Saber como atrair hóspedes na baixa temporada é um desafio para hotéis e pousadas, mas também uma grande oportunidade de se destacar no mercado e garantir a estabilidade da receita nesses momentos.
A hospedagem durante esses períodos pode, inclusive, criar possibilidades para uma maior ocupação durante a alta temporada, atraindo novos clientes e, assim, mantendo-se em constante crescimento ao longo do ano.
Por isso, hoje vou te mostrar cinco ideias práticas para atrair hóspedes em baixa temporada e aumentar suas reservas diretas.
Vamos lá?
O que você vai ver nesse artigo:
Quais são os períodos de baixa temporada?
Esses períodos variam de acordo com a localização geográfica, sazonalidades e outros fatores específicos de cada região. Mas saber identificar a baixa temporada onde você está é o primeiro passo para planejar estratégias de atrair hóspedes durante esses momentos.
Em regiões turísticas litorâneas, por exemplo, o período geralmente ocorre durante os meses de inverno, quando as temperaturas mais baixas afastam os visitantes que buscam praias e atividades ao ar livre.
Por outro lado, destinos de montanha podem enfrentar baixa demanda durante os meses de verão, quando os turistas preferem não arriscar as chuvas fortes ou tempestades ao longo do dia.
Além das variações sazonais, fatores como eventos locais, feriados, crises econômicas e condições climáticas atípicas podem influenciar a demanda em hotéis e pousadas.
Portanto, você precisa fazer uma análise do mercado regional e do comportamento do seu público-alvo. Com isso, identificará quais os momentos ideais para implementar estratégias de atração de hóspedes, sabendo quais são os períodos menos movimentados.
Como atrair hóspedes na baixa temporada?
A baixa temporada não precisa ser sinônimo de baixa ocupação. Considere fazer promoções especiais, pacotes personalizados, criar experiências, oferecer benefícios exclusivos, serviços adicionais e parcerias locais para atrair hóspedes.
Como hoteleiro, pude aplicar algumas estratégias que funcionaram bem e, por isso, resolvi compartilhá-las com você:
Faça promoções especiais e pacotes personalizados
Nesse período, os viajantes estão em busca de ofertas atrativas. Aproveite esse momento para criar promoções diferenciadas que incentivem os hóspedes a escolherem sua hospedagem.
Por exemplo, ofereça serviços com descontos exclusivos, upgrades de quarto, pacotes que incluam atividades locais ou refeições para tornar sua oferta irresistível.
Além disso, personalize os pacotes de acordo com os interesses do seu cliente, oferecendo as atividades que agreguem valor à estadia.
Pense nas necessidades dos diferentes segmentos de clientes, como casais, viajantes solo, hóspedes que viajam a trabalho, e por aí vai.
Venda a experiência
Uma maneira de atrair hóspedes durante a baixa temporada é oferecer experiências exclusivas.
Em outras palavras, organize eventos, como festivais gastronômicos, atividades culturais ou ao ar livre, entre outros, que estejam alinhados com o perfil do seu público.
Essas experiências geram valor para a sua hospedagem, além de incentivarem os hóspedes a compartilhar seu feedback com amigos e familiares, ampliando sua visibilidade e atraindo mais reservas.
Foque nas reservas diretas com benefícios exclusivos
Durante a baixa temporada, é importante aumentar as reservas diretas para otimizar os lucros e minimizar a dependência de intermediários.
Na prática, ofereça incentivos atrativos para os hóspedes reservarem através do seus canais diretos — através do WhatsApp do hotel, por exemplo — em vez de utilizar plataformas de reserva online (OTAs).
Com tarifas especiais disponíveis apenas nesse tipo de reserva, políticas flexíveis de cancelamento e upgrades gratuitos, por exemplo, você pode alcançar esse objetivo. Isso ajuda na redução de custos de comissão e fortalece o relacionamento direto com os clientes.
Para entender melhor como gerenciar sua receita em épocas de baixa temporada, eu recomendo a leitura desse texto: Revenue Management na hotelaria: como aplicar RM na prática!
Atraindo hóspedes na baixa temporada: Ofereça serviços adicionais à estadia
Para se destacar, sua oferta precisa incluir serviços adicionais que chamem a atenção dos clientes, mas que não necessariamente agreguem custos muito altos.
Além de garantir uma experiência a mais, que pode atrair hóspedes novos e recorrentes, esses serviços podem ajudar a compensar a redução na receita.
Aqui estão algumas ideias que você pode oferecer:
- Serviços de spa e bem-estar para os hóspedes que desejam relaxar;
- Passeios guiados e excursões pela região para explorar novos locais;
- Atividades recreativas como aulas de culinária, degustação de vinhos, aulas de ioga ou passeios de bicicleta;
- Serviços personalizados como o planejamento de itinerários de viagem, reservas em restaurantes ou ingressos para eventos locais.
Faça parcerias locais
Uma ótima estratégia para atrair hóspedes durante a baixa temporada é fazer parcerias com outros estabelecimentos da região.
Esse tipo de serviço enriquece a experiência dos seus hóspedes, promove os negócios locais, aumenta a sua visibilidade e a sua rede de clientes.
Veja como fazer na prática:
- Restaurantes e bares: ofereça descontos em lanches, pacotes de refeições, combos promocionais e programas de fidelidade, por exemplo;
- Atrações turísticas: como museus, parques naturais, passeios de barco e excursões locais com descontos especiais ou ingressos combinados para os hóspedes;
- Eventos locais: faça pacotes de hospedagem especiais para quem está indo fazer outras atividades da região, como workshops e palestras;
- Serviços de transporte: como traslados para o aeroporto, passeios locais ou aluguel de bicicletas em parceria com empresas locais que oferecem esses serviços.
Dica extra: como atrair hóspedes em tempos de crise
Os momentos de crise impactam profundamente o setor hoteleiro e nos desafiam a reinventar nossas operações. Mas, em vez de focar nos problemas, é hora de buscar soluções que gerem valor e resultados.
Nesse sentido, as estratégias de Marketing Digital, quando aplicadas da forma certa, podem aumentar suas reservas diretas e fortalecer o seu meio de hospedagem no mercado.
1 – Redes sociais
Mesmo durante a crise, é necessário manter uma presença ativa nas redes sociais. Continue compartilhando conteúdo relevante, interagindo com os seguidores e monitorando as atividades do seu meio de hospedagem.
Utilize as redes para se comunicar com o cliente, manter suas informações atualizadas, além de promover os pontos positivos da sua região e suas atrações.
Leia mais: Marketing de conteúdo para hotelaria. O que é e como ele pode ajudar nas reservas diretas.
2 – E-mail marketing
Essa é uma ferramenta importante para manter o contato com os clientes e prospects durante momentos de crise.
Primeiro, é preciso segmentar sua lista de e-mails para enviar mensagens personalizadas e direcionadas ao perfil de cada grupo.
Utilize-o para compartilhar promoções exclusivas, informações sobre o destino e as principais atividades que o seu meio de hospedagem oferece.
Leia mais: E-mail marketing para hotelaria – 7 dicas para gerar valor para seu hóspede
3 – Anúncios na internet
Os anúncios na internet, seja no Facebook, Instagram ou Google, são uma excelente maneira de alcançar seu público-alvo de forma assertiva.
Aproveite as ferramentas de segmentação oferecidas por essas plataformas para direcionar seus anúncios para pessoas com características específicas, como moradores de cidades e estados vizinhos que possam viajar de carro para o seu estabelecimento.
Leia mais: Google Ads para hotelaria – Aprenda como anunciar hotel no Google
Conclusão: Como atrair hóspedes na baixa temporada
Com estratégias criativas e foco nas necessidades, é possível atrair hóspedes em baixa temporada.
Experimente implementar as ideias práticas que apresentei aqui e acompanhe o impacto positivo nas suas reservas diretas. Em tempos de crise, não se esqueça que o marketing digital pode garantir sua sobrevivência e o seu crescimento.
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