- 12 melhores gestores de canais para hotéis e pousadas
- Dicas práticas para que você escolha o melhor Channel Manager
- Conclusão
Procurando informações para escolher o melhor Channel Manager para hotéis e pousadas? Você chegou ao lugar certo! Leia até o final!
Você já se perguntou como os hotéis conseguem lidar com a maratona de reservas de forma rápida, segura e descomplicada? Eu te respondo: através do Channel Manager, que está revolucionando essa experiência para hoteleiros e também para hóspedes.
Com ele, o processo de gestão de canais de venda pode ser mais simples do que você imagina.
É por isso que vou te mostrar como esse tipo de ferramenta se tornou uma peça importante da administração de hotéis e pousadas de todos os tamanhos.
Vem comigo!
O que é um Channel Manager (gestor de canais)?
O Channel Manager, ou em bom português Gerenciador de Canais, é um software que consegue gerenciar a disponibilidade de reservas e tarifas, anunciadas em diferentes canais de venda (OTAs). E o melhor: ele também centraliza todas as informações!
Imagine a praticidade de atualizar todas as informações em um só lugar e ver isso se refletindo instantaneamente em vários sites de reserva? É exatamente isso que o Channel Manager faz.
Assim, pense nele como uma solução inteligente para evitar dores de cabeça com o temido overbooking e economizar um bom tempo do operacional, que você pode dedicar a proporcionar uma experiência ainda mais incrível aos seus hóspedes.
Ou seja, ele garante que sua propriedade apareça em todos os canais online que você desejar, de forma atualizada e integrada, reduzindo erros e esforço operacional.
Diferença entre Channel Manager e Motor de Reservas
O Channel Manager trabalha nos bastidores para garantir que as informações de disponibilidade e tarifas estejam sincronizadas em diversos canais de venda — Booking, Decolar, Airbnb e outros. Ou seja, é a ferramenta que mantém tudo em perfeita harmonia e facilita a gestão.
Por outro lado, o Motor de Reservas é a plataforma que permite aos seus hóspedes reservarem quartos de forma rápida e direta, sem precisar passar pelos OTAs.
Imagine-o como o facilitador do momento da reserva e que, por isso, consegue proporcionar uma boa experiência aos clientes do seu site e te trazer mais lucratividade, ao não demandar o pagamento de comissões.
Essas duas ferramentas, embora distintas, são parceiras quando se trata de gestão hoteleira eficiente. O Channel Manager promove a sintonia entre todas as plataformas, enquanto o Motor de Reservas atua diretamente nas páginas do seu site.
Por que seu meio de hospedagem precisa de um gestor de canais?
Agora que entendeu o que é o Channel Manager, você pode estar se perguntando: “Por que minha hospedagem precisa disso?”.
Bem, existem muitas razões para isso.
Primeiro e mais importante, o software atua diretamente na prevenção do overbooking. Ele garante que o número de quartos disponíveis esteja sempre atualizado em todos os canais, evitando a confusão de ter mais reservas do que quartos disponíveis.
E economizar tempo? Ah, sim! Imagine não precisar atualizar manualmente cada plataforma de reserva? O Channel Manager faz isso por você, deixando-o livre para focar no que realmente importa: proporcionar uma bela experiência aos seus hóspedes.
Outra vantagem é que, quase sempre, os gerenciadores de canais possuem funções básicas que podem profissionalizar a gestão de vendas, como gráficos de venda, ajuste de preço, mínimo de diárias, entre outras.
O que eu quero dizer é que, com esses dados, você consegue tomar melhores decisões e otimizar ainda mais as suas ofertas.
Além disso, com ele, você alcança uma maior visibilidade online, aparecendo em mais lugares da internet e capturando a atenção daqueles que estão em busca do local perfeito para ficar.
Então, a pergunta agora não é “por quê?”, mas “por que não?”
Posso te afirmar que adotar um Channel Manager é como dar um upgrade na sua estratégia de reservas.
Como um Channel Manager para hotéis funciona e quais são os principais usos?
Para explicar como o Channel Manager, imagine que ele é como um assistente pessoal para suas reservas online.
Assim, está constantemente atualizando e ajustando a disponibilidade e as tarifas nos diversos canais de venda nos quais o seu meio de hospedagem está presente. Tudo isso em tempo real.
Em outras palavras, quando um hóspede escolhe um quarto, o Channel Manager automaticamente atualiza essa informação em todos os outros lugares, evitando dores de cabeça com reservas duplicadas ou indisponíveis.
Além disso, o Channel Manager pode estar integrado a um PMS ou não. Porém, essa integração apresenta vantagens, como a facilidade de gerenciamento de vendas feitas de forma direta, no balcão ou em outros canais, por exemplo.
Para entender melhor, imagine que você decide lançar uma promoção relâmpago para o próximo feriado. Com o Channel Manager, é só ajustar as tarifas uma vez! Ele se encarrega de disseminar essa promoção para todos os canais.
E se você decidir fazer alguma alteração na disponibilidade, como bloquear alguns quartos para manutenção ou abrir mais vagas para um evento especial? Novamente, o Channel Manager garante que todas essas mudanças sejam feitas em todos os canais, sem deixar margem para confusões.
Incrível, não é mesmo?
12 melhores gestores de canais para hotéis e pousadas
Você já entendeu a importância de um Channel Manager na gestão do seu estabelecimento, mas agora se pergunta: qual o melhor gestor de canal para a minha hospedagem?
Para te ajudar, trouxe os doze melhores disponíveis no mercado:
1 – Cloudbeds
Este gestor de canais é reconhecido por sua interface amigável e recursos abrangentes. A Cloudbeds facilita a sincronização de tarifas e disponibilidade em diversos canais, simplificando a gestão para hotéis de diferentes tamanhos.
Além disso, favorece a gestão do seu inventário de forma confiável, permitindo otimizar o gerenciamento de canais e o aumento da visibilidade, pela distribuição em mais de 300 OTAs globais, regionais e de nicho.
Fonte: Cloudbeds
2 – SiteMinder
O SiteMinder é um gerenciador de canais hoteleiro inteligente e conta com a confiança de mais de 33 mil grandes e pequenos meios de hospedagem em todo o mundo.
Com ele, você tem acesso a mais de 450 canais de reserva e pode ser visto na maior rede mundial de canais de reserva on-line – incluindo Booking.com, Expedia, Airbnb, Google Hotel Ads, Trivago e o Global Distribution System.
Além disso, o sistema fornece percepções sobre precificação e outros insights, para garantir que seus quartos tenham preços competitivos e sejam exibidos em canais de melhor desempenho.
Fonte: SiteMinder
3 – RateGain Channel Manager
O channel manager para hotéis da RateGain não apenas ajuda a distribuir taxas e estoque em mais de 1.500 canais globais com velocidade, mas também abre novas oportunidades de geração de receita.
Além disso, é uma solução completa para distribuição online, com uma plataforma única, suporte 24×7, análise de dados em tempo real, relatórios personalizáveis e outras funcionalidades.
Fato é que permite aumentar sua visibilidade em OTAs globais e locais e outros canais para garantir que atraia viajantes, não importando de onde eles estejam reservando acomodações.
Fonte: RateGain
4 – Omnibees
Reconhecido no setor hoteleiro, o gestor de canais da Omnibees é conhecido por sua abordagem completa.
Sua tecnologia avançada promete uma conexão, configuração, integração e centralização da gestão de centenas de canais de vendas para alcançar mais hóspedes de maneira prática e online.
Isso permite uma gestão mais ágil, maior alcance, pagamentos mais seguros, melhor integração com PMS, maior visibilidade online, eficiência e controle.
Fonte: Omnibees
5 – Profitroom Channel Manager
A interface intuitiva do Profitroom permite o gerenciamento de vendas online entre canais e ajuda os hotéis a otimizar suas operações e aumentar as reservas diretas. Além disso, inclui facilidades, como:
- Gerenciamento de taxa de ocupação;
- Atualizações em massa de preços e restrições;
- Soluções para gestão de reputação e comunicação com o cliente;
- Centenas de integrações gratuitas e em tempo real;
- Suporte omnicanal com fácil configuração de grupos hoteleiros;
- Conexão a OTAs por conta própria, com o recurso de auto-mapping.
Fonte: Hotel Tech Report
6 – HUnit da Hsystem
O HUnit, channel manager para hotéis e pousadas da Hsystem, promete automatizar toda a sua operação de reservas com facilidade pela administração de canais simultânea, automatização das operações de cobrança de cartão, além do envio de disponibilidade e recebimento de reservas com seu sistema hoteleiro.
Confira as principais vantagens desse gestor de canais:
- Aumenta a visibilidade do seu hotel nos principais canais de vendas, de forma sincronizada;
- Mais agilidade na gestão de tarifas, disponibilidade e recebimento de reservas;
- Redução do overbooking com o encerramento dos canais quando seus apartamentos acabam;
- Conexão da disponibilidade do seu sistema hoteleiro em tempo real com canais online e offline;
- Devolução de disponibilidade automática com o cancelamento de reservas para todos os seus canais;
- Inserção de reservas automaticamente no sistema de gestão hoteleiro, sem intervenção manual.
Veja essas e outras vantagens no vídeo abaixo:
Fonte: HUnit
7 – Hospedin
O Channel Manager da Hospedin foi criado para atender às necessidades de gestão do seu hotel ou pousada.
O software sincroniza todos os canais e integra com o PMS, assim você já passa a receber todas as reservas do Booking, Expedia, Decolar e outros OTAs no Channel Manager e dentro do PMS.
Veja os principais benefícios:
- Anuncie seu hotel em vários locais e obtenha mais reservas;
- Reduza os riscos de overbooking com a sincronização automática;
- Diminua o tempo gerenciando a disponibilidade de quartos;
- Gerencie as tarifas com a distribuição automática em todos os canais.
Fonte: Hospedin
8 – Foco Multimídia
A empresa 100% brasileira Foco Multimídia possui um gestor de canais com mais de 450 canais de vendas conectados (Booking, Decolar, Expedia, Airbnb, E-HTL e outros).
Além disso, possui os principais padrões de segurança para os dados dos hóspedes, como a certificação internacional PCI e SSL.
Fonte: Foco Multimídia
Os principais recursos e vantagens desse Channel Manager são:
- Redução dos riscos de overbooking pela boa distribuição das acomodações em centenas de canais;
- Centralização de todas as reservas em um único software de gestão, com possibilidade de gerenciamento em qualquer dispositivo;
- Gerenciamento instantâneo de tarifas e disponibilidade em OTAs, operadoras, site hoteleiro, reservas, metabuscadores e GDS;
- Conexão Two-Way com os principais PMS do Brasil para envio de reservas, cancelamento e alterações;
- Um único lançamento de tarifário e preços diferentes nos diversos canais de vendas;
- Gerenciamento instantâneo das tarifas, restrições e disponibilidade do seu hotel pelo aplicativo.
Para conhecer mais vantagens sobre esse Channel Manager, confira abaixo: Conheça o Channel Manager da Foco
9 – Desbravador
A Desbravador atua no desenvolvimento de software para a gestão de hotéis desde 1988, incluindo PMS, aplicativos, módulos e outros.
Dentre eles, está o Channel Manager para hotel e pousada, que realiza os fluxos de reserva entre o PMS do hotel ou pousada com os principais portais de venda de hospedagem (Decolar, Booking, Expedia, CVC, B2B, Trivago, Airbnb, entre outros).
Veja as principais funcionalidades desse gestor de canais:
- Replica as informações de disponibilidade do PMS para os canais de vendas;
- A tarifa é definida no gestor e enviada aos canais e ao PMS do seu hotel ou pousada;
- Quando o usuário faz a reserva pelos canais, ela é enviada ao Channel Manager com detalhamento de dados da estadia;
- As reservas de balcão ou walk-ins são registradas no Channel e enviadas aos canais;
- Restringe vendas para realizar bloqueios de check-ins e checkouts e para definir números mínimos e máximos de dias para estadia em determinado período;
- Todas as ações são realizadas em uma única plataforma, incluindo cadastros, alterar ou excluir informações;
- Pode ser acessado de qualquer dispositivo: computador, tablet ou celular;
- O armazenamento em nuvem garante segurança aos usuários e atende aos padrões internacionais de privacidade de dados;
- Permite traçar estratégias de venda específicas para cada canal, incluindo interromper as vendas a qualquer momento.
Fonte: Desbravador
10 – Silbeck
O Silbeck é um sistema de gestão hoteleira completo, que possui um Channel Manager integrado.
O sistema foi criado para oferecer uma ótima experiência para a gestão hoteleira, incluindo, além do gerenciamento de canais, o motor de reservas, gestão financeira, check-in inteligente e várias outras funções.
Além disso, a Silbeck oferece integração com os Channel Manager da Omnibees, HSystem e Foco Multimídia, que são integrados com mais de 300 canais de venda online.
As principais vantagens são:
- Aumento da visibilidade ao se conectar a diferentes canais de venda;
- Centralização das reservas em um único sistema, facilitando o gerenciamento e acompanhamento das informações;
- Evita overbooking com a sincronização em tempo real das tarifas e disponibilidade;
- Redução do tempo gasto gerenciando suas reservas;
- Análises e relatórios detalhados sobre o desempenho das suas reservas, canais de venda e métricas relevantes;
- Integração com outros módulos do sistema de gestão hoteleira da Silbeck, proporcionando uma gestão eficiente de todas as áreas do seu hotel.
Fonte: Silbeck
11 – HITS, da APP Sistemas
A APP Sistemas é líder em soluções 100% cloud e possui mais de 35 anos no segmento hoteleiro, para médios e grandes empreendimentos.
O HITS é sua grande solução de gestão hoteleira que também entrega uma experiência completa, integrada e digital aos hotéis e pousadas, incluindo um channel manager para hotéis.
Além disso, possui recursos como Revenue, checkin e check-out online, chatbot, upgrade das estadias, gestor de internet, manutenção de instalações e equipamentos, motor de reservas, entre outros.
Suas principais vantagens são:
- Serviço 100% cloud, ou seja, com acesso onde estiver;
- Implantação remota e ágil;
- Time especialista em hotelaria, turismo e tecnologia para suporte;
- APP Ensina: um portal com conhecimento EAD para sua equipe;
- Backup automático e segurança de dados;
- Atendimento 24/7;
- Visão completa do negócio com dados e indicadores.
Saiba mais sobre ele: HITS, o software para hotéis completo e cloud da APP Sistemas [versão compacta]
Fonte: Hits App Sistemas
12 – TOTVS Hotelaria Gestor de Canais by CM Reservas
O TOTVS Hotelaria Gestor de Canais by CM Reservas é um sistema de gestão hoteleira que centraliza a gestão dos canais de venda e possui um Channel Manager integrado.
Veja as principais funcionalidades da ferramenta:
- Inventário flexível:
- Visualize quantidades, disponibilidade e preços de quartos;
- Flexibilidade para ajustes diários ou ao longo de períodos, alinhado às estratégias de vendas.
- Controle de reservas:
- Controle total de reservas feitas por hóspedes em diferentes canais;
- Exportação fácil de listas de reservas para relatórios gerenciais.
- Planejamento:
- Visualização completa da ocupação prevista por quarto;
- Interface visual e amigável para adicionar, excluir ou alterar dados de hóspedes.
- Análise com estatísticas:
- Dados precisos em gráficos e tabelas;
- Informações sobre vendas por canal, nacionalidade dos hóspedes, tarifas médias e antecipação de reservas.
Além disso, não há limite para o número de canais de venda que você pode cadastrar no sistema e ele possui alta capacidade de escala, atendendo desde pequenas pousadas até grandes redes hoteleiras, com acesso 100% web e interface é simples.
Veja mais: Demo 1 Minuto | TOTVS Hotelaria Gestor de Canais by CM Reservas
Fonte: Totvs
Dicas práticas para que você escolha o melhor Channel Manager
Preciso ressaltar que a maior parte dos PMS possui um Channel Manager integrado. Por isso, pode ser que valha a pena contratar um PMS e usar só o módulo de gestor de canais, caso seja uma opção que traz funcionalidades interessantes para a sua empresa.
Mas, nesses casos, você deve ter em mente que o PMS é o core business desses fornecedores e, dessa forma, é possível que o Channel Manager e o Motor de Reservas disponibilizados não tenham a melhor usabilidade possível. Fique atento a esse ponto na hora de fazer a escolha!
No geral, o que aplico nas minhas propriedades e recomendo para colegas e alunos, é que que o Channel Manager e o Motor de Reservas sejam da mesma empresa, porque isso facilita bastante a integração entre os dados.
O Omnibees e HSystem, por exemplo, possuem boas soluções web pois focam em Motor, Channel Manager e outras funções de tecnologia para hotelaria, mas não tem o sistema hoteleiro completo (PMS), para o qual existem outros fornecedores mais especializados.
Recomendo que você leia o conteúdo: Sistema Hoteleiro: Lista e características de 9 PMS / sistemas para hotéis e pousadas
Conclusão
Como você viu, ter um Channel Manager no seu hotel ou pousada faz toda a diferença na gestão administrativa, de marketing e até nos seus resultados em lucratividade.
Porém, é sempre bom lembrar que, ao escolher o gestor de canais ideal para o seu hotel ou pousada, leve em consideração as necessidades específicas do seu negócio.
Cada um desses exemplos possui características distintas que podem atender desde grandes hotéis até estabelecimentos menores.
Mas, é claro, o sucesso das suas vendas e o crescimento do seu negócio vai depender de uma série de fatores. Isso quer dizer que o Channel Manager por si só não irá atrair mais clientes.
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