Se você quer aprender como anunciar hotel e pousada no Google, então esse artigo é para você. Google Ads para hotelaria são estratégias específicas para anunciar um hotel no Google ou qualquer outro meio de hospedagem como pousadas, hostels, imóvel de temporada e etc.
Geralmente, eu começaria esse artigo explicando a importância de anunciar seu hotel ou pousada no Google. Mas se você chegou aqui, podemos combinar que essa introdução é totalmente desnecessária, concorda?
Ou você quer mesmo que eu te convença que viajantes procuram por hotéis no Google? Pois é.
Se você nunca anunciou ou se já fez alguns anúncios e quer aprender dicas de como usar o Google Ads para hotelaria do jeito mais estratégico possível, siga comigo e vamos direto ao que interessa!
O que você vai ver nesse artigo:
O que é o Google Ads?
É uma ferramenta de publicidade de busca local ou geral, que facilita a criação de anúncios personalizados para atrair pessoas para o seu negócio. A partir do Google Ads, fazemos o que chamamos de tráfego pago, um meio de obter tráfego com investimento direto de dinheiro.
Basicamente, o Google usa a sua página de resultados, sites parceiros ou outros canais de aquisição para anunciar aos clientes assim que eles pesquisam um determinado termo correspondente com a campanha.
Desse modo, ao priorizar e mostrar primeiro os anúncios de quem pagou para aparecer, é possível atrair mais cliques e mais acessos qualificados.
Como é uma ferramenta muito completa, as empresas do setor hoteleiro precisam conhecê-la e saber como usar a seu favor.
O Ads serve para diferentes propósitos. Vou te mostrar alguns deles:
- Segmentação de anúncios: um dos pontos é o alto poder de segmentar a mensagem para falar especificamente com o público interessado, no momento certo de sua jornada. Aqui, os anúncios são otimizados e trazem maior retorno. É possível agrupar por palavra-chave, por tópico, por público, por local de anúncio e mais;
- Variedade de possibilidades: o Google Ads serve também para levar os anúncios a diversos locais, a partir de um mecanismo super poderoso como o Google. Se seu hotel precisa anunciar em todo lugar, ele é um bom parceiro;
- Controle de gastos: outro propósito é facilitar o controle de investimento, já que a cobrança só ocorre conforme as reações do público, seja uma campanha de pay-per-click (PPC) em que paga apenas quando o clique acontece, campanha de otimização de conversão ou de visualização. Você só paga se alguém viu ou clicou.
A hierarquia da conta no Google Ads
Antes de passar um pouco do meu conhecimento de vários anos criando e analisando campanhas de Google para hotéis e pousadas, é preciso deixar claro como é a estrutura de conta do Google Ads.
Existe a conta de anúncios e, nela, você cria as campanhas. Cada campanha tem seus conjuntos de anúncios que, por sua vez, terão os anúncios.
Para ficar mais fácil de entender, veja a imagem ilustrativa:
Como anunciar hotel no Google: Tipos de campanhas do Google Ads
As possibilidades são inúmeras: rede de pesquisa, Google Hotel Ads, YouTube, rede de display, performance max e smart. Vou explicar melhor cada um e como seu hotel pode se beneficiar deles.
Rede de pesquisa
Os anúncios de pesquisa são os mais tradicionais: aqueles que aparecem no topo de resultados de pesquisa quando alguém procura por algo no Google. É o famoso “dar um Google”.
Assim, sempre que uma palavra-chave relevante for buscada, o anúncio aparece.
Aqui, é importante anunciar com textos persuasivos, chamadas usando palavras-chave ou com imagens e vídeos.
Se alguém estiver pesquisando viagens, por exemplo, ou até mesmo sobre uma cidade, o seu hotel pode aparecer já chamando a atenção do usuário para a hospedagem.
Google Hotel Ads
O Google Hotel Ads é o principal parceiro do hoteleiro anunciante. É uma solução que mostra aos usuários os sites de hospedagens e de hotéis nos resultados de pesquisa do buscador principal ou no Google Maps.
Explicando melhor: dentro da própria plataforma de busca do Google o hóspede poderá checar informações importantes como valor de diária e disponibilidade de quartos no seu hotel. Aí ele já é redirecionado para o site para a reserva.
Por exemplo, se a pessoa busca por hotéis em São Paulo, já aparecem as opções com diversos deles e tudo o que o usuário precisa para reservar a estadia.
YouTube
Os anúncios de vídeos aparecem em vídeos relacionados no YouTube. São aqueles que aparecem no início ou no meio dos vídeos.
Eles geralmente oferecem a opção de “ignorar” ao usuário, mas só depois de alguns segundos — tempo que deve ser bem usado para que o hotel se apresente e crie uma boa impressão.
Rede de Display
São anúncios que surgem em espaços publicitários específicos, a fim de atingir o público-alvo exatamente quando for mais interessante para o hotel.
Anúncios de display para hotéis geralmente aparecem em sites parceiros, que concordam em receber publicidade.
Podem ser sites de notícias, blogs e outros portais de conteúdo.
Performance Max
Já o Performance Max combina os recursos de Inteligência Artificial do Google para buscar clientes em diferentes lugares (Maps, Pesquisa, Display, E-mail).
Assim, a ideia é que o anúncio tenha o máximo de desempenho e traga o máximo de resultados positivos para o hotel anunciante.
O tipo de campanha Pmax pode alcançar essas vantagens automatizando a combinação de ativos de anúncios, ajustando lances, segmentando de forma mais precisa e gerenciando o orçamento.
Mas isso, é claro, vem com um custo. Pode ser que o custo da campanha fique um pouco maior e que o gestor de tráfego pago tenha menor controle sobre o processo. Então, é bom ponderar os prós e contras.
Smart
O tipo Smart é um jeito do Google facilitar a sua vida. É um anúncio geral, inteligente, que será veiculado em diversos meios, como Maps, YouTube, Gmail e outros. O ad será exibido para as pessoas que pesquisam termos relevantes e correspondentes às palavras-chave para turismo definidas.
O pulo do gato aqui é que o Google assume boa parte das funções e cria um anúncio quase inteiro de forma automática, otimizando os recursos investidos e economizando tempo do anunciante.
Preciso dizer que não é a melhor forma de anunciar, porque dá para conseguir resultados muito melhores. Mas para quem não tem muito conhecimento, tempo ou verba para investir, pode ser uma alternativa.
Passo a passo de como anunciar seu hotel no Google Ads
Agora vou te mostrar um passo a passo de como anunciar hotéis e pousadas no Google Ads para alcançar resultados incríveis:
- Escolha um objetivo;
- Selecione o tipo de campanha;
- Defina o público-alvo;
- Estabeleça o orçamento;
- Crie os anúncios;
- Acompanhe a performance e faça ajustes.
Confira todos os detalhes abaixo.
1. Escolha um objetivo
Primeiro, determine o objetivo da sua campanha no Google Ads. Eles podem variar entre aumentar o tráfego do site, gerar leads, impulsionar vendas, até promover um aplicativo. O importante é ter um bem claro antes de começar.
A escolha do objetivo guiará todas as próximas etapas da sua campanha.
2. Selecione o tipo de campanha
Depois de definir o objetivo, selecione o tipo de campanha mais adequado. Entre as opções, você pode escolher campanhas de pesquisa, hotel, display, vídeo, performance max ou outras, como já falamos.
A escolha do tipo de campanha influenciará também os formatos dos anúncios e os canais onde serão exibidos.
3. Defina o público-alvo
Com a definição do objetivo e o tipo de campanha, é hora de identificar o público-alvo. Defina critérios como localização geográfica, idade, interesses e comportamentos de navegação para que seus anúncios alcancem as pessoas certas.
4. Estabeleça o orçamento
Chegou a parte do investimento. Defina bem quanto você está disposto a gastar em suas campanhas, escolhendo entre a opção de orçamento diário ou mensal.
A gestão de orçamento de anúncios controla a frequência com que eles serão exibidos e o quanto você paga por clique ou impressão.
5. Crie os anúncios
Agora, começa a mão na massa. Crie os anúncios com o formato de acordo com o tipo de campanha escolhido.
Por isso, garanta que o conteúdo seja atraente e relevante para o seu público-alvo, com textos objetivos, imagens de qualidade e boas chamadas.
Dica: Inbound Marketing para hotelaria – O que é e como fazer
6. Acompanhe a performance e faça ajustes
Por fim, cuide bem da análise de desempenho de campanhas periodicamente. Para isso, use ferramentas de análise do Google Ads para avaliar métricas como taxa de clique (CTR), custo por clique (CPC) e conversões.
Com base nos resultados, faça ajustes necessários para melhorar o desempenho dos seus anúncios.
Minha dica é usar o Google Analytics para hotéis para ver melhor esses dados e organizar os relatórios. A partir daqui, o céu é o limite! Porque, com essas ferramentas juntas, você tem o histórico como guia para saber como evoluir e em que pontos focar.
Como anunciar hotel no Google na prática: campanhas na Rede de Pesquisa do Google
Bom, agora que expliquei esses pontos importantes, deixo claro que a partir de agora vou ficar nas campanhas de Rede de Pesquisa, que é onde, de acordo com as campanhas de hotéis e pousadas que eu gerencio, há altas taxas de conversão.
Então siga abaixo e aprenda como anunciar hotéis no Google pela Rede de Pesquisa.
1 – Primeiro nível: Campanhas
A primeira dica é sobre a criação das campanhas. Nesse nível você define o público, orçamento, rede (rede de pesquisa, display, vídeo), estratégia de lances, idioma, entre outras configurações importantes.
Por isso, abaixo vou explicar e dar dicas na hora de configurar a sua campanha de anúncios.
1.1 – Crie diferentes campanhas do hotel quando os públicos são muito distintos.
Por exemplo, se você possui um público de algum país específico, você pode criar uma campanha para esse país.
Nesse caso, não esqueça de escolher o idioma do país da campanha (exemplo: Campanha na Argentina – Idioma Espanhol).
Também indico criar campanhas diferentes quando o hotel oferece produtos e serviços para públicos diferentes. Por exemplo, você pode ter uma campanha para eventos, outra para restaurante, outra para hospedagem.
1.2 – Definindo orçamento
Uma das vantagens de ter diferentes campanhas é que você pode dividir seu orçamento de acordo com sua estratégia.
Por exemplo, se a hospedagem representa 80% do faturamento geral do seu hotel, é normal que você coloque mais verba nessa campanha do que na de Eventos ou de Restaurante.
Seguindo esse mesmo raciocínio, você pode colocar mais verba nas campanhas de regiões que seu público-alvo está e menos verba em regiões que geram menos reservas.
1.3 – Estratégia de lances
Há diferentes tipos de estratégias de lances (bid management). Algumas focadas em conversão, outras em impressões e outras em cliques.
Agora vai uma dica de quem estuda e trabalha com tráfego no Google há muitos anos: comece sua campanha com a estratégia “CPC Otimizado” e deixe rodar de 7 a 14 dias.
Depois disso, mude para a estratégia “Maximizar Cliques”. Nesse meio tempo o Google já vai ter “entendido” sua campanha e a performance tende a ser melhor assim.
1.4 – Escolhendo os idiomas
Aqui vai outra regra básica. Para públicos no Brasil, sempre escolha os idiomas “português” e “inglês”. Isso porque muitas pessoas usam seus sistemas em inglês.
Em alguns casos você pode escolher outro idioma também. Mas você terá que avaliar se é interessante para seu meio de hospedagem e se atingirá o seu público.
1.5 – Definindo local
Embora possamos vender para todo o país, geralmente os hotéis e pousadas têm um público segmentado geograficamente. Por isso, escolha os estados de acordo com essa segmentação.
Existe uma configuração que você pode agrupar o pagamento de acordo com o estado: ou seja, pagar mais ou menos a depender do quão relevante cada região é para a estratégia.
Por exemplo, em São Paulo aumentar os lances em 20% e no Espírito Santo diminuir os lances em 15%.
2 – Segundo nível: Grupo de Anúncios
A parte de Grupo de Anúncios não tem muitas configurações. Mas, para quem quer aprender como anunciar seu hotel ou pousada no Google, é uma parte fundamental para o sucesso (ou fracasso) de suas campanhas.
Aqui vai outra dica de expert: crie Grupos de Anúncios pensando em palavras-chave específicas e suas variações.
Exemplo:
- Grupo de Anúncios “Hotel em São Paulo”;
- Anúncios com o termo “Hotel em São Paulo”;
- Palavras-chave do Grupo de Anúncios “hotel em são paulo”, “são paulo hotel”, “hotel barato em são paulo”;
- URL do anúncio para uma página que fala sobre “Hotel e São Paulo”.
Isso faz seu anúncio ter muito mais relevância e qualidade, ajudando no desempenho das campanhas.
E, por incrível que pareça, esse é um erro muito comum quando avalio campanhas no Google de hotéis e pousadas. Geralmente elas possuem um ou dois grupos de anúncios com palavras-chave misturadas.
Portanto, a estratégia é criar vários Grupos de Anúncios para suas campanhas.
3 – Terceiro nível: Anúncios
Esse é o momento de criar os anúncios e chamadas que serão vistas pelos usuários (possíveis hóspedes). Ou seja, agora é o momento de fazer seu anúncio do hotel aparecer e ser clicado pelo usuário.
3.1 – Criando os anúncios
Lembra que eu falei para criar Grupos de Anúncios pensando nos termos de pesquisa? Então, agora é hora de colocar isso em prática.
A primeira dica é a mais importante: crie anúncios que contenham a palavra-chave que você escolheu para que ele seja acionado.
Na prática, se o usuário digitar “Pousada na Barra da Tijuca” o anúncio precisa ter exatamente esse termo e ser direcionado para uma página que fale sobre ele.
Isso melhora o índice de qualidade e a taxa de cliques, que é a proporção entre visualizações do anúncio e cliques.
3.2 – Número de anúncios
Nada de criar um anúncio e deixar rodando sem fim. Crie anúncios diferentes, deixe rodar entre 7 e 14 dias.
Depois desse período, veja qual possui o melhor desempenho, pause os demais, crie novos e siga medindo.
Dessa forma você deixa o “achismo” de lado e analisa o que realmente funciona para seu público.
3.3 – Extensões de anúncios
As extensões de anúncios são ferramentas do Google Ads que dão mais visibilidade para eles.
Existem diferentes tipos de extensões. Mas aconselho você a usar, no mínimo, as extensões de chamadas (ligação), sitelinks, frases de destaque e extensão de local.
Veja na imagem abaixo um exemplo para a busca “hotel em fortaleza”.
4 – Definindo as palavras-chave
Esse ponto é muito importante para as campanhas de anúncios no Google para hotéis. Dentro do Grupo de Anúncios, você precisa definir quais termos de busca você quer competir para que seus anúncios sejam apresentados.
Não adianta nada você configurar o resto todo de forma correta, mas não saber quais e como selecionar as palavras-chave.
Por isso, seguem algumas sacadas.
4.1 – Definindo os termos
Você pode seguir sua intuição e escolher palavras-chave mais óbvias como “hotel em xxxx” ou “pousada em xxxx”.
Porém, há outros termos buscados que às vezes a gente nem imagina.
Nesse momento, use ferramentas para te auxiliar. Uma delas é o Planejador de Palavras-chave do Google.
Para usar é bem simples: dentro da sua conta de anúncios basta clicar em “Ferramentas” > “Planejamento” > “Planejador de palavras-chave“.
4.2 – Tipos de correspondência
Ao escolher as palavras-chave, você precisa definir também os “tipos de correspondência”.
Basicamente são 3, conforme exemplos abaixo:
- hotel em florianópolis – Correspondência ampla (seus anúncios serão acionados por termos semelhantes, sinônimos e com erros ortográficos);
- “hotel em florianópolis” – Correspondência de frase (você informa ao Google que aceita que seu anúncio apareça para buscas que contenham, no mínimo, esses termos e nessa ordem, podendo incluir palavras antes e depois);
- [hotel em florianópolis] – Correspondência exata (seus anúncios serão acionados somente para esse termo ou variações muito aproximadas).
Comece com tipos de correspondências mais amplas para seu anúncio ser acionado por outras palavras-chave que você não escolheu. Depois vá incluindo esses termos ao seu Grupo de Anúncios.
Mas não deixe de usar os outros tipos de correspondências também. Inclusive, você pode usar a mesma palavra-chave em diferentes tipos.
4.3 – Palavras-chave negativas
Esse é outro erro comum em muitas campanhas de anúncios no Google para hotéis e pousadas. Ao usar tipos e correspondências mais amplas, você também acionará seus anúncios para termos que não lhe interessam.
Nesse caso, você precisa criar uma lista de palavras-chave negativas. Com essa lista você informa ao Google que não quer que seu anúncio apareça para determinados termos.
4.4 – Estratégia de cauda longa
Bom, o Google Ads funciona como uma espécie de leilão. Portanto, não é fácil para seu hotel competir com o orçamento de grandes empresas como Booking, Decolar, Expedia, Trivago, e seus concorrentes diretos.
Alguns termos possuem muita concorrência, e esses são geralmente os mais genéricos, como, por exemplo, “hotel em salvador”.
Nesse caso, dependendo das características do seu meio de hospedagem, é mais estratégico que você use os termos chamados de “cauda longa”.
As palavras-chave cauda longa são menos genéricas, com menos buscas porém com menos concorrência e mais taxa de cliques.
Um exemplo simples é ser mais específico: ‘hotel em salvador de frente para a praia” ou “hotel em salvador barato perto do aeroporto”.
Vale a pena testar esses termos.
Agora você está pronto para começar a usar o Google Ads
Esse foi um overview de como começar a anunciar seu hotel ou pousada no Google Ads com qualidade. Se você já anuncia, esse conteúdo vai ajudar você a melhorar o desempenho de suas campanhas.
Vimos dicas de como alavancar suas campanhas com as melhores práticas em Google Ads para hotéis, o passo a passo de como fazer uma campanha e mais. Com tudo isso que falei, você está pronto para começar.
E nada melhor do que começar com quem entende do assunto há mais de 20 anos! A Hotel Academy está aqui para te auxiliar nessa trajetória. Conheça o maior e melhor treinamento de Marketing Digital para meios de hospedagem.