Aprenda como anunciar hotéis e pousadas no Instagram e como essa estratégia de criar anúncios no Instagram para hotéis pode aumentar as vendas diretas.
Você sabe que o Instagram é a rede social favorita de muita gente, não é? E essa preferência não se restringe somente às pessoas, mas também às empresas — especialmente o setor de hotelaria. Agora, com algoritmos mais robustos, os anúncios de hóteis no Instagram não param de crescer na plataforma.
A questão, é que muita gente não sabe como anunciar ou não realiza o processo da maneira certa. Então, se você quer ser visto e gerar competitividade, a resposta é simples: anuncie o seu hotel no Instagram com estratégia!
E é exatamente isso que vou te mostrar neste artigo — além de fornecer dicas práticas para criar a sua conta comercial, monitorar seus anúncios do jeito certo e entender quais são os formatos de anúncios mais atraentes para o seu público.
Continue a leitura!
O que você vai ver nesse artigo:
O que é necessário para começar a anunciar seu hotel ou pousada no instagram?
Antes de tudo, o primeiro passo para rodar seus anúncios, é configurar a sua conta comercial. Parece difícil? Confira os passos abaixo:
- Acesse o seu do Instagram e clique nas configurações (simbolizada pelo desenho da engrenagem);
- Vá em Tipo e ferramentas da conta e clique em Mudar para conta profissional;
- Escolha a categoria do ramo de hotelaria e selecione Empresa.
- Pronto! Agora você tem um perfil comercial.
Depois disso, sincronize sua conta com o Meta Ads para gerenciar seus futuros anúncios.
Agora, você precisa configurar o método de pagamento no Gerenciador de Anúncios da Meta. Para isso, você deve:
- Clicar em Configurações de pagamento na seção Cobrança do Gerenciador de Anúncios;
- Na seção Formas de pagamento, clicar em Adicionar forma de pagamento;
- Depois de selecionar a forma de pagamento que você deseja realizar, clicar em Avançar;
- Verificar ou atualizar o formulário Editar informações de cobrança e clique em Avançar;
- No formulário Confirmar atualizações, selecionar a opção de manter os anúncios em veiculação e clique em Confirmar, e depois, em Concluir.
Como criar anúncios de pousada e hotel no Instagram?
Agora que você já configurou sua conta comercial, sincronizou o perfil com o Meta Ads e colocou sua forma de pagamento, está na hora de aprender a criar anúncios de hotéis no Instagram da maneira certa. Vamos às dicas:
- Defina os critérios do seu anúncio: qual será o orçamento inicial e por quantos dias você gostaria de deixar uma ou mais campanhas sendo veiculadas? Qual é o objetivo da campanha? Qual é o público que será impactado pelos anúncios? Sintetize suas respostas e vamos para o próximo passo;
- Crie sua campanha: com as contas sincronizadas, o processo de criação é o mesmo que ocorre no Facebook. O que você precisa fazer é escolher o posicionamento, que fica em “Grupos de Anúncios”;
- Escolha o lugar para veiculação: vai ser post no Feed ou Stories? Escolha aquele que você sabe onde o seu público está e o que mais engaja. Mas a dica do especialista é: escolha os dois. Assim, você consegue realizar testes A/B para analisar em qual lugar precisa investir mais;
Uma dica valiosa: os anúncios do Instagram permitem, até o momento, 20% de texto. Então deixe o conteúdo mais enxuto e use boas copys!
- Crie mais grupos de anúncios: assim, você saberá qual é o grupo ou os anúncios que estão trazendo mais impressões, cliques e conversões. Dessa maneira, você pode pausar os outros anúncios (ou grupos) e otimizar o seu budget;
- Invista em posts criativos: use imagens do seu hotel, pousada ou hostel que criem desejo. Você também pode usar imagens do destino, caso seu negócio fique em algum ponto turístico ou próximo de paisagens naturais. Lembre-se que elas precisam transmitir uma sensação, um “gostinho” de como seria estar hospedado em seu negócio. Capriche na seleção;
- Use boas copys: gatilhos mentais são indispensáveis nos anúncios. Se houver algum desconto, use o gatilho da escassez, representando tempo limitado para a oferta.
- Para anúncios no Feed, há um número limitado de caracteres visíveis, Depois desse limite, o usuário precisa clicar em “…mais”;
- Aproveite esse limite e escreva uma chamada forte e persuasiva. Deixe os detalhes para quem clicar em “…mais”. Esse é o famoso gatilho da curiosidade.
Dica extra: anúncios em formato de vídeo oferecem bastante resultado. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope Media, de 2021, foi visto que 99% dos usuários assistem conteúdos em vídeo, e desse percentual, 72% preferem conteúdos nesse formato.
No entanto, não se esqueça de investir em uma boa imagem e áudio, caso o formato de conteúdo em vídeo faça mais sentido para seus anúncios.
Lembre-se de acompanhar os resultados dos anúncios no Instagram de perto!
Sem dúvidas, uma das inúmeras vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensuração e análise dos resultados durante o andamento da campanha. Em outras palavras, você pode ajustar suas campanhas durante o andamento, com base nas métricas analisadas.
Por exemplo: o ideal é você ter mais de um anúncio por grupo de anúncios, certo? Isso porque é a melhor maneira de descobrir qual anúncio performa melhor.
Após essa descoberta, você pode pausar os anúncios com pior performance e manter os com melhor desempenho. Simples!
Alguns indicadores relevantes que você pode monitorar em suas campanhas são:
- Impressões;
- Engajamento;
- Conversão;
- Taxa de Cliques (CTR); e
- ROI.
De acordo com a as estatísticas World Metrics, a taxa média de conversão de anúncios do Facebook em todos os setores é de 9,21%, e em dispositivos móveis, as taxas de conversão de anúncios podem chegar a 10,65%. Use esses percentuais para avaliar o desempenho de suas campanhas.
Criar anúncios de hotéis no Instagram nunca foi tão fácil
Agora que você já sabe como criar anúncios de hotéis no instagram, viu como é importante estruturar uma boa campanha para destacar seu hotel nesta rede social.
Desde configurar seu perfil com uma biografia atraente e uma foto representativa até acompanhar as métricas de desempenho, como impressões, engajamento e conversões, todas as ações apresentadas são indispensáveis para um bom resultado.
Com essas estratégias, você garantirá uma presença forte e competitiva no Instagram, aumentando suas reservas e a visibilidade do seu hotel.
Se você precisa de ajuda especializada para gerenciar seus anúncios, conheça a HA Performance, a agência de performance da Hotel Academy. Somos especialistas em estratégias de Marketing Digital para o setor hoteleiro prontos para alcançar cada vez mais hóspedes para o seu meio de hospedagem!
Perguntas frequentes
Confira as principais respostas para as principais dúvidas sobre anúncios de hotéis no Instagram.
Como fazer um anúncio de pousada e hotel no Instagram?
Para anunciar sua pousada no Instagram, comece definindo o orçamento, a duração e o público-alvo da campanha. Utilize o Meta Ads para criar e gerenciar os anúncios, escolhendo entre posts no Feed e Stories.
O que é necessário para criar um anúncio eficaz?
Defina seu público-alvo, orçamento e objetivos. Utilize imagens e vídeos de alta qualidade que destacam o seu hotel. Além disso, escreva textos curtos e persuasivos, com chamadas para ação claras. Realize testes A/B para otimizar o desempenho dos anúncios.
Como medir o sucesso de uma campanha de anúncios?
Analise métricas como impressões, engajamento, cliques e conversões. Avalie a Taxa de Cliques (CTR) para entender a eficácia dos anúncios. Monitore o Retorno sobre Investimento (ROI) para medir a rentabilidade.