Elaboramos um passo a passo para você aprender como anunciar hotéis e pousadas no Facebook.
Embora outras redes sociais tenham ganhado bastante espaço e atenção dos usuários, o Facebook continua sendo um ótimo canal de relacionamento e vendas, principalmente para meios de hospedagem.
Acontece que só ficar postando conteúdo não é mais suficiente, é necessário também criar campanhas de anúncios no Facebook.
Essas campanhas são ótimas aliadas na estratégia de marketing digital e também para aumentar as reservas diretas do hotel.
E para você que está iniciando no marketing digital e em campanhas de anúncios, eu elaborei um passo a passo para você aprender como anunciar hotéis e pousadas no Facebook.
7 Etapas para criar uma campanha de anúncios no Facebook para hotelaria
Para ficar mais fácil ainda, eu dividi o processo todo de criação de uma campanha em pequenas etapas.
Dessa forma, basta seguir essa sequência para colocar sua campanha no ar.
1 – Acesse a conta de anúncios.
É necessário ter uma conta de anúncios. Se você ainda não tem, o processo de criação é bem fácil.
2 – Clique em “+ criar”
Após acessar o Gerenciador de Anúncios, clique no botão verde “+ criar” que fica na parte superior esquerda da tela.
3 – Mude para o modo de criação rápida
Pode ser que sua campanha inicie no modo criação guiada. Nesse caso, clique no botão “Mudar para criação rápida”.
Caso já abra no modo criação rápida, basta ignorar essa etapa.
4 – Nomear campanha, definir objetivo e otimização de orçamento
Essa é uma etapa muito importante, e que é subdividida em 3 outras etapas.
4.1 – Nome da campanha
Embora possa parecer simples, é importante criar um padrão para os nomes das campanhas, pois com o tempo, os números de campanhas aumentam e com um padrão definido fica mais fácil localizá-las.
4.2 – Objetivo da campanha
Esse é um dos pontos mais importantes. É necessário definir qual o objetivo da campanha.
O Facebook usa o objetivo que você definiu para diversos critérios como qualidade dos anúncios e da campanha.
Os objetivos mais indicados para hotéis são: Tráfego, Conversão, Alcance, Engajamento com a publicação, Visualização do Vídeo.
4.3 Definição de orçamento
Deixe essa “chave” acionada. Ela indica que você quer definir seu orçamento no nível de campanha e não nos conjuntos de anúncios.
Esse é um assunto mais avançado, e algumas pessoas preferem manter seus orçamentos a nível dos conjuntos de anúncios.
Para quem está começando, ou não tem muito tempo para fazer otimizações, eu oriento a usar a estratégia de orçamento a nível de campanha.
Nessa fase você também defini o valor que vai investir e a forma, se quer orçamento diário ou vitalício.
No orçamento diário você informa que quer gastar um valor X por dia, já no vitalício, você defini o valor total a ser gasto na campanha e a data para acabar.
5 – Dê nome ao primeiro conjunto de anúncio e anúncio
Na mesma tela que a etapa 4, você vai dar nome para o primeiro conjunto de anúncio e para o primeiro anúncio.
Assim como o nome da campanha, use padrões na nomenclatura pensando no futuro.
As configurações dessas 2 etapas se dará no próximo passo.
Após dar os nomes, clique em “Salvar como rascunho” e em seguida “Fechar”.
6 – Configurando o conjunto de anúncios
Clique novamente sobre a campanha que estará com o status “em rascunho” e logo em seguida clique em “editar” no conjunto de anúncios que você nomeou no passo anterior.
Essa etapa do conjunto de anúncios é composta de alguns passos como a definição da programação, do público e posicionamento.
6.1 – Programação
Caso você tenha escolhido o orçamento diário, nessa etapa você pode escolher uma data para o término ou escolher deixar o conjunto de anúncio veiculando por tempo indeterminado.
6.2 – Público
Agora é o momento de definir para quem você mostrará os anúncios do seu hotel, pousada ou hostel, ou seja, para hóspedes em potencial.
Você pode escolher um público criado anteriormente e que você salvou, ou para um público personalizado que você também deve ter criado anteriormente, ou então criar um público novo.
Nessa etapa lembre-se de levar em consideração o público-alvo do seu hotel. Leve em consideração a idade, as regiões ou estados e também alguns direcionamentos detalhados que o Facebook oferece como opção de segmentação.
Dica importante: Em idiomas, escolha português e inglês no mínimo. O idioma refere-se ao idioma do sistema que o usuário está usando.
6.3 – Posicionamento dos anúncios
Agora é hora de selecionar os posicionamentos dos anúncios, ou seja, onde eles vão aparecer.
O ideal é que você não deixe selecionado “Posicionamentos automáticos”. Isso porque o Facebook irá mostrar seus anúncios tanto nos feeds do Facebook e do Instagram, nos Stories do Facebook e do Instagram, no Messenger além de vários outros posicionamentos.
Porém, como cada posicionamento tem uma característica e dimensão, o melhor é criar um conjunto de anúncios para cada posicionamento.
Ou seja, um conjunto de anúncios para feed, outro para stories, outro para vídeos, etc.
Após essa configuração, clique em “Fechar”.
7 – Anúncios
Agora chegou a hora de subir os anúncios, ou seja, os criativos que vão aparecer para as pessoas no Facebook.
Na parte superior, aparecerá o nome do anúncio que você escreveu lá no início, na configuração da campanha. Caso queira mudar, é possível.
Após isso, certifique-se que você selecionou a página certa do Facebook do seu hotel ou pousada. Caso você gerencie mais de uma página no Facebook, tenha muito cuidado, pois você pode acabar anunciando para outra página.
Se você optou por anunciar no Instagram também, você também deve selecionar o perfil do meio de hospedagem.
O próximo passo é você definir o formato do anúncio e selecionar a arte.
Os formatos variam de acordo com o posicionamento escolhido lá no conjunto de anúncios.
Nesse caso, como escolhemos o feed, pode-se optar por uma imagem ou vídeo, um carrossel de imagens ou coleção (geralmente usado para e-commerce).
Em seguida, clique em “Adicionar mídia” para selecionar a arte que está no seu computador.
Lembre-se de respeitar as dimensões recomendadas de cada posicionamento de anúncio.
Cabe ressaltar que é possível usar um post já publicado em sua página ou mesmo criar um post exclusivo para a campanha.
Rolando a tela mais para baixo, você deve escrever o que chamamos de “copy”, ou seja, a chamada de texto do anúncio.
Você deve escrever o texto principal, o título e a descrição. Conforme você vai escrevendo, é possível visualizar do lado direito como o anúncio aparecerá para os usuários.
Depois disso pronto, coloque o link da página do seu site que você quer direcionar as pessoas que clicarem no anúncio.
Sempre direcione para uma página que tem relação com o anúncio, e não simplesmente para a “home” do site.
Para finalizar, basta clicar em “Publicar” no canto inferior direito.
Como anunciar hotéis e pousadas no Facebook – Considerações finais
Bom, esse foi um passo a passo para você criar uma campanha de anúncios no Facebook para hotéis, pousadas, hostels e outros meios de hospedagem.
Tem que ficar claro que a ferramenta de anúncios do Facebook possui diversas outras possibilidades e estratégias mais avançadas para serem usadas, que eu não explorei aqui.
O importante é você entender como a ferramenta funciona e perder o medo de anunciar.
Alguns pontos importantes para você considerar:
- Comece com um investimento baixo e vá aumentando conforme sua confiança e habilidade forem melhorando;
- Lembre-se de usar suas definições de público-alvo, posicionamento de mercado e vantagens competitivas na hora de criar as campanhas;
- Use textos e imagens persuasivas que induzam os usuários a clicarem;
- Crie mais de um anúncio por campanha;
- Leve o usuário que clicar no anúncio para uma página que estimule ele a fazer uma ação (reservas, entrar em contato, preencher formulário);
- Analise constantemente os resultados parciais da campanha;
- Instale o pixel do Facebook no site do hotel;
- Acesse e leia a Central de Ajuda do Facebook.
Se você gostou desse artigo ou tem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.
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