Parcerias com influenciadores digitais para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem é uma estratégia de marketing digital que busca usar a autoridade e a audiência dos influenciadores para alcançar diferentes objetivos para os meios de hospedagem.
Você já ouviu falar em Marketing de Influência? Por meio desse tipo de estratégia, é possível fazer parcerias com influenciadores digitais na hotelaria.
Essa é uma das táticas de Marketing Digital Hoteleiro que busca usar a autoridade e a audiência dos influencers para alcançar diferentes objetivos e atrair novos públicos para os meios de hospedagem.
Mas afinal, fazer parcerias entre hotéis, pousadas ou hostels com influenciadores digitais vale a pena?
É sobre isso que vou falar nesse post.
O que você vai ver nesse artigo:
Influenciadores digitais para hotelaria funciona?
Eu trabalho na hotelaria há quase 15 anos gerenciando hotéis e pousadas. Por isso falo com conhecimento de causa.
E nesses quase 15 anos de mercado, eu também me especializei em marketing digital.
Recebo quase que diariamente propostas para parcerias com diferentes tipos de influenciadores.
Dessa forma, minha ideia aqui é dar dicas práticas para você avaliar se vale a pena ou não para seu hotel, pousada ou hostel fazer campanhas com influenciadores digitais.
Quais são os 3 tipos de influenciadores digitais?
Se você fizer uma busca no Google vai encontrar artigos que dividem os influenciadores entre 7 e 10 categorias. Mas como aqui o assunto é relacionado à hotelaria, vou dividi-los de forma mais prática: celebridades, macro influenciadores e micro influenciadores.
Celebridades
Como o próprio nome já diz, são artistas, atletas, personalidades públicas, entre outros famosos, que estão presentes em diversos canais de comunicação, inclusive nas redes sociais.
Um exemplo bem comum são os atores de novela, que tem fama nacional e até internacional, em alguns casos.
Mas também engloba aquelas pessoas que começaram como influenciadores digitais e alcançaram o patamar de “celebridades”, como Hugo Gloss, Gabriela Pugliesi, Felipe Neto, entre outros.
Macro influenciadores
Os macro, ou seja, grandes, geralmente são os influenciadores com mais de 100 mil seguidores em sua rede.
Eles podem ter audiência em mais de uma rede social (Instagram, Facebook e Youtube, por exemplo) e produzem conteúdos diversos.
Isso vale para algumas blogueiras de moda, gamers, bodybuilders, viajantes, etc.
Micro influenciadores
São aqueles que criam conteúdos para nichos específicos, e possuem uma menor quantidade de seguidores.
Embora possam ter uma audiência menor em relação aos outros dois tipos, geralmente contam com um engajamento maior e um alto poder de influência.
Segundo pesquisa da Squid, influenciadores menores engajam cerca de 4,72% mais em seus stories.E eles estão crescendo! Só no Brasil, tanto micro como médio influenciadores somam mais de 80% dos criadores de conteúdo do Brasil, isso porque eles garantem uma proximidade maior com o público-alvo.
Como os influenciadores digitais influenciam no consumo?
Os influencers têm a capacidade de mudar a percepção da audiência sobre determinado produto ou serviço, influenciando a sua decisão de compra pela autenticidade e confiança que criaram ao longo das interações.
Para se ter ideia, cerca de 84% dos entrevistados em uma pesquisa já viram um produto através de um influenciador. E mais! Com base nessa recomendação, 6 em cada 10 seguidores afirmaram terem realizado a compra.
A pesquisa ainda mostra que 51% das pessoas se lembram mais dos anúncios promovidos por influenciadores e 53% delas tem um alto nível de confiança neles, seguindo suas opiniões e recomendações.
Assim, as empresas perceberam esse movimento! 68% das marcas tratam o Marketing de Influência como muito importante em seus planos de comunicação.
Um ótimo exemplo é o influenciador Lucas Silvestre, que criou maquiagens para o Halloween, em parceria com a Natura, e a empresa teve um aumento de 5.344% de alcance em comparação aos outros Reels feitos no mês.
Vale a pena fazer parceria com influenciadores digitais para hotéis e pousadas?
As principais vantagens dessa parceria para a hotelaria são: atrair hóspedes, construir confiança, engajar, melhorar o posicionamento da marca e, claro, aumentar as reservas diretas.
Quem trabalha com meios de hospedagem sabe que constantemente recebemos esse tipo de “convite” para trabalhar com influenciadores digitais na hotelaria.
A proposta geralmente é a mesma: hospedagem ou cachê em troca de posts, stories, ou vídeos em seus canais.
Eu estou no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, gerenciando hotéis e pousadas. Também me especializei em Marketing Digital e, por isso, posso afirmar que vale a pena sim fazer parcerias com influenciadores, desde que você faça isso com estratégia.
Dessa forma, minha ideia aqui é dar dicas práticas para você avaliar quando faz sentido para a realidade do seu meio de hospedagem fazer essas campanhas.
Como trabalhar com influenciadores digitais na hotelaria?
Antes do hotel ou pousada fechar parceria com algum influenciador digital, é importante fazer algumas análises.
Veja abaixo os principais pontos para você levar em consideração na hora de decidir fazer ou não uma campanha com um digital influencer.
Entenda a audiência
Quando você negocia com um influenciador, está, na verdade, mostrando seu hotel ou pousada para a audiência dele.
Ou seja, ele criou um bom relacionamento com o público, e, agora, vai te indicar como um bom prestador de serviço, por exemplo.
Nessa hora, você precisa analisar o perfil e o tamanho da audiência.
Veja se as características dela são as mesmas do seu público-alvo e sua buyer persona. Não adianta ter muitos seguidores, se eles não são minimamente parecidos com o público que você definiu para o seu meio de hospedagem.
Ou seja, a audiência do influenciador tem que ter fit com a sua e o conteúdo precisa estar alinhado com o que os seguidores se interessam.
O que eu quero dizer é que, se o seu público é mais familiar, não adianta fazer uma parceria com um influenciador que fala sobre festas e baladas eletrônicas. Não vai colar!
Leve em consideração que você está “comprando um tempo” da audiência desse influenciador por algum tempo. Da mesma forma que você investe verba em anúncios no Google, Facebook e Instagram, você estará investindo para aparecer para uma audiência específica.
Por fim, a questão geográfica também é bem importante. Por isso, quando for escolher, prefira as pessoas que vão bastante à região do hotel.
Peça o Mídia Kit
Como dito anteriormente, é importante conhecer o perfil e o tamanho da audiência do influenciador digital. Uma forma de ter acesso a essas informações é através do Mídia Kit dele.
Esse é um material elaborado pela influenciador onde constam as principais informações de suas redes sociais como:
- Números de seguidores;
- Taxa de engajamento;
- Perfil demográfico;
- Perfil geográfico;
- Perfil psicográfico;
- Portfólio de trabalho; entre outras.
Dessa forma, sempre que algum influenciador digital para hotéis entrar em contato com seu meio de hospedagem propondo parceria, peça para ele lhe enviar este material para poder analisar.
A dica aqui é se lembrar que quantidade de seguidores não é tão importante assim — às vezes pode até ser um problema, porque o conteúdo pode ficar genérico. Por isso, vale considerar os micro influenciadores para ter conversões melhores.
Monte a estratégia e o objetivo da campanha
Tenha sempre em mente o que você espera com essa parceria e só então faça uma negociação clara, com métricas de resultado e tudo mais.
Por exemplo, receber uma celebridade pode ser uma boa estratégia para ganhar visibilidade. Especialmente se o objetivo é alcance da marca e aumento do número de seguidores do perfil do seu hotel ou pousada.
Por outro lado, receber um micro influenciador pode ser uma boa forma de atingir um público específico, gerar vendas e reservas diretas.
Seguindo esse raciocínio, se seu hotel for pet friendly, pode ser interessante receber um influenciador do nicho de pets, por exemplo.
Planeje as campanhas com os influenciadores digitais
Coloque no seu planejamento de Marketing Digital um número X de parcerias por ano. Inclusive, você pode separá-las por categoria de influenciadores.
Além disso, é importante também fazer um planejamento para cada campanha específica. Afinal, cada influenciador e sua audiência possuem características diferentes que devem ser levadas em conta.
Leve em consideração também os períodos que seu meio de hospedagem tem mais ociosidade — geralmente na época de baixa temporada.
O ideal é fechar a parceria com influenciadores digitais para hotéis para essas datas em que você provavelmente ficará sem ocupar alguma acomodação, terá quartos disponíveis e pode oferecer condições melhores para as reservas que surgirem dessas ações com influencers.
Desenvolva um briefing criativo
Dentro do planejamento, essa é uma das etapas mais importantes da parceria entre hotéis/pousadas e influenciadores.
Aqui, marque uma conversa com o influenciador e deixe claro para ele o que você espera com a campanha, ou seja, quais os resultados desejados.
Aproveite para falar mais sobre:
- O meio de hospedagem;
- As características do seu hóspede habitual;
- Qual o tipo de mensagem você quer passar;
- Como serão as postagens;
- Combinar exclusividade em relação aos hotéis da região; etc.
Deixe tudo isso bem detalhado, quanto mais informações, melhor!
Nesse momento, também é importante ouvir o outro lado, como o influenciador trabalha e o que ele espera com a campanha.
Um ponto importante para alinhar aqui é: caso ocorra algum desconforto durante a hospedagem, como ele vai reagir?
Pode parecer bobagem, mas é importante você saber se ele vai te avisar ou fazer um post quando algo não o agradar.
O briefing serve justamente para passar orientações e fazer esse alinhamento entre os seus objetivos e o influenciador digital.
Acompanhe e avalie os resultados
Como toda campanha, você precisa fazer a gestão por resultados.
Ou seja, considerando o objetivo estipulado, como foi a performance da ação com o influenciador digital?
Isso pode ser feito através de indicadores hoteleiros e KPIs de Performance. Só assim você poderá avaliar o ROI (retorno sobre o investimento) da campanha e, de fato, entender se o valor investido teve um retorno satisfatório.
Por isso, no momento da negociação da parceria e projeto, alinhe também sobre o envio dos resultados dela.
Conclusão
Como vimos, vale a pena firmar a parceria com influenciadores digitais para hotéis. Desde que você avalie se ela está de acordo com sua estratégia e, principalmente, se a audiência do influenciador acompanha o perfil dos hóspedes do seu hotel ou pousada.
Se você deseja aprimorar suas estratégias de Marketing e melhorar a presença digital do seu hotel, não deixe de conhecer a HA Performance, que é a minha consultoria especializada para hotéis e pousadas.