O Google Hotel Search é uma ferramenta essencial para alavancar as reservas do seu hotel e garantir um bom faturamento. Parece mágica, mas é apenas marketing digital para hotéis aplicado nas funções do maior buscador da internet. Então, se você pretende melhorar o faturamento do seu hotel ou torná-lo mais conhecido, fique neste post para descobrir tudo sobre o Google Hotel Search!
O que você vai ver nesse artigo:
O que é o Google Hotel Search?
O Google Hotel Search é um novo buscador do Google exclusivo para hotéis, que chegou para competir com outros grandes do mercado, como é o caso da Trivago e o Booking.com. O objetivo é bem simples: mostrar para o usuário as melhores opções de hospedagem de acordo com o preço, localização e relevância.
Assim, quando o viajante entra na ferramenta, já pode selecionar uma cidade e as datas que pretende viajar. Veja abaixo a interface do Google Hotel Search:
Na própria home, a ferramenta já começa a sugerir hotéis e destinos de acordo com as informações pessoais coletadas pelo Google, como a localização do usuário. No Google Hotel Search, o cliente pode fazer a sua busca inserindo o destino, as datas e a quantidade de hóspedes inicialmente.
Após fazer a pesquisa, o usuário terá à sua disposição uma tela do Google Maps para navegar e encontrar os principais hotéis por regiões. No próprio mapa, além da localização, aparecem os preços das diárias, facilitando em muito a busca. Ou seja: aqui já fica explícito o quanto a ferramenta pode ajudar um possível cliente a encontrar o seu hotel.
Ao clicar no mapa em uma das opções, uma nova aba se abre, contendo fotos do hotel, avaliações, indicações de atividades para se fazer no entorno da hospedagem, além de comentários sobre a limpeza, refeições e mais. Todas essas informações (exceto as avaliações) são preenchidas pelo próprio hoteleiro, que tem como missão destacar os diferenciais do hotel.
Isso porque o viajante pode aplicar filtros no Google Hotel de acordo com as suas preferências. Vamos imaginar uma família com 2 crianças e 1 cachorro, que pretende viajar para relaxar. Alguns filtros aplicados por eles seriam: hotel pet friendly, hotel que aceita crianças, hotel com espaço kids, hotel com piscina, hotel com internet, entre outros.
Tudo isso você precisa destacar no seu anúncio para não perder a oportunidade com essa família, por exemplo. Por fim, até maio de 2022 o Google Hotel disponibiliza um botão de “reservar quarto” diretamente na plataforma. Depois desse período, a empresa decidiu por retirar o botão, uma vez que percebeu que o comportamento do usuário não mudou. Ou seja, os clientes ainda preferem fechar as reservas em outras OTAs, como o Booking.com por exemplo.
Essa decisão não afeta os passos que você deve tomar para rankear o seu negócio no Google Hotel Search. A única diferença, a princípio, é que o usuário será direcionado para outra plataforma antes de fechar a reserva no seu hotel.
Como posicionar o seu hotel no Google Hotel Search
O funcionamento da ferramenta é bem parecido com o do Google Meu Negócio para Hotéis. O seu negócio será ranqueado de acordo com os valores / promoções, além da qualidade das avaliações recebidas. Inclusive, para cadastrar a sua hospedagem no Google Hotel, é necessário ter um cadastro prévio no Google Meu Negócio.
Depois de realizar esse cadastro, você precisa manter todas as informações possíveis atualizadas. É de suma importância que você preencha as características, comodidades, critérios de sustentabilidade, além de destacar promoções em suas ferramentas. Se você ainda não souber como fazer isso, visite nosso post para saber mais sobre como utilizar o Google Meu Negócio para Hotéis.
Um ponto muito importante que você deve saber é que o Google Hotel Search não é uma ferramenta gratuita. A plataforma nada mais é do que um canal de distribuição de vendas que você pode utilizar na estratégia do seu negócio. Embora o perfil do seu meio de hospedagem possa aparecer nas buscas, não é possível verificar diretamente disponibilidade e tarifas pela plataforma.
Para isso, é necessário inserir o seu negócio no Google Hotel Ads, outra plataforma essencial para expandir o seu hotel na internet. Sendo assim, você precisa entender do Google Hotel Ads para poder conquistar bons resultados com o Google Hotel Search.
Um ponto importante é que o Google já anunciou que vai disponibilizar em breve gratuitamente a função de “reservar” também para hotéis e pousadas não anunciantes, o que vai tornar a ferramenta anda mais interessante, porém, essa funcionalidade até o momento está disponível somente para anunciantes.
Como funciona o Google Hotel Ads
O Google Hotel Ads é uma nova ferramenta do Google, proporcionando a criação de uma campanha específica para hotéis e pousadas. Primeiramente, para utilizar o Google Hotel Ads é necessário que você sincronize o seu motor de reservas com a plataforma. Note que para fazer essa sincronização, é preciso que o seu motor de reservas tenha integração com o Google Hotel Ads.
Depois de fazer a integração, o Google demora cerca de 72 horas para analisar o processo e, após esse período, libera a campanha de hotel para o seu Google Ads. O próximo passo é ir em “Criar nova campanha” e selecionar uma “Campanha sem metas” para aparecer o tipo de campanha para hotéis.
Agora é necessário configurar o seu anúncio de acordo com os seus objetivos. Depois de nomear a sua campanha, você pode escolher entre anunciar para a sua página de destino, direcionando o viajante para o seu motor de reserva, ou direcioná-lo direto para as reservas no Google.
Tipos de campanhas
Após esse passo, você já deve estar se perguntando onde entra o pagamento ao Google nessa ferramenta. Isso está nas “configurações de lance” e, no caso do Google Hotel Ads, existem 3 formas de cobrança pelo seu anúncio: Comissão, CPC manual e Porcentagem do CPC.
Em relação à Comissão, você só irá pagar quando algum viajante fechar uma reserva. Na própria ferramenta você pode definir a porcentagem que deseja pagar, mas note que quanto menor ela for, menos o seu anúncio irá rodar. Aqui o Google costuma ser bem conservador e limitar bastante a sua campanha caso a porcentagem seja muito baixa, por exemplo 5%. Mas vale a pena testar se esse tipo de ferramenta funciona para o seu negócio.
Já o CPC manual significa que você pagará por cada clique no seu anúncio. Essa é uma das opções mais conhecidas e mais utilizadas, principalmente por ser bem distribuída pelo Google. Nesse tipo de campanha, você define o custo máximo que está disposto a pagar.
Por fim, existe a opção da Porcentagem do CPC, que também é mais limitada do que o CPC manual. Aqui você irá definir um custo por clique máximo, podendo usar como base o valor que o usuário irá gastar com o agendamento da hospedagem.
Depois dessas escolhas, você finaliza a sua campanha com informações básicas como valor a ser investido diariamente, período em que o anúncio irá rodar, locais, entre outros.
Grupos de anúncios
Nos grupos de anúncios, você pode segmentar a sua campanha para “Link para reserva” ou “Promoção de propriedade”. A ideia é que a primeira seja mais voltada para clientes de fundo de funil, aqueles que estão mais perto da etapa final (no caso, o fechamento da reserva). Aqui, o seu anúncio irá rodar no Google Hotel Search aparecendo os seus valores e a localização no Google Maps para pessoas que já estão prontas para fechar a reserva.
Já a promoção de propriedade é o contrário, sendo um público que ainda está no processo de decidir se irá ou não viajar, por exemplo. O anúncio aparecerá também no Google Maps e no Google Hotel Search, mas para viajantes em momentos diferentes da tomada de decisão, sendo um público não tão qualificado. Importante destacar que, quanto mais qualificado o seu público, maior o custo por clique (CPC).
Note que essas são as duas únicas opções atuais no Google Hotel Ads, diferentemente de outras funcionalidades da ferramenta que permitem a busca por palavras-chaves, por exemplo. Isso ocorre por conta da recente criação da ferramenta, que ainda está em processo de crescimento. Ou seja, provavelmente daqui uns meses teremos mais opções de campanhas para explorar no Google Hotel Ads.
Após todos esses passos, o seu anúncio passará pela análise do Google antes de começar a rodar no Google Hotel Ads. Por fim, uma última dica: separe um orçamento pequeno para começar a anunciar no Google Hotel Ads. Assim, você pode ir testando as funcionalidades da ferramenta e ir descobrindo em qual delas o seu anúncio performará melhor. Caso você tenha alguma dúvida sobre o post, entre em contato conosco!