Marketing digital para hotelaria é um conjunto de estratégias e ferramentas de marketing digital voltados para hotéis, pousadas e hostels melhorarem suas vendas, relacionamento com o mercado e seus resultados.
Na hora de pesquisar uma viagem, atualmente, muitas pessoas buscam informações pela internet, certo? Nesse momento, a sua presença digital fará toda a diferença para ser encontrado. E isso é possível através do marketing digital hoteleiro!
Portanto, se você é estudante ou profissional do mercado hoteleiro e quer conhecer as diferentes estratégias e ferramentas de marketing digital para aumentar as vendas de diárias e outros serviços dos hotéis e pousadas, não deixe de ler esse guia completo!
O que você vai ver nesse artigo:
- O que é marketing para hotelaria?
- 11 ferramentas de marketing digital hoteleiro que vão te ajudar a conseguir mais reservas
- Passo a passo para criar um plano de marketing digital para hotéis e pousadas
- Dica bônus: aplique conhecimentos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo!
- Agora é hora de colocar a mão na massa!
O que é marketing para hotelaria?
Marketing para hotelaria é um conjunto de estratégias utilizadas para promover hotéis e outros meios de hospedagem, com o objetivo de valorizar a sua marca, fidelizar hóspedes e aumentar as reservas diretas, de forma online e offline.
Por que o marketing digital para hotelaria é tão importante?
Em um mundo onde o número de usuários de internet cresce diariamente, é importante que os estabelecimentos hoteleiros estejam presentes online para alcançar e chamar a atenção desse grande público.
De acordo com o IBGE, em 2022, 93,4% dos brasileiros utilizavam a internet todos os dias. Isso representa mais de 180 milhões de pessoas conectadas, um aumento significativo em relação a 2017.
No mercado de turismo, a importância do online é ainda mais evidente. Dados da Managing Partner da Mapie mostram que quase 100% dos viajantes pesquisam online antes de realizar uma viagem, mesmo que a compra final seja feita offline.
A Expedia Group revelou que, no Brasil, os sites de busca como Google e buscadores de hotéis como Expedia, Decolar.com e Booking.com são as ferramentas preferidas para pesquisar hospedagem.
Uma pesquisa entrevistou 2.070 internautas brasileiros e revelou que, ao planejar uma viagem, 64% das pessoas utilizam o Google, 48% recorrem a sites e blogs de viagens, e 45% buscam informações no Instagram.
Além disso, 44% dos entrevistados já compraram passagens aéreas em sites com milhas, embora 41% tenham enfrentado problemas com esse tipo de serviço.
Esses números demonstram que a presença online é indispensável para o sucesso e a sobrevivência dos profissionais da hotelaria, sendo um meio poderoso para pequenas e médias hospedagens independentes.
Com as ferramentas e as estratégias de conversão adequadas para reservas, seu hotel pode não só “sobreviver”, mas também aumentar os seus resultados e prosperar!
Diferença entre marketing hoteleiro e marketing digital hoteleiro
O marketing hoteleiro envolve todas as estratégias para divulgar seu meio de hospedagem, aumentar reservas e reter clientes. Já o marketing digital hoteleiro é uma parte dessas estratégias, trabalhadas no meio online, como redes sociais e sites.
É importante entender que os dois conceitos não são sinônimos.
Antes de investir no digital, é preciso pensar no marketing do negócio como um todo. Assim, alguns conceitos que precisam estar bem definidos para melhorar os resultados são:
- Público-alvo;
- Posicionamento de mercado;
- Atributos de valor;
- Estratégia de preço;
- Diferenciais competitivos;
- Objetivos quantitativos e qualitativos;
- Orçamento.
Então, sugiro que você tire um tempinho na sua rotina para pensar sobre esses pontos antes de investir todas as suas fichas em qualquer canal de comunicação, seja ele digital ou não. Fazendo isso, você aumentará muito as suas chances de conquistar bons resultados!
Agora, vamos à parte prática: entenda como aplicar as melhores práticas de marketing digital para seu meio de hospedagem!
11 ferramentas de marketing digital hoteleiro que vão te ajudar a conseguir mais reservas
Se você está buscando maneiras de aumentar as reservas do seu hotel, o Marketing Digital pode ser o seu grande aliado. Veja quais são as principais ferramentas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo:
- Site;
- Redes Sociais;
- YouTube;
- Perfil da Empresa no Google;
- RD Station;
- Meta Ads;
- Google Ads;
- Google Analytics;
- Google Hotéis;
- ChatGPT;
- WhatsApp Business.
A seguir, explicarei em detalhes cada uma delas para que você possa aproveitar ao máximo suas funcionalidades.
1. Site
Ter um site bem estruturado é indispensável para alcançar bons resultados com marketing digital para hotelaria. Um bom site atrai tráfego orgânico através de estratégias de SEO para hotéis e potencializa o retorno sobre investimentos em tráfego pago, como anúncios no Google Ads, por exemplo.
Além disso, com um site próprio, você tem controle total sobre a experiência do usuário, desde a apresentação das acomodações até o processo de reserva, o que pode aumentar significativamente a taxa de conversão.
Outro ponto positivo é que a otimização de sites para hotéis reduz a dependência de agências online de viagens (OTAs) para conseguir reservas. Isso significa que você pode economizar nas comissões pagas a essas plataformas e, ao mesmo tempo, construir um relacionamento mais direto e personalizado com seus hóspedes.
Dica prática: atente-se ao SEO do seu site!
Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia que utiliza técnicas de otimização para seu site ser encontrado e bem rankeado pelas ferramentas de busca.
Geralmente, quando é feita uma pesquisa no Google, os primeiros resultados são links patrocinados (anúncios), e em seguida são apresentados os resultados orgânicos, ou seja, aqueles links que o Google entendeu que são os mais relevantes para a audiência.O trabalho de SEO busca exatamente isso, fazer com que o site do seu hotel ou pousada apareça nas buscas por palavras-chave relevantes para o seu meio de hospedagem, sem que você fique dependente do tráfego pago para isso.
O algoritmo do Google analisa muitos critérios para rankear um site de acordo com a pesquisa de determinada palavra-chave. Veja algumas dicas práticas importantes para isso:
- Colocar a palavra-chave no título e na URL do conteúdo;
- Usar a palavra-chave principal e outras relacionadas à pesquisa principal ao longo do texto;
- Deixar a URL mais direta;
- Deixar o texto escaneável, ou seja, de fácil leitura (com o uso de bullet points, negrito em palavras estratégicas e listas numeradas);
- Melhorar a velocidade de carregamento da página;
- Manter o layout da página adequado para diversos dispositivos;
- Criar conteúdos relevantes para o público-alvo;
- Usar a estratégia de link building e backlinks.
2. Redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para o setor de hotelaria, que ajudam a atrair novos hóspedes, manter o relacionamento com clientes e divulgar campanhas.
Então, um post “bem bonito” do seu hotel no Instagram e muitos “likes” não é o mais relevante. Nosso objetivo aqui é pensar nas redes sociais de forma estratégica!
Você sabia que um levantamento da da Comscore revelou que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo? Isso significa que aproximadamente 131,5 milhões de pessoas do nosso país estão por lá!
Assim, ter o seu negócio presente nesses meios não é só uma vantagem, mas uma necessidade para alcançar potenciais hóspedes e fechar reservas.
Fazer uma boa gestão de redes sociais significa divulgar suas ofertas, compartilhar experiências e interagir diretamente com seu público-alvo, criando uma conexão mais pessoal.
Hoje, as principais redes usadas pelos brasileiros são:
Se você sentiu falta do WhatsApp nessa lista, não se preocupe: vou falar sobre ele mais adiante!
Dica prática: escolha as redes sociais de forma estratégica
Antes de tudo, preciso te falar que o primeiro erro a ser evitado é querer estar em todas as redes ao mesmo tempo! Ou então aderir a qualquer nova rede que se apresenta no mercado.
Escolha quais são as mais relevantes para o seu negócio e, principalmente, quais você conseguirá dar atenção, gerar conteúdo de qualidade e com constância. Isso é o mais importante!
Minhas principais recomendações são:
- Escolha as redes sociais que seu público-alvo utiliza;
- Crie um bom relacionamento por lá, compartilhando conteúdo de valor e que tenha boa qualidade audiovisual;
- Comece com uma rede mais engajada e que seja fácil de usar, como o Instagram, e depois utilize outras, caso seja estratégico;
- O Tik Tok também merece uma atenção especial pelo seu forte crescimento no Brasil;
- Defina a linguagem, abordagem, e periodicidade de uso. Lembre-se de alinhá-las com seu posicionamento de mercado;
- Não se esqueça de medir os resultados, acompanhando os dados disponibilizados pelas ferramentas;
- Lembre-se: o objetivo do seu negócio é vender! Por isso, é importante gerar leads, solicitações de orçamentos, ligações, vendas no seu site, E NÃO APENAS LIKES E SEGUIDORES;
- Qualidade de seguidores é melhor que quantidade de seguidores.
Baixe gratuitamente um modelo de calendário de posts para redes sociais. Basta clicar no botão abaixo:
3. YouTube
Primeiramente, vale lembrar que o Youtube é o segundo maior buscador na internet, perdendo apenas para o Google, sendo que o Youtube também pertence ao Google.
E qual é o tipo de mídia dessa rede? Pois é, como você deve saber, são vídeos!
Só isso já seria suficiente para seu hotel ou pousada explorar um pouco mais a produção audiovisual. Mas não para por aí.
O que não falta hoje na internet é conteúdo, por isso, não basta só produzir vídeos, é necessário criar e compartilhar um ótimo conteúdo, que se destaque em meio aos demais.
Ou seja, um conteúdo criativo, dinâmico e relevante.
E é fato! Cada vez mais os usuários de internet estão consumindo conteúdo em vídeo.
Conforme a State of Video Marketing, cerca de 95% dos usuários assistem um vídeo para conhecer mais um determinado serviço ou produto e 68% deles são convencidos a comprar após assistirem um vídeo.
Ou seja, motivos não faltam. E é por isso que essa faz parte de uma boa estratégia de marketing digital para hotéis e pousadas.
Então, confira as dicas para você começar a produzir vídeos para seu hotel e pousada.
- Atente-se à duração e ao formato do vídeo. Isso depende da plataforma e do objetivo;
- Mantenha a qualidade de imagem e áudio;
- Utilize vídeos nas redes sociais (feitos por um celular mesmo), para mostrar as paisagens da região, comodidades do hotel e serviços;
- Contrate uma empresa especializada para a produção de vídeos institucionais e promocionais.
4. Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio)
O Perfil da Empresa no Google, anteriormente conhecido como Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita que ajuda negócios locais a se conectarem com seus clientes.
Sempre que alguém faz uma pesquisa por um comércio ou serviço local, como um restaurante ou hotel, parte dos resultados exibidos vem dessa ferramenta.
Em 2022, o aplicativo Google Meu Negócio foi descontinuado, e agora os empresários podem administrar o perfil diretamente no Google Maps ou na Pesquisa Google.
Essa mudança foi pensada para facilitar a gestão de perfis, especialmente para empresas com filiais. Apesar da mudança de nome e formato, os benefícios da ferramenta permanecem os mesmos:
- Auxilia a estratégia de SEO;
- Melhora a presença digital e a visibilidade;
- Oferece informações atualizadas para o Google e para os viajantes;
- É possível enviar mensagens direto na pesquisa no Google;
- Aumenta a confiança dos clientes e melhora a gestão de reputação online do seu meio de hospedagem.
Quando alguém pesquisa por meios de hospedagem no Google, boa parte das informações exibidas vem do Perfil da Empresa no Google. Isso inclui detalhes importantes que ajudam os potenciais hóspedes a tomar decisões informadas, como avaliações, fotos e descrições do hotel.
Portanto, manter um perfil atualizado e bem gerenciado ajuda a atrair mais hóspedes e melhorar a reputação do seu estabelecimento.
5. RD Station para marketing digital hoteleiro
RD Station é uma ferramenta poderosa para gerenciar e otimizar suas estratégias de automação e nutrição de leads, que é uma parte super importante do Marketing Digital para hotelaria. Para hotéis e pousadas, ela oferece uma série de funcionalidades que ajudam a atrair, converter e fidelizar hóspedes, como por exemplo:
- Criação de landing pages e formulários;
- Utilização de pop-ups;
- Nutrição de leads e envio de campanhas;
- Automação de marketing;
- Análise de resultados através de relatórios;
- E-mail marketing.
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que pode (e deve) ser utilizada pelos hotéis e pousadas para vender melhor e se relacionar de forma mais próxima com seus clientes fixos e potenciais.
De acordo com a pesquisa da Marketing Sherpa, 72% dos consumidores preferem o e-mail para receber informações e promoções das empresas.
Abaixo, listo algumas dicas importantes:
- Planeje e crie um calendário de envios de e-mails;
- Mantenha a periodicidade;
- Evite enviar e-mails em excesso;
- Use ferramentas de disparos de e-mail marketing (como o RD Station ou outra);
- Segmente sua base de contatos para enviar mensagens mais relevantes;
- Não compre listas de e-mails;
- Ofereça promoções exclusivas para os clientes da sua base de contatos;
- Evite fazer SPAM;
- Envie um e-mail para seus hóspedes poucos dias antes do check-in com informações úteis sobre a cidade e orientações do hotel.
6. Meta Ads
Uma boa estratégia de marketing digital para hotelaria deve incluir anúncios online. Com bilhões de usuários ativos diariamente, algumas redes sociais oferecem uma oportunidade única para alcançar seu público-alvo de maneira direta e envolvente.
É aqui que entra o Meta Ads, a plataforma de anúncios do Facebook que também abrange o Instagram e outras propriedades do Meta, e permite que você crie campanhas pagas mais direcionadas.
Veja o que você pode fazer com Meta Ads:
- Aumentar o reconhecimento da marca e dos seus perfis no Facebook e Instagram;
- Gerar tráfego para seu site ou número de WhatsApp;
- Divulgar campanhas e promoções para públicos específicos;
- Gerar leads através da divulgação de materiais do seu meio de hospedagem e outras oportunidades que permitam coletar contatos;
- Aumentar conversões em reservas.
Com ele você pode segmentar o público utilizando critérios como localização, interesses e comportamentos. Isso garante que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas certas, no momento certo, aumentando suas chances de sucesso.
7. Google Ads
Google Ads é uma plataforma do Google, onde empresas, como a sua, podem exibir campanhas, na forma de anúncios pagos, nos resultados das pesquisas, em sites parceiros e em outras propriedades do Google, como YouTube e Gmail.
Vale dizer que, ao contrário do que muitos pensam, Marketing Digital não é totalmente gratuito. Embora tenha um excelente custo-benefício quando comparado às mídias tradicionais, ainda é necessário investir para crescer nesse meio.
Os anúncios no Google para hotéis são exibidos de várias formas, mas os mais comuns são os links patrocinados que aparecem nos resultados de busca.
Quando um usuário pesquisa por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, seu anúncio pode aparecer no topo ou no final da página, dependendo do valor e da relevância do anúncio.
Alguns tipos de campanhas do Google Ads são:
- Campanhas de rede de pesquisa;
- Campanhas de rede de display;
- Campanhas de vídeo;
- Campanhas de shopping;
- Campanhas de Perfomance Max;
- Campanhas de Hotel Ads;
- Campanhas de aplicativos.
8. Google Analytics
Uma das grandes vantagens do marketing digital é justamente a mensuração, ou seja, a capacidade de medir de forma mais assertiva os resultados.
É aquela famosa frase do Peter Drucker: “o que você não pode medir, não pode gerenciar”.
E o Google Analytics é uma ferramenta base para qualquer estratégia de marketing digital, que permite o acesso e a análise detalhada de dados sobre o comportamento dos usuários em seu site.
Recentemente, houve uma grande atualização para o Google Analytics 4 (GA4), que trouxe mudanças significativas, como uma visão mais completa e integrada do ciclo de vida do cliente, utilizando inteligência artificial para fornecer insights mais profundos.
Com o Google Analytics, você pode acompanhar o desempenho das estratégias de vários canais, especialmente do seu site.
Além disso, é possível monitorar o desempenho de vendas do seu motor de reservas, a proporção de tráfego e vendas por canal, e muitas outras coisas. Ou seja, é uma excelente ferramenta de análise para todos nós hoteleiros!
Importante: entenda como usar o Google Analytics 4
O Google Analytics 4 é uma ferramenta mais conhecida e utilizada de captura e análise de dados de sites e aplicativos.
Com ela você consegue saber de onde está vindo o tráfego do seu site como: a região, de quais canais (orgânico, links patrocinados, e-mail, sites parceiros, redes sociais, etc), o número de acessos no site, o tempo de permanência, as páginas mais acessadas, conversões e muito mais!
Confira alguns recursos da ferramenta:
- Definir eventos personalizados, com base em suas necessidades de análise;
- Configurar metas com base nos eventos que vai mapear na página;
- Coletar informações sobre o comportamento do usuário em diferentes dispositivos;
- Realizar análise multiplataforma com a integração de dados de sites e aplicativos;
- Acompanhar as métricas do site, na aba fluxo de dados;
- Integrar com o Google Ads para um monitoramento completo da jornada do usuário e sobre a performance das campanhas pagas;
- Novas métricas com KPIs de marketing, como sessões engajadas, tempo médio de engajamento, sessões engajadas por usuário e taxa de engajamento.
É interessante consultar um especialista para entender como utilizar e fazer as primeiras análises, ok?
9. Google Hotéis
Quando se fala em marketing digital para hotelaria não tem como deixar de fora o Google Hotéis. Com o sucesso das OTAs e de outros metasearchs de sucesso como Tripadvisor e Trivago, obviamente o Google não ia ficar para trás.
A ferramenta de busca de meios de hospedagens do Google é o Google Hotel Search, criada especialmente para visitantes encontrarem diferentes opções de hospedagem ao redor do mundo.
Dito isso, é até redundância reforçar que seu hotel ou pousada precisa estar presente e de forma adequada no Google Hotéis.
Ele é, sem dúvidas, um ótimo recurso para planejamento de viagens, pois possibilita que os clientes:
- Pesquisem hotéis, hostels, pousadas, albergues, diretamente no Google, que é uma ferramenta que muitos já estão habituados;
- Comparem preços em um só lugar, o que economiza tempo e esforço;
- Façam reservas via Google, sem passar por agências online;
Para o seu hotel, hostel ou pousada, os benefícios são:
- Cadastrar informações atualizadas do hotel;
- Incluir fotos dos quartos e dos ambientes;
- Informar valores das diárias e realizar venda direta;
- Mostrar a localização no Google Maps;
- Descrever atrações próximas;
- Receber avaliações, comentários e fotos dos hóspedes.
Outra vantagem é que há opção de contratar o Google Hotel Ads, o que possibilita que você anuncie seu meio de hospedagem dentro do Google Hotéis e melhore o posicionamento da marca.
Isso permite que o viajante veja os preços do seu motor de reservas e clique para efetuar a reserva diretamente com seu hotel ou pousada.
10. Marketing digital para hotelaria + ChatGPT
Você já deve ter ouvido falar no ChatGPT. Mas sabe como ele pode te ajudar no marketing digital para hotelaria?
Imagine ter um assistente virtual que está sempre pronto para ajudar, seja para responder perguntas, gerar ideias ou até mesmo criar conteúdos para engajamento nas redes sociais, site, e-mail marketing, blog e outros.
É uma ferramenta versátil que pode ser usada para diversas finalidades, desde atendimento ao cliente até suporte em tarefas do dia a dia.
Atualmente, qualquer usuário pode experimentar a versão mais avançada, o GPT-4, por um número limitado de vezes. Isso é perfeito para quem usa pouco, pois permite aproveitar a tecnologia sem precisar de um compromisso de pagamento contínuo.
Confira outras aplicações possíveis do ChatGPT:
- Criação de textos de anúncios para internet;
- Atendimento automático por chatbot para resolver dúvidas de clientes (disponível de forma paga);
- Serviço de concierge de hotel multilíngue 24 horas por dia;
- Criação e sugestão de melhorias em textos e copies.
Mas, como nem tudo são flores, é preciso tomar alguns cuidados:
- Não confie cegamente na ferramenta, mas use-a como suporte, inclusive para revisão e curadoria de assuntos;
- As informações podem conter erros e generalizações inadequadas;
- A qualidade das respostas está diretamente ligada à qualidade das perguntas.
11. WhatsApp Business
Imagine poder conversar com seus hóspedes e potenciais clientes de forma rápida e direta, como se estivesse trocando mensagens com um amigo. É exatamente isso que o WhatsApp Business oferece!
Essa é uma ferramenta coringa para quem trabalha com hotelaria e quer estreitar laços com os clientes.
Com ele, você pode criar um perfil comercial completo, apresentar as comodidades que o seu hotel oferece, responder dúvidas rapidamente, fazer reservas e enviar mensagens automáticas para perguntas frequentes.
Tudo isso facilita o contato e torna a experiência do cliente mais agradável!
Além disso, você pode enviar mensagens personalizadas para lembrar sobre reservas, oferecer promoções exclusivas e pedir feedback.
Assim, cada interação se torna uma oportunidade de se aproximar e, consequentemente, fidelizar seus hóspedes!
Passo a passo para criar um plano de marketing digital para hotéis e pousadas
Agora que você já conhece as principais estratégias e ferramentas de marketing digital para meios de hospedagem, é hora de criar o planejamento.
Um grande erro é executar as ações sem ter um plano previamente elaborado. Sem ele, as iniciativas de marketing podem ser esquecidas e tudo ir por água abaixo!
Um plano bem pensado poupa os hoteleiros de estresse desnecessário e tempo perdido ao longo do ano, além de deixar claro o que precisa ser feito, especialmente em altas temporadas, em que a procura é alta e o tempo é curto!
No caso de pequenos e médios meios de hospedagem, esse plano não precisa ser muito extenso e detalhado para não ficar muito burocrático e acabar não sendo usado.
Confira os principais pontos para incluir no seu planejamento de marketing digital.
1. Defina o público-alvo
Determine e documente o público-alvo do seu meio de hospedagem. É necessário saber para quem toda a estratégia e comunicação será criada e direcionada.
Após determinar o público-alvo, aproveite e já defina a “buyer persona”, ou seja, um personagem fictício que personifica o público-alvo do hotel.
Pode ser que o negócio possua mais de uma “buyer persona”, porém, não é recomendado que tenha muitas.
Todos os conteúdos, independente da plataforma ou formato, devem ser pensados para atender as personas, suas dores, desejos e expectativas.
2. Escolha o posicionamento de mercado
O posicionamento de mercado é a estratégia que uma empresa utiliza para diferenciar seus produtos ou serviços na mente dos consumidores, destacando-se da concorrência. Isso envolve a criação de uma identidade que influencia a percepção e as escolhas dos consumidores.
Para entender e definir melhor o conceito, é necessário realizar uma análise do mercado, identificar as necessidades e desejos do público-alvo, e avaliar a concorrência na sua região.
Através dessas informações, você pode desenvolver uma proposta que atenda às expectativas do seu público-alvo.
Um exemplo prático é a marca brasileira Havaianas. O posicionamento de mercado é claro: ela é vista como uma marca de chinelos que combina estilo, conforto e acessibilidade.
A empresa conseguiu transformar um produto simples em um item de moda desejado, utilizando campanhas publicitárias criativas e parcerias com designers, influenciadores, celebridades e grandes marcas mundiais, como a Dolce&Gabbana.
Mas você não precisa ir tão longe! Pense em quais são as lacunas do mercado hoteleiro da sua região e como você pode supri-las. Assim, você entenderá como se posicionar no mercado usando técnicas de marketing digital para hotelaria!
3. Identifique suas vantagens competitivas
O que diferencia sua hospedagem das demais? Quais são as características do seu hotel em relação à concorrência? Por que um hóspede deveria escolher você?
Essas são as vantagens competitivas! Elas devem ser exploradas em todo o processo de comunicação e vendas, especialmente no ambiente online.
Determine quais são para incluir no seu planejamento peças e textos que as reforcem. É importante destacar seus pontos fortes, quais seus recursos e benefícios que atrairão os hóspedes para fechar com você.
4. Defina objetivos, metas e indicadores
Os objetivos são o que se deseja alcançar a curto, médio e longo prazo, representando a visão geral e o propósito de uma estratégia, já as metas são os passos que levarão ao objetivo, são mais específicas, mensuráveis e com prazos definidos.
Indicadores, por sua vez, são formas de medir se você está alcançando suas metas. É uma métrica que pode ser números, porcentagens ou qualquer outra forma que ajude a acompanhar o desempenho.
Definir esses três é importante para garantir o alinhamento com a estratégia de um negócio. Isso proporciona clareza sobre o que deve ser alcançado, facilitando a tomada de decisões.
Para um meio de hospedagem, você pode usar alguns desses indicadores:
- Faturamento geral;
- Faturamento por produto/serviço;
- ROI (retorno sobre investimento);
- Taxa de ocupação;
- Diária média;
- RevPar;
- Lucro e Lucratividade;
- Metas específicas para canais digitais (tráfego do site, canais de aquisição do tráfego, taxa de conversão, ROI sobre as campanhas, número de seguidores, número de inscritos no canal do YouTube, entre outros).
5. Estabeleça o orçamento para cada objetivo
Se você tem uma meta para atingir, você precisa definir também o quanto do orçamento disponível é necessário para usar para atingir essa meta.
Por isso, inclua no planejamento o valor reservado para as ações de marketing digital.
Vale lembrar que cada empresa adapta sua verba às suas necessidades e faturamento.
No Brasil, os investimentos em publicidade são cada vez maiores. Só no ano passado, para você ter uma ideia, movimentou cerca de R$ 74 bilhões. Seu hotel não pode ficar fora desse mercado, certo?
Seu orçamento deve andar junto com o plano de marketing, uma vez que ele também é baseado no valor disponível.
Dica bônus: aplique conhecimentos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo!
Aplicar conhecimentos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é importante para o sucesso do seu hotel nos meios digitais.
O Marketing de Conteúdo envolve a criação de postagens frequentes e relevantes para o público-alvo, utilizando blogs, redes sociais e vídeos, por exemplo.
É isso que vai ajudar você a construir uma boa imagem online e a se posicionar como um meio de hospedagem preocupado com o bem-estar dos hóspedes. Para isso, usar técnicas de SEO, planejamento de publicações e a escolha de temas de interesse dos clientes contribuem muito para essa estratégia.
O Inbound Marketing, por outro lado, é um conceito mais amplo, que foca em atrair clientes através da produção de conteúdo de qualidade, que faz com que os viajantes encontrem seu hotel ou pousada quando necessitarem de hospedagem.
É a aplicação daquele poema do Mário Quintana:
“O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar,
não quem você estava procurando,
mas quem estava procurando por você!”
O foco é desenvolver estratégias, que envolvem sim o Marketing de Conteúdo, mas não somente, para atrair potenciais hóspedes, ao invés de precisar fazer prospecção e vendas ativas.
Para aplicar essas estratégias, é importante definir o público-alvo, criar um planejamento de publicações, investir em um blog e utilizar técnicas de SEO, sem deixar de lado a análise de dados, que ajudará a melhorar continuamente as estratégias.
Agora é hora de colocar a mão na massa!
Essas foram algumas das estratégias de Marketing digital para hotelaria que, se bem aplicadas e combinadas, podem melhorar o posicionamento e imagem do seu hotel, pousada ou hostel na internet.
Por consequência, aumentar as vendas de diárias e serviços complementares, afinal, o resultado é o que todo hoteleiro busca!
Por isso, não esqueça de ter bem definido os fundamentos e estratégias de Marketing do negócio.
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