Hoje eu quero conversar com você sobre um tema que pode transformar a gestão do seu hotel, pousada ou hostel: o planejamento anual para hotéis.
Esse processo é muito importante para definir metas e traçar estratégias que vão melhorar a rentabilidade do seu meio de hospedagem. Quando você se planeja com antecedência, consegue identificar oportunidades, otimizar recursos, melhorar os serviços e conquistar uma boa reputação.
Infelizmente, os pequenos e médios hoteleiros ainda não adotam essa prática e muitas vezes fecham o ano sem terem alcançado seus objetivos.
Por isso, neste guia, separei as melhores dicas que eu utilizo no ramo hoteleiro para que você possa criar um planejamento que trará bons resultados e destaque no mercado.
Continue por aqui para descobrir como colocar isso em prática no seu hotel agora mesmo!
O que você vai ver nesse artigo:
Para que serve um planejamento anual para hotel?
O planejamento anual para hotéis é uma ferramenta que ajuda a direcionar suas ações ao longo do ano. Com ele, você consegue estabelecer metas e definir ações que impactarão diretamente na operação.
Além disso, um bom planejamento estratégico na hotelaria alinha expectativas e traz uma visão clara do que precisa ser feito a curto, médio e longo prazo.
Ao colocar esse tipo de plano em prática, você conseguirá:
- Aumentar a eficiência: a partir de um cronograma, sua equipe sabe das prioridades e das tarefas. Assim, seu fluxo de trabalho fica mais organizado;
- Reduzir gastos: analisando os custos operacionais de hospedagem, você encontra áreas onde há desperdícios e implementa medidas que melhoram a margem de lucro do seu hotel ou pousada;
- Melhorar a experiência do hóspede: ao antecipar as necessidades dos clientes e oferecer serviços que fazem a diferença para aquele público, o nível de satisfação deles cresce, e consequentemente, sua popularidade e reputação;
Além disso, um planejamento completo também inclui um planejamento financeiro para hotéis, que possibilita a criação de um orçamento mensal para pousadas ou hostels Ou seja, todo o controle de despesas e receitas do negócio fica na palma da sua mão.
O que colocar no planejamento anual para hotel e pousada?
Na hora de elaborar o planejamento anual para hotéis, algumas áreas merecem atenção especial e precisam estar incluídas. É o caso do Marketing, vendas, finanças e operações, por exemplo.
Embora essas não sejam as únicas a serem abordadas, focar nelas de maneira adequada tornará seu meio de hospedagem muito mais competitivo no próximo ano.
A seguir, vou te explicar um pouco mais e dar algumas dicas sobre cada uma delas.
Planejamento financeiro
Ter um planejamento financeiro com um orçamento para todas as áreas do negócio é uma parte indispensável.
Nele, você deverá incluir as receitas e despesas operacionais, além dos gastos com investimentos e retiradas dos sócios. Assim, seu hotel não sairá gastando a cada nova ideia ou necessidade pontual.
Para criar um bom planejamento de orçamento, siga estas etapas:
- Levante suas receitas anuais: utilize dados históricos e tendências de mercado, considerando a sazonalidade e o tarifário de hotéis para definir preços que atraiam hóspedes;
- Identifique suas despesas: separe os custos fixos de hotel, como salários e contas de serviços, que são previsíveis, e os custos variáveis, como manutenção e Marketing, que podem ser ajustados conforme necessário.
Esse planejamento deve servir como um guia na hora de realizar contratações, fazer investimentos e implementar melhorias. Além disso, ele ajuda no desenvolvimento de novos produtos e serviços, garantindo que você mantenha uma boa margem de lucro na hotelaria.
Para saber mais como fazer um orçamento financeiro, leia o nosso artigo Orçamento anual para hotel e pousada.
Planejamento de mão de obra
Um desafio comum que eu vejo em muitos hotéis e pousadas é a contratação de funcionários sem planejamento, frequentemente em situações de urgência. Para evitar que isso aconteça, é importante elaborar um planejamento anual de mão de obra.
Mas antes, preciso te lembrar que para hospedagens localizadas em regiões com movimento sazonal, essa característica deve ser considerada na hora de planejar.
Ao alinhar o planejamento da equipe com essas demandas e as metas financeiras, você pode garantir que sua operação funcione de maneira mais harmoniosa. Para isso:
- Planeje por setor e por mês: analise a necessidade de cada área do hotel mês a mês para fazer ajustes na equipe conforme a demanda, evitando excessos ou faltas de pessoal;
- Invista em treinamento: ofereça capacitação para sua equipe. Funcionários bem treinados fazem um serviço de qualidade e se sentem mais valorizados;
- Faça avaliações regulares: é uma maneira de identificar áreas de melhoria e reconhecer os colaboradores que se destacam. Isso ajuda a manter a equipe engajada em realizar sempre um bom trabalho;
- Foque na retenção de talentos: crie um ambiente de trabalho positivo e ofereça benefícios que trazem os colaboradores para mais perto, como planos de carreira e recompensas por desempenho. Quem não gosta de ter o trabalho reconhecido, não é mesmo?
Planejamento de vendas e marketing
Comece pensando com antecedência sobre o que, como e quanto você deseja vender no próximo ano. Todo hoteleiro quer aumentar suas vendas, mas poucos dedicam tempo para planejar como alcançar esse objetivo.
Não esqueça de levar em consideração fatores externos como economia, legislação, eventos no seu destino, tecnologias, concorrência, entre outros.
Assim como no planejamento de mão de obra, o ideal é elaborar um planejamento mensal, dividido por produto e serviço, acompanhado das ações, despesa se houver, responsável por cada tarefa e público-alvo.
Cabe ressaltar que em um mundo ideal, o planejamento de vendas e marketing devem ser elaborados separadamente.
Mas com o objetivo de otimizar tempo e recursos para pequenos e médios meios de hospedagem, você pode começar a pensar neles juntos, e no futuro separá-los.
Outras definições devem contar no planejamento dessas duas áreas:
- Taxa de ocupação, diária média e RevPar;
- Público alvo e persona;
- Parceiros (agências, OTA’s, profissionais, influenciadores e especialistas);
- Posicionamento de mercado;
- Fatores chave de sucesso e proposta de valor;
- Estratégia de preços (descontos, tarifa flutuante, tarifa fixa);
- Serviços inclusos (café da manhã, Wi-Fi, estacionamento, etc);
Esses exemplos acima são somente exemplos, você pode incluir outros de acordo com a realidade do seu hotel ou pousada.
Elaboração do planejamento anual para hotéis
Agora vamos falar sobre como criar, de fato, um planejamento anual que realmente funcione para o seu hotel. O objetivo é integrar todas as áreas em um único plano.
A primeira dica de especialista é: não faça tudo sozinho, convide colaboradores de diferentes setores para participar.
Essa troca de ideias enriquece o processo e faz com que a equipe se sinta mais envolvida e se engaje mais em fazer acontecer.
Aqui estão alguns passos para te ajudar a estruturar um planejamento anual:
- Defina os objetivos: pense em metas que sejam reais, como aumentar a receita anual de hotéis em X reais ou melhorar a taxa de ocupação em X%;
- Identifique as ações: para cada objetivo, determine as ações que você precisa realizar, como campanhas de Marketing ou treinamentos;
- Estabeleça prazos e responsabilidades: faça um cronograma e defina quem será responsável por cada atividade;
- Monitore o progresso: acompanhe os resultados regularmente e esteja aberto a fazer ajustes de melhorias.
Comunicação do planejamento
É importante que seus colaboradores saibam exatamente quais são os objetivos que estão buscando e quais ações precisam tomar para alcançá-los.
Então, não deixe de ter uma comunicação aberta e transparente na sua empresa. Isso ajuda a alinhar todos em torno de onde você quer chegar com seu meio de hospedagem — ou seja, suas metas — garantindo que cada membro da equipe entenda seu papel no sucesso do plano.
Além disso, mantenha seus canais de comunicação sempre disponíveis para que a equipe possa tirar dúvidas e dar feedback.
Análise de desempenho
Com o planejamento pronto, é hora de colocar a mão na massa e não deixar o documento guardado na gaveta!
Para isso, avalie o desempenho durante os meses, comparando o que foi realizado com o que foi planejado. Faça ajustes e mantenha o que está funcionando.
Nesse processo, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) podem te ajudar a monitorar a eficácia do seu planejamento. Esses dados vão mostrar onde estão os acertos e o que é preciso melhorar.
Além disso, essas análises mensais serão bastante úteis na hora de elaborar o planejamento para o próximo ano.
Bônus: como montar um cronograma anual de atividades hoteleiras?
Montar um cronograma anual de atividades hoteleiras é uma ótima maneira de organizar suas ações e garantir que tudo esteja alinhado com as demandas do mercado.
Para isso, dividir as atividades ao longo do ano, levando em conta a alta e baixa temporada e as metas específicas ajuda a manter o foco e os bons resultados na operação.
Então vamos lá! Para começar, é importante identificar as principais atividades que você deseja realizar em cada período do ano. Aqui estão algumas etapas para criar esse cronograma:
- Identifique as sazonalidades para entender quando ocorrem picos de demanda e períodos de baixa;
- Defina metas específicas para cada período, como aumentar a taxa de ocupação durante a alta temporada ou implementar promoções na baixa;
- Crie um cronograma mensal, divida as atividades ao longo do ano, considerando as sazonalidades e as metas. Por exemplo:
- Janeiro: lançamento de pacotes promocionais para férias;
- Fevereiro: campanhas de Marketing Digital focadas em reservas diretas;
- Março: treinamento da equipe para atendimento ao cliente;
- Abril: promoções para grupos e eventos corporativos;
- Maio: manutenção e melhorias nas instalações;
- Junho: avaliação do desempenho e ajustes nas estratégias de Marketing.
- Utilize ferramentas de gestão como Trello, Asana ou Google Calendar para visualizar e organizar as atividades, atribuir responsabilidades e acompanhar o progresso;
- Revise e ajuste o desempenho das atividades para não perder o foco no próximo ano.
Conclusão
Essas foram as minhas dicas sobre como elaborar um planejamento anual para hotéis e outros meios de hospedagem independentes. Agora é hora de reunir a equipe e começar a pensar no próximo ano.
Ao longo deste guia, discutimos a importância de envolver sua equipe, monitorar o desempenho e ajustar as estratégias durante o percurso. Esses passos deixam o plano em sintonia com as demandas do mercado e, claro, aumentar a receita anual de hotéis.
Se você deseja aprimorar suas estratégias de gestão e garantir que seu planejamento seja implementado com sucesso, não deixe de conhecer a minha consultoria HA Performance.
Com quase 20 anos de experiência no setor hoteleiro, estou aqui para ajudar você a otimizar suas operações, atrair mais hóspedes e elevar o faturamento do seu estabelecimento. Vem comigo?
Perguntas frequentes
Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre planejamento anual para hotéis.
Como começar o planejamento anual para um hotel?
Inicie o planejamento anual definindo metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART). Isso ajuda a ter clareza sobre os objetivos e o que se deseja alcançar ao longo do ano.
Qual a frequência ideal para revisar o planejamento?
O ideal é revisar o planejamento semanalmente para acompanhar os avanços, mas também é importante fazer revisões trimestrais para ajustar estratégias e garantir o cumprimento das metas.
Como fazer um planejamento anual de trabalho?
O ideal é estruturar o planejamento em etapas. Para isso, defina os objetivos, crie um cronograma com prazos e distribuição de responsabilidades, e mantenha um acompanhamento para fazer possíveis ajustes.