Se você deseja que seu hotel ou pousada se destaque em um mercado tão competitivo quanto o nosso, investir em um curso de Marketing para hotelaria é um bom caminho.
O Marketing Hoteleiro é uma estratégia extremamente necessária nos tempos atuais para atrair novos hóspedes, aumentar suas receitas e criar relações com os seus clientes e público-alvo através da forma como seu hotel se comunica.
Com a concorrência acirrada, aqueles que dominam as técnicas de Marketing, digital e tradicional, conseguem atrair as tão desejadas reservas diretas, parar de depender tanto das OTAs e garantir um fluxo mais previsível de clientes.
E para isso, é importante deixar as desculpas – e a preguiça – de lado, descobrir onde estão os melhores cursos e se capacitar nessa área.
Eu vou te ajudar nessa empreitada, com dicas de hoteleiro para hoteleiro. Vem comigo!
O que você vai ver nesse artigo:
O que é Marketing Hoteleiro?
Quando falamos de Marketing Hoteleiro, estamos nos referindo a um conjunto de ações que ajudam a promover hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem dentro e fora da internet, além de definições estratégicas do meio de hospedagem como posicionamento de marcado, público-alvo, imagem, marca, preço, análise de concorrência, e etc.
O grande objetivo aqui é atrair hóspedes, aumentar as reservas diretas e a visibilidade do seu negócio. E, para isso, entender como se comunicar com o seu público-alvo é super importante.
A base são as estratégias para chamar a atenção dessas pessoas. E isso vai muito além de divulgar tarifas, promoções e fazer publicidade paga para hotéis. É sobre criar uma experiência do hóspede que faça com que ele queira voltar.
Tenho certeza que você já percebeu que clientes satisfeitos, além de retornarem, também recomendam seu hotel para amigos, familiares e ainda postam nas redes sociais, não é?
E, justamente por isso, o Marketing hoteleiro também engloba a visibilidade online!
Eu sempre faço questão de reforçar que o ideal mesmo é unir o online e o offline. Assim, a gente aproveita todas as oportunidades possíveis!
Com uma presença digital bem estruturada, feita com intencionalidade, seu hotel pode ser facilmente encontrado por quem está em busca de hospedagem. Isso inclui ter um bom site, com conteúdos otimizados, estar ativo nas redes sociais e usar estratégias de Marketing Digital para hotéis que realmente funcionem.
Ao mesmo tempo, o boca-a-boca nas rodas de conversa offline também ajudam a reforçar os pontos positivos do seu negócio e atrair potenciais hóspedes interessados.
Então, lembre-se: não caia na conversa de quem fala que marketing para hotelaria é só marketing digital. Marketing hoteleiro é mais amplo, e inclui essa visão mais integrada do online e do offline.
O que você aprende em um curso de marketing para hotel e pousada?
Ao se inscrever em um curso de marketing para hotelaria, você vai adquirir uma bagagem enorme de conhecimentos práticos que, confie em mim, vão mudar o rumo da gestão do seu negócio.
O foco é aprender a fazer um planejamento estratégico para hotéis e aplicar técnicas que vão da atração de hóspedes até a fidelização, passando pela gestão de receitas e resultados.
Confira alguns dos principais aprendizados que você pode esperar:
- Posicionamento de mercado: aprenda a importância do posicionamento de mercado e como criar um para hotéis e pousadas.
- Estratégias de marketing na hotelaria: conheça as diferentes abordagens para meios de hospedagem, como vender para seu público-alvo mais lucrativo, como posicionar seu hotel no mercado, identificar suas vantagens competitivas, como criar campanhas em datas importantes, etc;
- Funil de vendas online: entenda o conceito e como implementar um funil de vendas que funcione para o seu hotel e expanda as oportunidades de geração de receita;
- Redes sociais: aprenda a usar plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e Facebook para atrair hóspedes e engajar seu público;
- Anúncios na internet: descubra como criar campanhas de alta conversão no Google, LinkedIn e nas redes sociais, aumentando sua visibilidade e reservas diretas;
- SEO: aprenda a otimizar seu site para melhorar seu posicionamento nas buscas do Google, atraindo mais visitantes e, consequentemente, mais reservas;
- E-mail Marketing: veja como usar essa ferramenta para criar relacionamento e manter seus hóspedes informados e engajados.
E muito mais!
Quais são os cursos de Marketing para hotelaria?
No mercado, você encontra diferentes tipos de cursos de Marketing para hotelaria:
- Presenciais;
- Online (EAD);
- Intensivos.
Antes de escolher a melhor opção, recomendo que você veja qual modalidade se adequa melhor às suas necessidades e disponibilidade de tempo e deslocamento, e conferir a grade curricular de cada curso. É muito importante ficar atento à qualidade do conteúdo!
Muitos cursos são ministrados por professores que não têm vivência no dia a dia da hotelaria, o que pode limitar a aplicação prática do que é ensinado.
Além disso, existem cursos de graduação EAD em hotelaria que incluem apenas um módulo sobre Marketing. Na minha visão, como especialista na área e com quase 20 anos atuando nesse mercado, isso pode prejudicar a entrega do conteúdo, que acaba ficando superficial.
Esses cursos costumam ser amplos e não aprofundam o tema como acontece em um curso específico de Marketing.
Por isso, é imprescindível fazer a escolha de um curso que realmente esteja alinhado às suas expectativas e ofereça um conteúdo completo, além de prático, que vai te garantir uma boa base para implementar melhorias.
Esses critérios são os caminhos para garantir que você tenha retorno sobre o investimento feito no curso.
Curso de Marketing Digital para hotelaria
Nos últimos anos, o Marketing Digital para hotéis cresceu de forma impressionante. Com a transformação digital, os meios de hospedagem precisam se adaptar e encontrar maneiras de atrair hóspedes online.
Diante desse cenário, os cursos especializados nessa área são uma ótima oportunidade para você aprender como se destacar.
Em um curso de Marketing Digital para hotelaria, como o Marketing Digital 360 da Hotel Academy, você vai aprender desde construir uma presença online forte até a implementação de campanhas que realmente convertem. Ele é uma solução completa que abrange tanto estratégias digitais quanto tradicionais.
Confira os nossos diferenciais:
- Mais de 80 aulas: conteúdo rico e diversificado, ideal para quem está começando ou já tem experiência;
- Aulas teóricas e práticas: você vai aprender desde definições estratégicas até a criação passo a passo de campanhas de anúncios na internet;
- Comunidade de hoteleiros: você tem acesso a um grupo para trocar experiências e tirar dúvidas com os melhores profissionais do setor;
- Aulas novas frequentemente: mantenha-se atualizado com as últimas tendências do mercado, sem custo adicional;
- Acesso offline: assista às aulas onde e quando quiser, mesmo sem conexão com a internet.
Com quase 20 anos de experiência na hotelaria, e atualmente gerenciando um hotel e uma pousada, eu fiz questão de trazer um conhecimento prático que já foi testado e aplicado em diversos meios de hospedagem.
Isso significa que você vai aprender com alguém que, há anos trabalha com consultoria para hotéis, vivencia as dificuldades, entende muito bem de marketing turístico e as necessidades do setor e sabe como aplicar as estratégias da forma correta para trazer mais resultados.
Veja todos os detalhes do nosso curso de marketing digital hoteleiro!
Vantagens de fazer um curso de Marketing Hoteleiro
Aqui estão algumas vantagens que você pode esperar ao fazer um curso de Marketing para hotelaria:
- Maior autonomia: com o conhecimento adquirido, você poderá gerenciar suas próprias campanhas e estratégias de Marketing, sem depender de terceiros;
- Redução de custos: evitar gastos desnecessários e direcionar seus recursos para ações que dão resultados;
- Aumento da taxa de conversão: com estratégias bem definidas, suas chances de converter visitantes em hóspedes aumentam.
O curso da Hotel Academy oferece um conteúdo completo e aprofundado, com aulas práticas que vão te preparar para tudo o que envolve o universo do marketing hoteleiro.
Conclusão
A essa altura, imagino que você já entendeu a importância de um curso de Marketing para hotelaria para elevar os seus resultados.
Então, se você está pronto para dar o próximo passo, chegou a hora de se especializar nessa área. Para isso, não deixe de conhecer o curso de Marketing 360 da Hotel Academy.
Tenho certeza de que você estará no caminho certo para otimizar sua gestão de Marketing e alcançar resultados incríveis! Vamos juntos?
Perguntas frequentes
Veja, a seguir, as respostas para as dúvidas mais comuns sobre marketing e hotelaria.
Quais são as áreas de hotelaria?
As áreas de hotelaria são bem variadas e incluem recepção, governança, cozinha, marketing, vendas, gestão e financeiro, eventos, entre outras, a depender do tipo e tamanho do hotel.
Quanto tempo dura o curso de marketing da Hotel Academy?
O curso de Marketing da Hotel Academy tem duração de xx, e você pode acessar a plataforma e revisitar o conteúdo pelo período de x.
Qual curso é bom para trabalhar em hotel?
Se você quer trabalhar em hotel, os cursos e treinamentos da Hotel Academy são uma ótima pedida! Eles te dão uma visão completa das operações de marketing e vendas e te preparam para atuar em várias áreas neste setor.