Inbound marketing é uma estratégia de marketing de “atração”, ou seja, o cliente que encontra a empresa. No inbound marketing para hotelaria, o cliente é atraído pelo hotel, pousada ou hostel.
O marketing hoteleiro, assim como o próprio mercado em si, vem passando por profundas transformações e adaptações.
O marketing para hotelaria tradicional utilizado em anos atrás já não é mais suficiente, quando muito ainda funciona.
Dentre novas técnicas e estratégias, temos o inbound marketing, muito utilizado no marketing digital nos últimos tempos.
E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, sobre o que é o inbound marketing para hotelaria e como utilizá-lo no seu meio de hospedagem.
O que é Inbound marketing
Primeiro você precisa entender o que é inbound marketing, e a melhor forma de fazer isso é explicando seu oposto, o outbound marketing.
O outbound marketing é o marketing mais conhecido, aquele modelo interruptivo. Ou seja, quando a empresa “vai” atrás das pessoas.
Chamamos de modelo interruptivo, pois a “mensagem”, a comunicação, interrompe a pessoa que a recebe. Por exemplo o comercial de TV, que interrompe o telespectador durante sua novela.
E isso é feito através de outdoors, anúncios em revistas, televisão e rádio, panfletagem, anúncios na internet, o famoso anúncio do YouTube antes de começar o vídeo, e etc.
Sabe aquele anúncio que seu hotel ou pousada faz em uma revista especializada, ou no outdoor de beira de estrada? Então, isso é outbound marketing.
O inbound marketing é justamente o contrário, pois é o cliente que vai atrás do seu hotel, pousada ou hostel.
E como ele faz isso? De diversas maneiras! E umas das mais conhecidas é quando ele possui uma necessidade e vai no Google buscar por uma solução.
Nesse caso, o Google mostra para ele diversos resultados de acordo com a busca.
Muitos desses resultados são de empresas que não estão, naquele momento, fazendo uma publicidade, mas sim resolvendo o problema ou necessidade dessa pessoa para, posteriormente, realizar uma venda.
E uma das formas de oferecer uma solução para as pessoas é através de conteúdo de qualidade.
Por exemplo, se um viajante faz uma busca no Google por dicas de restaurantes na sua cidade, ele pode ver um anúncio de um restaurante ou então um artigo do seu hotel com dicas dos melhores restaurantes da cidade. Entendeu a diferença?
Inbound marketing para hotel
Agora que você já entendeu o que é inbound marketing, é hora de descobrir como aplicar essa estratégia para hotéis, pousadas e hostels.
Pois bem, partindo do princípio que o objetivo é atrair viajantes, hóspedes e clientes para seu meio de hospedagem, o ideal é que você tenha uma estratégia de conteúdo e também uma estratégia de SEO.
O conteúdo é um grande (e insubstituível) aliado do inbound marketing.
Sem conteúdo a estratégia não funciona, pois é justamente o conteúdo que seu hotel criará que vai atrais as pessoas.
Principais formas de fazer
Para conseguir executar uma boa estratégia de inbound marketing para hotelaria, algumas ferramentas, técnicas e estratégias são fundamentais.
Vou pontuar abaixo algumas das principais que eu acho muito importantes e que você deve utilizar.
Técnicas de SEO para meios de hospedagem
Não adianta ter um conteúdo bom no site se ninguém encontra ele.
E uma das formas das pessoas encontrarem o site do seu hotel, pousada ou hostel é através de um bom rankeamento no Google.
E para você rankear bem no Google para determinadas palavras-chave, é necessário usar algumas estratégias de SEO (Search Engine Marketing).
Se você que saber mais sobre SEO, leia nosso artigo SEO para sites de hotéis.
Blog do hotel
Ter um blog também ajuda muito, pois através dele você pode criar diversos artigos sobre temas e assuntos que tenham relação com seu meio de hospedagem e que as pessoas buscam na internet por informações.
Veja quais assuntos relacionados ao seu mercado e destino existem mais buscas e faça artigos sobre eles.
Para descobrir quais termos são mais buscados, você pode usar ferramentas como Google Trends, o Planejador de Palavras-Chave do Google e o Answer The Public.
Lembre-se, ao escrever esses artigos pense em ajudar o leitor e não em vender! A venda é uma consequência.
Também lembre-se de aplicar as técnicas de SEO nos artigos para eles serem bem rankeados no Google.
Para saber mais sobre Blog, leia nosso artigo Blog para sites de hotéis – 3 motivos para começar já.
E-mail marketing
O e-mail marketing é também um grande parceiro dessa estratégia de inbound marketing para hotelaria.
Através dele você pode distribuir o conteúdo do blog, por exemplo. Inclusive criando uma sequência de e-mails de acordo com os interesses das pessoas.
Se o cliente efetuou a reserva, ele pode receber um artigo com dicas e passeios para aproveitar a cidade durante sua hospedagem no seu hotel.
Se ele ainda não fez a reserva, ele pode receber um e-mail diferente com motivos para ele conhecer a cidade que seu hotel, pousada ou hostel está, ou então com calendários de eventos e festas da região.
No e-mail marketing é muito importante segmentar por interesse. Nada de ficar mandando o mesmo e-mail para todas as pessoas da lista.
Se você quiser aprender mais sobre e-mail marketing, leia nosso artigo E-mail marketing para hotelaria.
Redes sociais do hotel
As redes sociais, assim como o e-mail marketing, são ótimos canais para distribuir os artigos do blog.
Mas elas não servem apenas para compartilhar os conteúdos do blog, mas também para criar conteúdos exclusivos.
Se você posta um conteúdo interessante, ele pode ser compartilhado e acabar sendo visto por pessoas que nem seguem o perfil do seu meio de hospedagem.
Os posts também são ótimos para atrair viajantes e clientes. Crie e compartilhe conteúdo interessante para os viajantes nas redes sociais.
Inbound marketing para hotelaria – O que é e como fazer
Agora que você já sabe o que é e como fazer uma boa estratégia de inbound marketing para hotelaria e empresas de turismo, é hora de colocar em prática.
Cabe ressaltar que o inbound marketing e o outbound marketing não são inimigos, muito pelo contrário, você deve manter as duas estratégias no marketing de hotéis, pousadas e hostels.
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