Marketing de conteúdo para hotelaria são estratégias de marketing para atrair mais hóspedes para hotéis e pousadas através da criação e distribuição de conteúdo.
Cada vez mais o mercado hoteleiro está entendendo a importância e fazendo uso do marketing digital.
E não importa se trata-se de uma rede hoteleira, de uma pousada de luxo ou um pequeno hostel. O marketing digital veio para ficar. Na verdade já faz tempo, mas somente agora alguns hoteleiros perceberam isso.
E com o marketing digital, alguns termos e estratégias novas (nem tão novas assim) vem ganhando espaço.
É o caso do marketing de conteúdo e é sobre isso que vou falar nesse artigo. Então siga a leitura se você quer saber um pouco mais.
Marketing de conteúdo para hotéis
A primeira coisa você precisa entender é o que é marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo é a estratégia de produção e distribuição de conteúdo para atrair, se relacionar e, por consequência, vender para as pessoas.
Inclusive, o marketing de conteúdo é um grande e indispensável aliado do inbound marketing.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia meu artigo: Inbound Marketing para hotelaria.
O marketing de conteúdo para hotelaria e turismo visa criar conteúdos relevantes para viajantes como forma de atraí-los, criar desejo, informar, se relacionar, e como sequência, vender diárias, pacotes e viagens.
O que é conteúdo?
Embora seja fácil de entender, é bem difícil conceituar o que é conteúdo.
Cabe ressaltar que quando no referimos à conteúdo, estamos falando especificamente de conteúdo relacionado à marketing, e no nosso caso, conteúdo para internet.
Na minha opinião, conteúdo web é aquilo que é produzido e acessado nas mídias digitais em formato de texto, áudio, imagem ou vídeo.
Alguns exemplos de conteúdo web: posts nas redes sociais, textos em blogs, imagens em sites, vídeos no Youtube, podcasts, e etc.
Como usar o marketing de conteúdo para hotéis e pousadas realizarem reservas diretas
Não basta sair postando fotos do seu hotel ou pousada no Instagram e no Facebook.
É necessário estratégia, planejamento, execução e mensuração.
A primeira coisa é identificar o público-alvo do seu meio de hospedagem, pois é pensando nele, em seus desejos e dores, que o conteúdo deve ser criado.
A partir daí, o conteúdo deve ser planejado. Ou seja, definir o tipo de conteúdo e o canal (posts nas redes sociais, vídeos no Youtube ou TikTok, texto para blog, etc.).
Seu hotel pode produzir conteúdo em diferentes formatos e canais, porém você deve avaliar quanto canais você consegue manter com qualidade e consistência.
É muito melhor ter uma rede social apenas mas com conteúdo frequente e de qualidade, do que estar em várias redes sociais, no youtube, ter um blog, mas estarem todos esses canais com conteúdo fraco e sem frequência.
A ideia é que seu público-alvo seja atraído pelo conteúdo do hotel, pousada ou hostel, dessa forma criando interação, desejo, e por consequência, uma venda.
Funil de vendas para hotelaria através do conteúdo
Com a produção e distribuição de conteúdo você vai cria uma sequência, uma jornada para potenciais hóspedes.
É como se fosse um funil: ATRAIR > ENGAJAR > CRIAR DESEJO > VENDER.
Ou seja, através do conteúdo relevante e de qualidade, pessoas que têm o perfil do seu público-alvo passam a conhecer seu hotel ou pousada (ATRAÇÃO), depois passam a interagir com o conteúdo (ENGAJAMENTO), em seguida vão alimentando um desejo de estar em um local como o seu (DESEJO) e por consequência, elas fazem uma reserva (VENDA).
Não pense em vender
Não pense em vender! Pode parecer uma contradição, mas eu vou te explicar.
Quando falamos de marketing de conteúdo para hotelaria, estamos falando em criar conteúdos para o público-alvo que gerem valor, que criem desejo e que resolvam problemas.
A venda deve ser uma consequência de toda essa jornada.
Por exemplo, você pode criar um blog para o hotel só de dicas do que fazer na sua cidade para ajudar os viajantes.
O objetivo genuíno ao criar os conteúdos deve ser de fato ajudar as pessoas que não conhecem sua região.
Porém, quando um viajante procurar no Google “quais praias conhecer na sua cidade” e encontrar um artigo do seu hotel sobre esse assunto, existe uma grande chance dele ao menos visitar o site do seu meio de hospedagem ou até fazer uma simulação de preço e disponibilidade.
Esse pensamento também deve ser usado nas redes sociais. Nada de fazer muitos posts promocionais ou falando só do hotel. Fale e mostre a região, dê dicas, crie desejo.
Distribuição de conteúdo
Mas não adianta nada o conteúdo ser excelente se ele não é acessado ou encontrado pelos viajantes e possíveis hóspedes.
Por isso, é muito importante pensar na distribuição desses conteúdos.
O conteúdo pode ser distribuído de forma orgânica através de posts em perfis e fanpages nas redes sociais, através de grupos específicos nas redes sociais, através de e-mail marketing, e de outros canais conforme o formato (texto, áudios, vídeos e imagens).
Mas o alcance orgânico, principalmente no início, é muito pequeno.
Por isso, separe uma verba para fazer campanhas com os conteúdos e aumentar os seus alcances.
Caso não tenha muita verba, considere fazer campanhas somente com aqueles conteúdos que geraram mais engajamento de forma orgânica.
Marketing de conteúdo e SEO
O marketing de conteúdo também é fundamental para o SEO do site do seu meio de hospedagem.
Você pode criar conteúdo para o blog ou Youtube pensando justamente em rankear seu site no Google para determinadas palavras-chave.
Por exemplo, se existe uma busca grande por “onde comer na cidade X” você pode criar um artigo ou gravar um vídeo para o Youtube dando dicas de onde comer na cidade.
O próprio conteúdo do site deve ser pensado tanto para os visitantes quanto para o Google.
Marketing de conteúdo para hotelaria. O que é e como ele pode ajudar nas reservas diretas
Agora que você já entendeu o que é, a importância e como utilizar, é hora de por em prática sua estratégia de marketing de conteúdo para hotelaria.
Siga os passos, planeje, execute, mensure e ouça sua audiência e seus hóspedes.
Se você ficou com alguma dúvida ou quer contribuir com esse artigo, por favor deixe nos comentários.
E não esqueça de compartilhar com seus colegas do turismo e da hotelaria.
Preencha suas informações abaixo e receba nossos artigos em primeira mão e outros materiais gratuitos sobre hotelaria.