A diária média, ou Average Daily Rate (ADR), é um dos principais indicadores usados no setor hoteleiro para acompanhar como está o desempenho financeiro do meio de hospedagem. É uma métrica que realmente faz a diferença na hora de entender se estamos indo bem ou se precisamos ajustar algumas coisas.
Mas, olha, não se engane: entender apenas essa métrica não é suficiente para captar toda a essência do seu negócio. É preciso ir além e analisar o que ela realmente representa em termos de rentabilidade e satisfação do hóspede.
Pensando nisso, neste texto, vou trazer uma visão prática – e até crítica – sobre a diária média, mostrando como você vai usá-la para melhorar ainda mais a gestão do seu hotel.
Então, para entender tudo sobre esse indicador e suas implicações, vem comigo!
O que você vai ver nesse artigo:
O que é Diária Média (ADR)?
A diária média é um indicador de desempenho muito importante para avaliar a gestão financeira hoteleira. Ela mostra o desempenho das suas vendas, para que você consiga acompanhar se está atingindo as metas de receita e as estratégias de precificação que você estipulou no planejamento anual do hotel.
A fórmula para calcular a diária média é simples: você irá dividir a receita de hospedagem pelo número de quartos vendidos em um determinado período.
Essa é uma ferramenta que também nos ajuda a fazer uma análise de rentabilidade. Assim, com o resultado desse cálculo em mãos, você pode ajustar a tabela de preços e garantir que ofereça o melhor valor para seus hóspedes, enquanto cuida da saúde financeira do negócio.

Como calcular a diária média na prática?
Calcular a diária média do seu hotel, ou o que chamamos de Cálculo de ADR, é bem simples e pode ser feito em poucos passos, veja só:
- Verifique a receita de hospedagem: some todas as tarifas que você recebeu durante o período que deseja analisar. Isso inclui tarifas promocionais e qualquer outro valor que tenha sido cobrado;
- Confira os quartos vendidos: conte quantos quartos foram efetivamente vendidos nesse mesmo período. Aqui, é importante considerar a diária bruta, ou seja, sem descontos ou taxas extras;
- Faça o cálculo da diária média: agora é só aplicar a fórmula: Diária Média (ADR) = Receita de hospedagem / Quartos vendidos. Por exemplo, se você teve uma receita de R$ 15.000 e vendeu 150 quartos, a diária média seria R$ 100.
Mas atenção! Se você quiser uma análise mais precisa, considere também a diária líquida, que é o valor após descontos e taxas.
Além disso, não se esqueça que esse resultado pode sofrer influência da sazonalidade. Sendo assim, fique de olho nas variações ao longo do ano!
O problema de olhar apenas para a diária média
Você sabia que olhar apenas para a diária média pode te dar uma visão distorcida da saúde financeira do seu hotel? A verdade é que a ADR sozinha não conta toda a história!
Por exemplo, você pode ter aumentado suas tarifas, mas se isso resultou em uma queda na taxa de ocupação, o impacto no faturamento pode não ser tão positivo quanto parece.
É por isso que é preciso considerar indicadores complementares para ter uma análise financeira hoteleira completa, como a taxa de ocupação e a receita por quarto disponível (RevPAR).
Esses dados ajudam a entender como a ocupação x rentabilidade se relacionam.
Então, se você se concentrar apenas no valor médio de cada diária vendida pode acabar ignorando oportunidades de ajustar sua estratégia de precificação e aumentar o faturamento do seu meio de hospedagem.
Portanto, fique atento! Uma diária média alta não garante sucesso se a ocupação estiver baixa.
ADR, RevPAR e taxa de ocupação: como usar esses indicadores juntos?
Como eu te falei, para entender a performance do seu hotel, é recomendado olhar para a diária média em conjunto com outros indicadores de rentabilidade, como a receita por quarto disponível (RevPAR) e a taxa de ocupação.
Confira o que significa cada um deles:
- Receita por quarto disponível (RevPAR): mostra quanto você está ganhando por cada quarto disponível, independentemente de estar ocupado ou não. Ele é calculado multiplicando a diária média pela taxa de ocupação;
- Taxa de ocupação: diz respeito à porcentagem de quartos ocupados em relação ao total disponível. Uma taxa alta pode indicar que você está atraindo hóspedes, mas não garante que sua receita esteja no caminho certo.
Por exemplo, se sua diária média é alta, mas a taxa de ocupação é baixa, o RevPAR pode não ser tão positivo. Por outro lado, uma diária média mais baixa com uma taxa de ocupação alta pode resultar em um RevPAR saudável.
Portanto, ao definir sua estratégia de ocupação e precificação dinâmica, lembre-se de analisar esses indicadores em conjunto.

Estratégias para aumentar a diária média sem perder ocupação
Para aumentar a diária média sem comprometer a taxa de ocupação, é importante adotar algumas estratégias práticas que podem fazer toda a diferença na gestão de receitas do seu hotel.
Confira algumas táticas que eu uso por aqui e que podem ajudar você a aumentar as reservas, elevar a ADR e manter seus hóspedes satisfeitos por aí também:
- Upselling e cross-selling: oferecer upgrades de quartos ou serviços adicionais durante a reserva ou check-in – acredite, muitos hóspedes estão dispostos a pagar um pouco mais por uma experiência melhor!
- Precificação dinâmica: ajustar suas tarifas com base na demanda e eventos locais para elevar a diária média em períodos de alta procura, enquanto mantém preços competitivos em épocas mais tranquilas;
- Pacotes personalizados: criar ofertas que combinam hospedagem com experiências locais, como passeios ou jantares, por exemplo, também atraem e proporcionam uma experiência mais completa para o hóspede;
- Experiência diferenciada para hóspedes: investir em serviços que façam seu hotel se destacar, como um concierge virtual ou experiências exclusivas. Isso pode justificar tarifas mais altas e contribuir para a fidelização de hóspedes.
Use a ADR a favor do seu hotel!
Agora que você já conhece a diária média (ADR), é hora de utilizá-la de maneira inteligente, sempre considerando outros indicadores que ajudam a compor o cenário financeiro do seu hotel.
Se você deseja aplicar esses conceitos de forma prática e ver seu negócio prosperar, a Hotel Academy está aqui para te ajudar! Com a HA Performance, a minha consultoria especializada para hoteleiros e gestores, você vai aprender a utilizar a ADR e outros indicadores para potencializar seus resultados.
Não deixe passar a oportunidade de aprimorar sua gestão e atrair mais hóspedes para o seu meio de hospedagem. Te vejo lá!
Tire suas dúvidas
Aqui estão algumas das perguntas mais comuns que recebo sobre ADR e como ela impacta a gestão do seu hotel. Confira!
O que é diária média?
A diária média, ou ADR, é o valor médio que você cobra por diária em um determinado período. Ela é um indicador importante para entender a rentabilidade do seu hotel.
Como calcular diária média?
Para calcular a diária média, você deverá dividir a receita total dos quartos pelo número de diárias vendidas. A fórmula é simples: ADR = Receita total / diárias vendidas.
O que é ADR e RevPAR?
ADR é a diária média, enquanto RevPAR mede a receita por quarto disponível. Ambos são usados para avaliar o desempenho financeiro do seu hotel.