Você já ouviu falar em gestor de tráfego para hotel? Esse profissional pode ser um grande aliado para colocar o seu hotel em posição de destaque na internet, atrair mais hóspedes e aumentar as reservas diretas.
Com estratégias voltadas para o meio digital, ele ajuda a direcionar o público certo para o seu site e redes sociais, garantindo cada vez mais hóspedes para o seu meio de hospedagem.
Eu tenho uma visão específica sobre o assunto, que é um pouco diferente do senso comum e, por isso, acho que esse conteúdo vai ser um pouco diferente do que você está acostumado a ver sobre gestores de tráfego!
Vou te explicar meu ponto de vista e mostrar o que acredito que você deve considerar antes de contratar um gestor de tráfego. Vem comigo!
O que você vai ver nesse artigo:
O que faz um gestor de tráfego para hotel?
Um gestor de tráfego é o profissional que vai planejar, implementar e gerenciar o tráfego do seu site e outros canais. Isso inclui várias atividades como analisar as diversas fontes de tráfego, avaliar quais canais atraem mais visitantes, criar anúncios, escolher as melhores plataformas para exibi-los, definir o público-alvo, entre outras.
A definição mais comum do mercado, entretanto, é outra: dizem que os gestores de tráfego cuidam dos anúncios e da publicidade paga no geral.
Com anos de experiência em hotelaria e Marketing, entendo que um gestor de tráfego para hotel precisa ser especialista em estratégias que vão aumentar o número de visitantes em um site, e isso não necessariamente precisa ser feito apenas de forma paga.
Na verdade, eu nem gosto muito desse termo “gestor de tráfego”. Se o profissional é especialista somente em anúncios, ele não é especialista em tráfego como um todo, e quem entende de gerar e medir tráfego, na verdade é um especialista em performance online e está mais preocupado com conversão do que com tráfego simplesmente.
Na prática, ele precisa entender como otimizar tanto a visibilidade paga quanto a orgânica para melhorar o desempenho do site e alcançar os objetivos de negócio.
Afinal, você deve explorar o tráfego pago e o tráfego orgânico
As visitas em um site podem ser obtidas de duas formas: paga ou orgânica.
O tráfego pago envolve a criação de campanhas de anúncios, como no Google Ads, Meta Ads ou TikTok Ads, onde você investe dinheiro para atrair visitantes para seu site.
Essa é uma forma rápida de gerar tráfego, mas requer um investimento contínuo, pois o número de visitas diminui assim que você interrompe os pagamentos.
Por outro lado, o tráfego orgânico se refere às visitas que chegam ao seu site através de resultados que não são pagos.
As estratégias para isso incluem, principalmente:
- Otimização dos textos do seu site (SEO);
- Parcerias com outras empresas;
- Programas de indicações e recompensas;
- Criação de conteúdo relevante que atrai visitantes de forma natural ao longo do tempo.
Embora seja um processo menos instantâneo e mais gradual, o tráfego orgânico oferece uma base perene para sua estratégia digital, especialmente em períodos em que não é viável investir em anúncios pagos.
Dessa forma, um bom gestor de tráfego para hotel e pousada entende a importância de combinar ambas as estratégias. E é exatamente isso que fazemos aqui na Hotel Academy.
Além dos anúncios pagos, também investimos na criação de conteúdos relevantes para o blog — como esse texto que você está lendo agora. E isso contribui bastante para atrair visitantes e futuros clientes de forma gratuita.
Para saber mais sobre como fazer essa integração, leia: 4 estratégias para gerar tráfego para sites de hotéis e pousadas.
Qual é a função de um gestor de tráfego pago para hotéis?
A função de um gestor de tráfego pago para hotel é criar e gerenciar campanhas de anúncios para atrair visitantes qualificados para um site.
Para isso, os especialistas utilizam algumas plataformas — como Google Ads e o Facebook Ads — para configurar anúncios direcionados a clientes potencialmente interessados no seu hotel.
Para o nosso setor, por exemplo, as campanhas podem incluir:
- Promoções sazonais;
- Ofertas especiais para feriados;
- Pacotes de estadia;
- Outros atrativos que ajudam a aumentar as reservas diretas e a visibilidade online do estabelecimento.
Principais canais de tráfego pago
Existem diversos canais que os gestores de tráfego para hotéis e pousadas utilizam para aumentar sua visibilidade online. Cada um com diferentes formatos de anúncios e segmentações de público.
Veja a seguir as opções:
Google Ads
O Google Ads é uma plataforma onde empresas pagam para exibir anúncios aos usuários da internet, aparecendo nos resultados de busca do Google, no YouTube, em sites parceiros e aplicativos.
Com ele, você pode:
- Criar campanhas direcionadas usando palavras-chave específicas;
- Definir orçamentos diários para cada uma;
- Escolher entre diferentes formatos de anúncios;
- Acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real;
- Ajustar cada uma para melhorar os resultados continuamente.
Meta Ads
O Meta Ads, que antes era chamado de Facebook Ads, é onde você pode promover o seu negócio no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.
Com ele, é possível criar anúncios direcionados usando informações combinadas a uma análise de comportamento dos usuários.
O mais legal são as múltiplas possibilidades de anunciar, já que você consegue usar:
Dá para ser bem criativo!
TikTok Ads
E falando em criatividade, o TikTok também tem essa característica de ser bem dinâmico.
A plataforma TikTok Ads é uma boa oportunidade de promover seu negócio ou produto para um público mais jovem, que são os mais engajados nessa rede social.
E sabe por que é interessante estar por lá? O Brasil é o terceiro país do mundo com mais usuários ativos na plataforma (98,6 milhões).
Por isso, criar conteúdos relevantes que falem sobre a dor do público, mostrem seus diferenciais e os atrativos da sua região ajuda a atrair mais público e direcioná-los para seus canais de reserva direta.
YouTube Ads
Com o YouTube Ads, é possível criar anúncios em diferentes formatos, como:
- TrueView que podem ser “pulados”;
- Bumper curtos;
- De descoberta, que são aqueles que aparecem nos resultados de pesquisa e ao lado de vídeos.
O YouTube tem um alcance enorme e oferece a possibilidade de segmentar públicos, o que permite que você apareça para o público dentro dos vídeos.
Confira as principais ideias para começar hoje mesmo no Youtube para a hotelaria
O que você precisa saber antes de contratar um gestor de tráfego para o seu hotel
Antes de fechar o contrato com um gestor de tráfego para hotel, é importante entender alguns pontos.
Primeiro, você precisa ter clareza sobre seus objetivos de marketing:
- Quer aumentar reservas diretas?
- Atrair mais visitantes ao site?
- Promover ofertas e condições específicas?
Em seguida, é interessante fazer a escolha de um especialista que tenha a expertise necessária para aumentar as chances de sucesso dessa parceria.
Aqui estão alguns tópicos que você pode avaliar:
- Experiência em Marketing Digital, especialmente em campanhas para hotéis;
- Conhecimento do setor hoteleiro, ou seja entender as particularidades do mercado de hospedagem, como as temporadas de alta e baixa demanda, estratégias de precificação dinâmica e as necessidades específicas dos viajantes;
- Segmentação de público-alvo, identificar e direcionar os potenciais hóspedes que têm maior probabilidade de se interessar pelo seu hotel, com base em alguns dados, interesses e comportamentos;
- Otimização de conversão (CRO) e saber como ajustar elementos como landing pages, formulários de reserva e processos de pagamento para melhorar a performance das campanhas;
- Análise de dados e relatórios, com interpretação de métricas como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC), taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e outras para avaliar o desempenho das campanhas;
- Comunicação e transparência, para manter você informado sobre as estratégias, resultados e ajustes necessários, além de garantir que suas expectativas sejam atendidas.
Conclusão
Como vimos até aqui, o gestor de tráfego é um excelente aliado se você deseja impulsionar a presença digital do seu hotel, pousada ou hostel.
Combinando as estratégias em canais pagos com as otimizações para conteúdo orgânico, é possível atrair cada vez mais visitantes qualificados para o seu site.
Pode ter certeza que isso aumentará suas reservas e fortalecerá a sua marca a longo prazo.
E não pare por aqui! Descubra agora mesmo como a Hotel Academy pode potencializar o Marketing Digital do seu hotel, com estratégias e insights personalizados, através da minha consultoria HA Performance.