O que você vai ver nesse artigo:
Sabemos que as pessoas recorrem à internet na hora de pesquisar por uma viagem e hospedagens, não é mesmo? Com isso, a sua presença online faz toda a diferença para aumentar as chances de ser encontrado. E uma agência de Marketing Digital para hotéis pode te ajudar a tornar isso possível!
Essas empresas são especializadas em ações para promover produtos e serviços na internet. Elas ajudam negócios a alcançarem mais clientes e a aumentarem suas vendas por meio de estratégias digitais.
As estratégias de Marketing Digital Hoteleiro são executadas para melhorar a visibilidade, atrair novos hóspedes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade única para o seu meio de hospedagem.
Isso pode ser feito tanto por profissionais especialistas em Hotelaria e em Marketing, como eu, quanto por agências com expertise no ramo hoteleiro.
Ficou interessado em saber como funciona? Vou te mostrar tudo sobre esse assunto e, principalmente, os passos que você precisa seguir para contratar uma agência e impulsionar os resultados do seu hotel.
Vamos lá?
Tipos de agências de Marketing Digital para hotéis
No mundo do Marketing Digital, as empresas colocam em prática diversas estratégias para aumentar a relevância online do cliente. E já vou te adiantar que existem três tipos de empresas que podem atuar no mercado hoteleiro.
Tudo isso para que você escolha a melhor parceira para o seu meio de hospedagem, veja só:
Agências generalistas
Essas são empresas que oferecem vários tipos de serviços sem se especializar em um setor.
Em outras palavras, elas atendem clientes com demandas diferentes — de empresas do agronegócio ao setor bancário.
Os tipos de serviços oferecidos por elas podem ser:
- Criação de sites;
- Gestão de redes sociais;
- Criação de conteúdo;
- Anúncios online (como Google Ads e Facebook Ads), por exemplo.
Por não se especializarem em um nicho, essas agências são — como o próprio nome diz — mais genéricas ao desenvolver estratégias de Marketing para seus clientes. Mas também podem ser mais baratas, caso você tenha um orçamento muito restrito.
Por isso, um ponto de atenção é que elas podem trazer soluções que não se aplicam tanto às necessidades específicas de um setor.
Agências especialistas em marketing digital para hotéis
Já uma especialista é aquela empresa que fornece serviços altamente nichados, ou seja, para um público-alvo ou assunto específico.
Isso quer dizer que a agência trabalha com uma equipe experiente na área de atuação dos clientes.
Na prática, ela oferece estratégias e soluções mais avançadas e personalizadas para aquele grupo de clientes.
Isso é interessante porque, trabalhar focado em uma só área faz com que os profissionais tenham um conhecimento aprofundado, com expertise teórica e prática. Com isso, frequentemente oferecem resultados superiores e um maior retorno sobre o investimento (ROI) feito pelos clientes.
Hoteleiros que se especializaram em Marketing Digital
Outro ponto importante é que, como eu disse, existem os especialistas em hotelaria e Marketing Digital.
São pessoas que já possuem experiência no setor hoteleiro e entenderam que a presença online é essencial para promover o negócio, e, por isso, se especializaram também em Marketing.
E posso te garantir, esses profissionais compreendem o mercado hoteleiro com muito mais profundidade e são capazes de combinar isso com as estratégias certas de Marketing Digital, focadas em atrair hóspedes e aumentar as reservas diretas.
Eu falo por mim mesmo. Como gestor hoteleiro, sei que a realidade não é igual a teoria. Só quem está no dia a dia sabe as dificuldades e desafios.
Eu optei por esse caminho porque, depois de ter experiência com algumas agências, percebi que poucas delas entendiam exatamente as dores que nós, hoteleiros, vivenciamos.
Desde a dificuldade na integração entre as ferramentas, a necessidade de aumentar a receita por quarto (RevPAR), até os vários outros indicadores que são particulares do nosso tipo de negócio.
É por isso que decidi criar a HA Performance, onde desenvolvo serviços de performance online especializados para meios de hospedagem.
Sempre que iniciamos um projeto, seja com uma pequena pousada ou um grande hotel, não começamos olhando os números e dados das redes sociais, site ou anúncios, mas sim discutindo e ajudando a formatar posicionamento de mercado, diferenciais competitivos, entendendo a estrutura de mão de obra do meio de hospedagem, quais a metas e quais os números atuais de diária média, RevPar, taxa de ocupação, e o quanto vamos aumentar esses números com nossas estratégias e assessoraria de marketing.
Passo a passo para contratar uma agência de Marketing Digital para o seu hotel
Agora que você já conhece os tipos de empresas que podem te levar a ter mais sucesso com o seu hotel, pousada ou hostel, vou te mostrar o passo a passo para contratar uma agência de Marketing Digital.
1 – Defina seus objetivos e necessidades
Primeiro, é fundamental que você tenha clareza de onde quer chegar e quais os desafios o seu negócio enfrenta.
É isso que vai te direcionar para definir qual a melhor agência de Marketing Digital para o seu hotel ou pousada, e garantir que os objetivos estarão alinhados.
Para isso, siga as etapas abaixo:
- Pense na situação atual das estratégias de Marketing usadas para divulgar o seu hotel e quais os pontos a serem melhorados;
- Anote os seus pontos fracos e fortes com relação à concorrência;
- Crie objetivos claros, de preferência com prazos definidos;
- Avalie as áreas em que você precisa de ajuda — como desenvolvimento de marca, aumento da visibilidade, engajamento nas redes sociais, entre outros.
2 – Avalie o seu orçamento
Antes de começar a procurar uma agência de Marketing Digital o hotel ou pousada, é muito importante ter um orçamento realista para suas ações.
Aqui, você pode considerar não apenas o custo financeiro a ser investido, mas também o retorno esperado sobre esse investimento, que virá através do aumento da visibilidade e das reservas diretas.
Então, é extremamente importante que você avalie suas finanças e entenda quanto pode destinar para as ações de Marketing Digital, sem comprometer outras áreas importantes.
3 – Pesquise agências
Hoje, a internet é a forma mais rápida de encontrar opções de produtos e serviços. Ao procurar uma agência de Marketing Digital não seria diferente!
Por isso, a dica de especialista que te dou é: pesquise em ferramentas de buscas online, mas não se limite a isso. Existem também muitas feiras e eventos do setor de hotelaria onde você pode encontrar empresas que prestam esse serviço com qualidade.
Além disso, busque indicações de parceiros e conhecidos que já tiveram experiências, para se certificar de que entrará em contato apenas com as melhores empresas de Marketing.
4 – Confira o histórico e o portfólio
Chegamos em outro ponto bem importante, que é a credibilidade dessas agências.
Aqui, recomendo que você:
- Veja as avaliações e feedbacks online;
- Leia os comentários de clientes nas redes sociais da empresa;
- Acesse os cases de sucesso que ela obteve;
- Confira o portfólio de clientes com quem ela trabalhou;
- Se possível, ligue para alguns clientes ativos e veja a satisfação deles.
Com isso, você consegue ter uma ideia da qualidade do trabalho e do nível de satisfação dos clientes.
5 – Avalie a experiência no setor hoteleiro
Depois de ver todo o histórico, você pode analisar se ela já atendeu clientes da hotelaria.
Mas porque isso é importante? É como eu te disse, uma empresa — ou especialista — em Marketing para hotelaria, entenderá muito mais sobre os desafios e nuances do seu negócio.
E sim, isso confere a ela uma vantagem entre as outras. É aqui que você, alinhado aos seus objetivos e orçamento disponível, vai definir se contrata uma agência de Marketing Digital generalista ou especialista.
6 – Agende uma reunião
Entre em contato com as agências que mais se destacaram nas suas avaliações e marque uma reunião inicial para conhecer melhor os serviços e alinhar expectativas.
Esse momento vai garantir que a possível parceria entre vocês esteja na “mesma página” em relação aos objetivos, expectativas e responsabilidades.
Aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas sobre as estratégias, abordagens e como eles planejam alcançar os objetivos que você definiu.
7 – Peça referências
Não pense duas vezes em pedir referências de clientes anteriores antes de tomar a sua decisão.
Isso, somado às avaliações que você pesquisou anteriormente, pode evitar dores de cabeça futuras e ainda ajudará a validar a reputação e a qualidade do trabalho dos profissionais que você pensa em contratar.
Assim, você tem a certeza de que irá tomar sua decisão de forma mais segura.
8 – Faça a sua escolha e formalize o contrato
Agora que você já selecionou a agência de Marketing Digital que vai se responsabilizar pelas estratégias online do seu hotel, chegou o momento de revisar e finalizar o contrato.
Nessa etapa, inclua todos os detalhes acordados, como os serviços prestados, prazos e custos.
Ao formalizar o contrato, você demonstra profissionalismo, evita possíveis mal-entendidos e protege os interesses de ambas as partes ao longo desse processo.
Contratando uma agência de marketing digital para hotéis e pousadas: Resumo
Ao seguir os passos que eu trouxe, você estará mais confiante de que fará uma parceria bem-sucedida. E ainda poderá aproveitar ao máximo o potencial de uma agência de Marketing Digital para hotéis que realmente pode trazer resultados efetivos para a sua hospedagem.
E, claro, se precisar de um especialista em Marketing e Hotelaria, conte com a estrutura da Hotel Academy! A consultoria HA Performance, em especial, foi criada para aumentar suas reservas diretas e melhorar a presença digital do seu meio de hospedagem.