Essa crise que a hotelaria está vivendo é totalmente sem precedentes, e está fazendo todo o mercado se unir (ou deveria) e também a repensar tanto estratégias quanto operações.
Porém, falar da crise provocada pelo Coronavírus não é o objetivo desse artigo, afinal, já estamos sendo bombardeados por isso todos os dias e, você hoteleiro assim como eu, está vivendo esse impactos.
Portanto, ao invés de nos concentrarmos nos problemas, minha proposta é focar em soluções que minimizem os impactos da crise e, ao mesmo tempo, possam gerar valor e resultados para os meios de hospedagem.
E para isso, o marketing digital para hotelaria é um grande aliado nesse momento de crise, e é sobre isso que vou falar.
Marketing digital para hotéis, pousadas e hostels
Embora o marketing digital para hotéis seja algo que eu estudo e trabalho há mais de uma década, parece que essa crise fez muitos hoteleiros olharem de forma mais interessada para essa área.
Sem dúvida, é uma ótima estratégia de marketing para a hotelaria como um todo, e nesse período crise tornou-se fundamental
Por isso, vou trazer algumas dicas de como usar o marketing digital hoteleiro nesse momento de crise.
1 – Redes sociais
A primeira coisa que deve ficar claro é que, independe do hotel, pousada ou hostel estar aberto ou não, você deve continuar com as atividades nas redes sociais.
Continuar com as atividades significa postar conteúdo com periodicidade, manter interação com os seguidores, monitorar e responder as mensagens por direct, e analisar os dados das atividades do seu meio de hospedagem nas diferentes redes sociais que possui perfil.
Lembre-se de manter o relacionamento através das redes sociais. Afinal, há mais chances de um viajante comprar no futuro de quem está gerando conteúdo para ele agora.
Além do mais, um funil de vendas simples por ser dividido em 3 etapas: Atrair > Relacionar > Vender.
Você pode não vender agora, mas deve continuar atraindo e se relacionando para vender no futuro.
Outro ponto importante é que, alguém do próprio hotel pode fazer a gestão do Facebook ou Instagram do hotel, ou seja, não gerando custo para essa ação, o que é muito importante nesse momento de contenção de gastos.
1.1 – O que postar nas redes sociais de hotéis
Use as rede sociais para compartilhar conteúdos baseados no público-alvo do meio hospedagem.
Ou seja, de acordo com as características dele é que você vai pensar e planejar o conteúdo a ser publicado.
Aproveite para compartilhar medidas de segurança, limpeza e higiene que seu hotel, pousada ou hostel está adotando nesse período.
Além disso, fale sobre o destino do seu meio de hospedagem como pontos turísticos, cartões postais, imagens e cenários, agendas culturais, e etc.
Atenção! Nada de ficar postando sobre COVID-19, pandemia, Coronavírus, crise e muito menos política. As redes já estão cheias desse tipo de conteúdo.
2 – E-mail marketing
Uma outra ótima opção de ferramenta de marketing digital para hotéis é o e-mail marketing.
Mas cuidado, não é para sair mandando e-mail para toda sua base de e-mail com frequência. Nada de fazer SPAM.
A dica mais importante aqui é: Faça segmentação de toda a lista de e-mails.
Use essa técnica para identificar os contatos da sua lista com informações importantes como estado, cidade, se já se hospedou, se já entrou em contato e não reservou, se tem reservas confirmada, se fez check-out recentemente, entre outras características que você achar importante.
Use uma ferramenta profissional de e-mail marketing para o hotel. Já hoje no mercado opções bem baratas, e algumas até com planos de entrada gratuitos.
2.2 – Dicas de conteúdo para e-mail marketing
A primeira coisa que tem que ficar claro, é que o conteúdo tem que ser de acordo com a base segmentada de e-mails que você quer enviar.
Por exemplo, se você quer mandar um e-mail para o próximo feriadão, você não deve mandar para quem já reservou para esse feriado, ou então quem tenha uma reserva para um período muito próximo.
Da mesma forma que você deve avaliar se faz sentido você informar sobre uma festa de música eletrônica na sua região para o público da terceira idade.
Ou seja, o conteúdo e o público (segmentação de e-mails) devem estar alinhados.
Dito isso, você pode aproveitar o e-mail marketing para enviar promoções exclusivas para os contatos da base (cupom de desconto), também para falar sobre a região, sobre as medidas e protocolos de higiene e limpeza que o hotel está adotando.
3 – Anúncios na internet para hotéis
Essa é sem dúvida uma poderosa estratégia de marketing digital para hotéis, pousadas e hostels para esse período de crise, principalmente para a retomada.
Através dos anúncios no Facebook, no Instagram ou anúncios no Google para hotelaria, você consegue mostrar seu meio de hospedagem para viajantes que possuem as características do sei público-alvo.
Essas ferramentas oferecem dados sobre perfil, comportamento e intenção dos seus usuários. E isso é muito poderoso!
Como nesse momento os investimentos em publicidade devem ser otimizados e assertivos, essa é com certeza uma das melhores opções (se não a melhor).
Dica importante! Utilize a segmentação geográfica dessas ferramentas e anuncie, primeiramente, para as pessoas que moram em cidades e estados vizinhos, que possam fazer a viagem para seu meio de hospedagem de carro.
A tendência é justamente que as viagens, principalmente as de lazer, comecem para destinos que as possas possam chegar de carro, evitando assim transitar por aeroportos e rodoviárias.
Marketing digital para hotéis em tempos de crise
Como foi mostrado ao longo desse artigo, o marketing digital para hotéis, pousadas e hostels já era importante antes, mas agora em tempo de crise tornou-se ainda mais fundamental.
Use essas dicas para planejar o marketing digital do seu hotel, e se ficar com alguma dúvida ou quiser contribuir, deixe nos comentários.