O que você vai ver nesse artigo:
Muitos profissionais da hotelaria sabem a importância mas não sabem na prática como anunciar hotéis e pousadas na internet, e isso pode custar a perda de muitas reservas diretas.
Quando eu comecei na hotelaria há 15 anos atrás, a publicidade predominante era anúncios em outdoors, revistas, jornais, rádio, feiras, etc.
Com o passar do tempo e a afirmação da internet em todas as classes sociais, a publicidade em geral precisou se adaptar. Sim, a publicidade se “digitalizou”.
Isso mesmo, passou da mídia impressa para a mídia digital. Isso não quer dizer que a publicidade tradicional não funcione mais, porém, para pequenos e médios meios de hospedagem, a publicidade nos canais digitais tem um custo x benefício infinitamente melhor.
Mas “anunciar na internet” é muito genérico. Existem diferentes canais e formatos.
Por isso, vou compartilhar com você nesse artigo 5 formas de anunciar hotéis, pousadas de hostels na internet. Vem comigo.
5 formas de como anunciar hotéis na internet
Como eu já havia adiantado, existem vários canais, plataformas e formatos para anunciar meios de hospedagem no ambiente digital.
Vou separar aqui para você 5 formas que eu utilizo, lembrando que essas não são as únicas, mas na minha concepção são as principais para você considerar.
Anúncios na Rede de Pesquisa do Google
Sabe aquele famoso “dar um Google”? Pois é, estamos falando da Rede de Pesquisa do Google.
Esse é um dos formatos e canais que eu mais uso, isso porque quando o viajante está buscando por um meio de hospedagem no Google ele já está numa de fase de decisão de compra bem avançada.
Pense comigo, imagine que você tem um hotel na praia do Leblon no Rio de Janeiro.
Saiba que existe mais de 8.000 buscas por mês no Google pelo termo “hotel no Leblon” e termos semelhantes. Isso sem contar termos como “pousada no Leblon”, “resort no Leblon”, “hospedagem no Leblon”, Air BNB no Leblon”.
Se somarmos tudo, passa de 10 mil viajantes em média por mês buscando por hospedagem na Praia do Leblon.
E o que eles encontram no Google quando fazem essa busca? Pode ser o anúncio do seu hotel!
Por isso, investir em campanhas de anúncios no Google é uma das táticas de marketing digital mais usadas na hotelaria.
Rede de Display do Google
Esse formato de anúncios são aqueles banners que aparecem em diversos sites espalhados pela internet.
Esses sites vendem espaços publicitários para o Google, que por sua vez os revende para os anunciantes.
A vantagem para o seu hotel, pousada ou hostel é que você pode escolher quais tipos de sites você quer que seu anúncio apareça, por exemplo, sites especializados que falem sobre viagens e turismo.
Ou melhor ainda, você pode criar anúncios nesses sites para viajantes que acessaram seu site mas não reservaram. É o famoso “remarketing“.
Na Rede de Pesquisa do Google você paga por cada mil impressões, ou seja, a cada mil vezes que o anúncio do seu meio de hospedagem aparece para alguém.
Os tamanhos e formatos também são opcionais. Os mais comuns são os banners em tamanhos diversos.
Anúncios no YouTube para hotéis, pousadas e hostels
Esse formato é ainda pouco explorado pelos meios de hospedagem, o que pode ser visto como uma grande oportunidade para seu negócio.
O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, só perde para o Google.
Porém, o YouTube é do Google! Por isso toda a capacidade de segmentação do Google você consegue usar a seu favor na hora de criar publicidade no YouTube.
Além disso, o próprio YouTube oferece diferentes formatos de anúncios, podendo ser em vídeos curtos, longos ou banners.
Você também pode fazer remarketing no YouTube da mesma forma que faz remarketing na Rede de Display.
Anúncios no Facebook e Instagram
Esses dois formatos também são difíceis de serem deixados de lado no planejamento de marketing dos meios de hospedagem.
Embora se coloque bastante energia na estratégia de geração de conteúdo no Instagram por exemplo, não podemos nos enganar. O alcance orgânico das postagens está cada vez menor, e deve continuar nessa tendência.
Por tanto, só postar no Facebook e Instagram não basta. É importante também investir em anúncios nessas plataformas.
Vale lembrar que criar campanhas de anúncios no Instagram ou no Facebook não é apenas criar campanhas de conversões ou vendas, mas também campanhas de alcance e distribuição de conteúdo.
Através de técnicas específicas, é possível criar um funil de vendas utilizando essas campanhas de anúncios para meios de hospedagem no Instagram e Facebook.
Fique atento aos formatos. A plataforma de anúncios do Facebook (que é a mesma utilizada para criar anúncios no Instagram) oferece diversos formatos como anúncios no feed, stories, pesquisa, caixa de entrada e vários outros.
Anúncios de hotéis em portais e sites
Uma forma de se aproveitar da audiência qualificada de portais e sites é justamente anunciando dentro deles.
A maioria deles vende espaços publicitários e formatos de banners, texto ou mesmo vídeos.
Geralmente os valores cobrados são por CPM (custo por mil impressões), porém, pode variar de acordo com cada site ou portal.
Mas lembre-se, audiência grande não é a mesma coisa que audiência qualificada.
Busque por portais e sites que o público-alvo do seu hotel, pousada ou hostel visita frequentemente ou mesmo pode utilizar quando procura por hospedagem na sua região.
Conclusão: Anúncios para hotéis e pousadas na internet
Como visto, existem vários formatos e plataformas de anúncios na internet para hotéis, pousada e hostels explorarem. E repetindo, essas 5 que apresentei são apenas algumas, existem ainda outras.
É importante você entender que anunciar meios de hospedagem na Internet é uma forma eficiente de aumentar as reservas diretas.
Porem, é preciso alguns cuidados para ter os melhores resultados.
Defina um objetivo, determine um orçamento, escolha quais plataformas e formatos e também quais as principais métricas de acompanhamento de acordo com o objetivo, e faça acompanhamento e melhorias durante o andamento da campanha.
O importante é começar, é fazer. Caso você não tenha conhecimento suficiente, busque se aprimorar ou então contrate um profissional qualificado.
Mas lembre de levar em consideração essa despesa adicional do profissional na hora de fazer a avaliação geral da estratégia de anúncios.
Com essas dicas você já será capaz de tira vantagem da estratégias de anúncios na internet para hotel, pousada ou hostel.
Agora é mão na massa. Bons anúncios e boas vendas!