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Sem dúvida nenhuma, saber como atrair hóspedes para o hotel ou pousada é um diferencial importante para se destacar no mercado e, claro, ampliar o conhecimento do seu público-alvo sobre a sua hospedagem.
Porém, melhor do que sair procurando os clientes em qualquer lugar, é fazer com que o seu meio de hospedagem seja encontrado por eles no momento em que planejam uma viagem.
É o cenário perfeito, não é mesmo? Pois saiba que isso é possível e há ações que você pode (e deve) usar para isso acontecer.
Vem comigo para entender como funciona!
Como atrair hóspedes para o hotel?
A arte de atrair vai muito além de ter um perfil nos OTAs ou no Instagram. Na realidade, o que precisa ficar bem claro aqui, é que alcançar clientes vai muito além de “fazer Marketing”.
A seguir, cito as formas de encantar seus hóspedes — e atrair novos — que considero mais importantes:
- Usar estratégias de Marketing hoteleiro para aumentar sua visibilidade e se posicionar no mercado;
- Incentivar que os hóspedes deixem avaliações positivas e compartilhem suas experiências nas redes sociais;
- Oferecer espaços de lazer e conforto para agradar seus hóspedes;
- Manter a acomodação bem conservada e limpa;
- Garantir um bom serviço de atendimento ao cliente;
- Surpreender os hóspedes com um cartão de boas-vindas ou recomendações locais;
- Organizar atividades externas, como passeios pela cidade.
Percebe que essas dicas são mais sobre criar uma experiência que faça com que os visitantes queiram retornar e recomendar seu hotel para outros?
É claro que as estratégias de Marketing voltadas para a atração são importantes e eu falarei sobre elas mais adiante. Mas é essencial que você entenda que as iniciativas de comunicação, sozinhas, não sustentam o objetivo de atrair hóspedes.

O que não pode faltar em uma hospedagem?
Para garantir uma ótima estadia para os seus hóspedes, é importante garantir alguns elementos, como:
- Limpeza impecável e conforto de quartos e áreas comuns;
- Bom atendimento ao cliente, com uma equipe treinada e atenciosa;
- Oferecer comodidades que são procuradas frequentemente, como Wi-Fi gratuito, estacionamento seguro, café da manhã, etc;
- Garantir a segurança dos seus hóspedes, com câmeras de segurança em áreas comuns e acesso controlado.
Quem me acompanha sabe que eu sempre repito: Cama boa e wifi não são diferenciais. Ou seja, todos esses elementos que eu citei acima são essenciais, são obrigação.
Nem a melhor estratégia de marketing pode salvar um meio de hospedagem que não oferece de forma satisfatória estrutura e serviços básicos.
7 estratégias para atrair hóspedes para o hotel
Agora, vou compartilhar com você boas estratégias que aprendi, testei e aplico na gestão por resultados de hotéis e pousadas para melhorar a “encontrabilidade” e fechar mais reservas para esses negócios.
São ações possíveis para qualquer meio de hospedagem, independente do tamanho, basta fazer as adaptações para a sua realidade, veja só:
1 – Anuncie na rede de pesquisa do Google
Sabe o famoso “dar um Google”? Pois é, essa é uma ação muito comum e frequente entre os viajantes ao planejar uma viagem.
É muito simples. Suponhamos que o viajante esteja querendo curtir alguns dias em Arraial d’Ajuda. Provavelmente, ele fará uma busca do tipo “hotel em arraial d’ajuda”, “pousada em arraial d’ajuda”, ou “melhores regiões para ficar em arraial d’ajuda”.
O Google irá organizar os principais resultados para esses termos de pesquisa, porém, priorizará gerar tráfego para quem anuncia para esses termos, ou seja, esses anunciantes aparecerão primeiro na busca.
Dessa forma, criar o anúncio no Google para termos de pesquisa que tem relação com seu meio de hospedagem é fundamental para aparecer para potenciais hóspedes.
A principal dica é: você pode escolher pagar somente pelos cliques, ou seja, se o viajante viu seu anúncio e não clicou, você não paga nada.
Também é possível determinar um valor máximo diário, dessa forma, você gasta somente aquilo que é possível, de acordo com seu orçamento.
Ah, se você tem pouca verba, escolha palavras mais específicas. Usando o exemplo acima, escolha palavras-chave como “pousada barata em arraial d’ajuda” ou “hotel em arraial d’ajuda” e não “hotel na bahia” ou “pousada em porto seguro”.
Para entender melhor sobre essas estratégias, leia o conteúdo: Como anunciar hotéis, pousadas e hostels na internet. Aprenda a usar essa poderosa estratégia
2 – Use o Perfil da empresa (antigo Google Meu Negócio)
O Perfil da empresa, antigo GMN, é destinado a negócios locais. Inclusive, uma parte da rede de pesquisa do Google é reservada para mostrar resultados das organizações que têm perfil lá.
Ou seja, é uma forma de seu meio de hospedagem ser encontrado pelos viajantes, e o melhor, sem você precisar pagar nada mais por isso.
Além disso, o Google usa informações do Perfil da empresa para as buscas no Google Maps. Ou seja, ao pesquisar tanto no navegador da web, quanto no aplicativo do Maps, seu meio de hospedagem aparecerá.
Mas, para isso, você precisa criar um cadastro e mantê-lo atualizado. É importante acompanhar as avaliações dos hóspedes no seu perfil, e claro, respondê-las sempre.
Para saber mais sobre essa ferramenta, leia o texto: Google Meu Negócio para Hotéis / Perfil de Empresas: Entenda o que é e sua importância.

3 – Aposte em SEO (Search Engine Marketing)
O termo pode até parecer técnico demais, mas fique tranquilo que vou te explicar.
Em uma tradução livre, significa “Marketing para motores de busca”, ou seja, táticas de Marketing Digital para que os sites apareçam nos buscadores, como o Google.
Viu? Nem é tão complicado! Mas, para que seu site alcance e permaneça nas primeiras posições do Google, precisamos usar as chamadas técnicas de SEO.
Lembra que lá no primeiro exemplo — busca por Arraial d’Ajuda — eu comentei que o Google separa um espaço para os anunciantes? Pois é, o restante da página é organizado de acordo com fatores como relevância do conteúdo, autoridade da página, confiabilidade, palavra-chave utilizada, escaneabilidade, estrutura do seu site, entre outros.
Por isso, o objetivo aqui é fazer melhorias e otimizações no site do hotel, pousada ou hostel, usando termos específicos do seu nicho, para que as páginas do seu site apareçam no Google quando os usuários fizerem as pesquisas relacionadas.
Algumas técnicas e ferramentas de SEO são mais específicas, por isso, recomendo contratar um especialista.
Mas algumas coisas você mesmo pode implementar. Veja as principais nesse artigo: SEO para sites de hotéis – Aprenda a melhorar o posicionamento no Google.
4 – Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais vieram para ficar e são onde a maioria dos seus clientes vão estar. Por isso, esses canais são uma ótima ferramenta para construir relacionamentos, aumentar a visibilidade da sua marca e impulsionar suas reservas.
Veja as principais dicas para atrair mais hóspedes em canais como Facebook, Instagram e TikTok:
- Criar o perfil da sua empresa e publicar regularmente conteúdo interessante e atraente, como fotos dos quartos, dicas de viagem, eventos especiais e ofertas promocionais;
- Interagir com os seguidores de maneira ágil, respondendo a comentários, mensagens diretas e mencionando os hóspedes para promover o seu hotel, engajar e construir uma comunidade online;
- Compartilhar conteúdos, através dos stories e Reels do Instagram, por exemplo, para mostrar os pontos fortes do seu meio de hospedagem, os destaques do seu atendimento, feedbacks recebidos, entre outros;
- Usar as ferramentas de publicidade segmentadas para alcançar usuários com base em seus interesses, localização e comportamentos.
Veja mais ações práticas em: Como usar as redes sociais para hotelaria de forma estratégica.
5 – Ofereça condições especiais e programas de fidelidade
Oferecer condições especiais e programas de fidelidade é uma boa forma de atrair e reter hóspedes. Com essa atitude, você demonstra o quanto seus clientes são importantes.
Nesse caso, as principais ideias são:
- Criar ofertas especiais e pacotes que agreguem valor à estadia, como descontos em diárias prolongadas, upgrades gratuitos de quarto, pacotes românticos para casais, entre outros;
- Desenvolver um programa de fidelidade que recompense os hóspedes recorrentes com benefícios exclusivos, como pontos acumulados por cada estadia que podem ser trocados por diárias gratuitas ou serviços adicionais;
- Oferecer descontos para clientes que reservarem diretamente através do seu site, incentivando a reserva direta e a lealdade à sua marca;

6 – Faça parcerias com sites de viagens e atrações turísticas
As parcerias com sites de viagens e atrações são uma maneira de ampliar a visibilidade do meio de hospedagem para chegar a um público maior, que talvez não te conheça ainda.
Veja como fazer parcerias:
- Liste seu hotel em sites de reservas de hospedagem populares, como Booking.com, Expedia, Airbnb e Hoteis.com;
- Faça parcerias com empresas locais de atrações turísticas, restaurantes, empresas de transporte e outras para oferecer pacotes completos aos seus hóspedes com descontos em ingressos, transporte gratuito, etc;
- Crie promoções ou pacotes conjuntos com outras empresas do setor para incentivar o hóspede a prolongar sua estadia na região.
7 – Crie programas de experiências exclusivas para hóspedes
O turismo de experiência está muito atual. Essa é uma estratégia poderosa para diferenciar seu hotel e sair na frente do mercado.
Confira as dicas de programas:
- Ofereça atividades culturais e excursões locais para que os hóspedes conheçam a região, incluindo passeios a praia, vinícolas, locais históricos, aulas de culinária regional ou trilhas pela natureza;
- Organize eventos temáticos no hotel, como noites de cinema ao ar livre, festas na piscina com música ao vivo, degustações de vinhos, entre outros;
- Ofereça serviços de concierge personalizados para ajudar os hóspedes a planejarem suas atividades durante a estadia. Na prática, dê dicas de restaurantes, ingressos de eventos culturais e recomendações de passeios personalizadas;
- Promova experiências gastronômicas, como jantares privativos com chefs ou tours gastronômicos pela cidade para descobrir sabores locais;
- Ofereça programas de bem-estar e relaxamento, como aulas de ioga ao ar livre, sessões de meditação guiada ou tratamentos de spa.
Conclusão
Obrigado por chegar até aqui! Vimos, ao longo do texto, como atrair hóspedes é uma questão de estratégia que deve ser vista de maneira integrada.
Cabe ressaltar que essas estratégias não são excludentes, ou seja, você pode — e deve, por favor — usá-las de forma simultânea. E, se precisar de um especialista, conte com a Hotel Academy.
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