O Google Meu Negócio para hotéis e pousadas, agora Perfil de Empresas no Google, ajuda a presença online do seu meio de hospedagem e ainda auxilia no aumento das reservas diretas.
O Google Meu Negócio ajuda a reforçar presença online do seu meio de hospedagem e ainda auxilia no aumento das reservas diretas.
Basicamente, ele permite o cadastro gratuito de empresas na ferramenta do Google para que ela seja exibida com um Perfil da Empresa no Google Maps e na pesquisa.
Ficou curioso para saber como funciona? Vem comigo!
O que você vai ver nesse artigo:
O que é o Google Meu Negócio/Perfil da Empresa?
Criado em 2014, o objetivo do Google Meu Negócio era fazer as empresas se cadastrarem gratuitamente na ferramenta para serem encontradas nos resultados do Google.
Ele se consolidou no mercado e, em 2022, mudou de nome para Perfil da Empresa no Google, integrando-se ao Google Maps.
Mas, então, o Google Meu Negócio acabou?
Não!
Na verdade, ele mudou de nome e seu aplicativo móvel não está mais disponível.
Como acessar o Google Meu Negócio?
Agora, para manter o Perfil da Empresa atualizado, é possível usar o app Google Maps ou diretamente na pesquisa Google, quando acessar via web. A interação dos clientes com seu perfil não mudou, apenas o local onde você faz as configurações.
Para o acesso via computador, siga o passo a passo:
- Abra o site do Perfil da Empresa no Google;
- Acesse sua conta do Google (que está vinculada à empresa);
- Clique em “Gerenciar agora” para acessar as configurações;
Já para acessar no seu celular:
- Faça o download do app Google Maps;
- Acesse a sua conta do Google que você usa para logar no Perfil da Empresa;
- Clique na guia “Empresa” para gerenciá-la.
Funcionalidades do Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio)
As principais funcionalidades, tanto no aplicativo quanto na web, são:
- Adicionar sua empresa para que ela apareça no Google;
- Configurar notificações;
- Analisar suas métricas de performance;
- Editar as informações, como endereço, horário e fotos;
- Responder a mensagens e dúvidas dos seus clientes;
- Gerenciar suas avaliações;
- Divulgar e compartilhar sua empresa.
Como funciona o Google Meu Negócio para hotéis?
Como vimos, o Google Meu Negócio (GMN) agora é chamado de Perfil da Empresa no Google. Uma ferramenta disponibilizada gratuitamente que é muito importante para negócios locais.
Isso porque ele auxilia a presença digital da sua empresa na internet, mais precisamente, em algumas ferramentas do buscador.
Além de seu hotel ou pousada ser “achado” mais facilmente, ele também é um ótimo canal de comunicação e interação com seus hóspedes (ou futuros hóspedes).
Por exemplo, ao fazer uma pesquisa por um hotel específico, no lado direito da tela de resultados aparacerá as informações destacadas da conta do Google Meu Negócio desse estabelecimento.
Isso quer dizer que seu hotel ou pousada pode obter vantagem disso.
Para saber mais sobre essa ferramenta e sua importância para o Marketing Digital de hotéis e pousadas, continue comigo!
Perfil da Empresa (Google Meu Negócio) para hotéis e pousadas
Especificamente para hotéis, com essa ferramenta, você pode melhorar a visibilidade digital do seu meio de hospedagem e decidir como ele aparecerá nas pesquisas e no Google Maps.
Ou seja, ele é uma ótima estratégia para o chamado “SEO local”.
Se você ainda não conhece essa expressão, eu te explico: SEO local é nome que damos às estratégias de otimização de sites e perfis online para aumentar o alcance de um negócio nas pesquisas locais.
O objetivo é, principalmente, fazer com que sua empresa — no seu caso, seu meio de hospedagem — seja facilmente encontrado por pessoas que buscam hotéis e pousadas na sua região. Por isso, ter uma conta e manter as informações sempre atualizadas do seu hotel é tão importante. E tem mais, algumas informações do Perfil da Empresa são utilizadas para a plataforma de turismo do Google, o Google Travel.
Pensando nisso, separei algumas dicas e informações para seu meio de hospedagem na hora de usar o Perfil da Empresa.
Crie uma conta e preencha os dados do seu hotel
Bom, o primeiro passo é criar uma conta no Perfil da Empresa (eu sei, é óbvio).
Caso não tenha feito ainda, acesse esse link.
Cadastre corretamente o endereço, pois ele será apresentado no Google Maps. Além disso, o Google enviará para o endereço cadastrado uma correspondência com um código para a verificação da conta.
Outros dados a serem preenchidos:
- Telefone de contato;
- Site;
- Horário de funcionamento;
- Serviços e estrutura;
- Imagens do seu meio de hospedagem;
- Categoria do estabelecimento. Ex. Hotel, Hotel Fazenda, Pousada, etc. (preste muita atenção nesse item).
Mantenha as informações atualizadas no Perfil da Empresa
Ao criar sua conta no site, você deve incluir dados do seu hotel ou pousada como endereço, telefone, site, imagens, horário de funcionamento e informações importantes de serviços e estrutura.
Essas informações devem estar sempre atualizadas e em concordância com o site da sua empresa.
Segundo pesquisas do Google, negócios com imagens recebem 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques para o site de seus negócios em comparação com as demais empresas.
Por isso, manter as informações sempre corretas vai alavancar sua estratégia de SEO local e, consequentemente, aumentar sua taxa de ocupação e receita.
Interaja com sua audiência
Esse é um ponto muito importante na hora de usar o Google Meu Negócio para hotéis, pois as avaliações são muito importantes para viajantes na hora de reservar um hotel ou pousada.
E o Perfil da Empresa oferece também essa possibilidade.
Aproveite isso para estimular seus hóspedes a avaliarem seu meio de hospedagem no Google. Para isso, você pode enviar um e-mail após o check-out solicitando a ele que faça uma avaliação da estadia, por exemplo.
Mas não adianta só solicitar avaliações, é preciso também respondê-las. Por isso, responda tanto as positivas quanto as negativas, considerando os comentários para realizar melhorias no seu hotel ou pousada.
O número de avaliações, a qualidade delas e a taxa de respostas são outros fatores que ajudam sua estratégia de SEO.
Analise a sua presença
O Perfil da empresa, antigo Google Meu Negócio, fornece dados para avaliar como os clientes pesquisam sua empresa, de onde eles são e quais suas preferências.
Além disso, também é possível saber o número de pessoas que ligaram para você usando o contato de telefone cadastrado nos resultados da Pesquisa Google e no Maps.
Assim, é super importante entender como essas informações podem contribuir para implementar ações de melhoria e acompanhar o desempenho delas.
Google Meu Negócio para hotelaria
Agora que você já tem as dicas, é hora de agir! Caso não tenha cadastrado seu hotel no Google Meu negócio ainda, não perca mais tempo e cadastre agora mesmo.
Mas, se você já possui o cadastro, é hora de atualizar as informações, imagens e, principalmente, incentivar as avaliações.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários aqui embaixo. E, se curtiu o conteúdo, não esqueça de compartilhar esse artigo com sua rede de amigos e profissionais da hotelaria!