Você já parou para pensar em como fazer um orçamento anual para hotel pode transformar para melhor a gestão do seu meio de hospedagem? Esse documento ajuda a organizar todas as receitas, despesas, custos e investimentos que você vai enfrentar ao longo do ano.
E, acredite, um planejamento financeiro para hotéis geralmente é o que falta para que hoteleiros cresçam suas operações de forma saudável!
Houve um tempo em que os pequenos e médios meios de hospedagem no Brasil eram geridos de maneira mais intuitiva. E, olha, alguns até se saíram bem! Mas, com as mudanças rápidas do mercado, a competição ficou acirrada.
Hoje, não dá mais para deixar tudo na sorte. É aí que entra a importância de ter um orçamento bem-feito.
Por isso, neste artigo, vou desvendar as etapas para criar um orçamento que ajude a controlar os custos operacionais de hospedagem e até mesmo aumentar sua margem de lucro na hotelaria.
Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe a leitura!
O que você vai ver nesse artigo:
Por que ter um orçamento anual para seu hotel ou pousada?
Um dos principais benefícios é a direção estratégica que o documento oferece, pois você pode estabelecer metas de faturamento e despesas, e dividir tudo por departamento.
Mas você sabe que ter um orçamento anual para hotel não é uma exclusividade dos grandes estabelecimentos, certo? Muitos pequenos e médios hotéis acreditam que essa ferramenta é desnecessária para eles, mas essa visão está bem longe da realidade. Isso pode ser um divisor de águas para o seu negócio!
O orçamento facilita identificar onde é possível aumentar receitas ou cortar custos. E não precisa ser nada complicado: o importante é que seja prático e viável tanto para elaborar quanto para executar.
E não se esqueça da análise dos resultados. Com um orçamento mensal, você pode comparar o que planejou com o que realmente aconteceu. É o clássico “comparar o orçado com o realizado”. Já ouviu essa expressão antes?
Se, por exemplo, você estipulou gastar R$ 200 mil com mão de obra em janeiro, mas o gasto real foi de R$ 300 mil, isso é um sinal de alerta. Essa análise permite corrigir o rumo ao longo do ano e tomar decisões mais embasadas.
Além disso, o orçamento anual para hotel serve como uma ferramenta de alinhamento para toda a equipe. O RH, por exemplo, precisa saber quanto pode gastar, enquanto o setor comercial deve estar ciente das metas de vendas — que são baseadas na meta de faturamento prevista — e dos limites de custos.

Como elaborar um orçamento anual para hotel e pousada?
Uma coisa precisa ficar clara: ter um orçamento anual para hotel e pousada é básico para a gestão de qualquer negócio. Sem ele, fica difícil medir o desempenho do seu meio de hospedagem.
Além disso, o orçamento serve como um orientador e motivador para todas as equipes. Apresente mensalmente as metas para cada período, isso servirá como um “alvo”, um objetivo a ser atingido por eles.
Para criar seu orçamento, 4 critérios são importantes:
- Histórico;
- Lucratividade e lucro desejados;
- Rentabilidade;
- Mercado.
Vou explicar como considerar cada um deles a seguir.
Qual o histórico do hotel?
Se o seu hotel já possui os números do último ano, utilize esses dados como base para identificar oportunidades de melhoria e crescimento.
Por exemplo: se janeiro teve alta ocupação, mas a margem de lucro ficou baixa por causa dos custos operacionais, que tal negociar com fornecedores para reduzir as despesas nesse período?
Ou, se viu que junho teve baixa ocupação, o histórico pode ajudar a planejar estratégias de marketing mais certeiras, como criar pacotes promocionais ou eventos temáticos no período, o que pode influenciar o orçamento disponibilizado para a área nessa época.
Quais são os custos fixos de um hotel?
Quando eu falo sobre os custos fixos de hotel, estou me referindo àquelas despesas que não mudam, independentemente de quantos hóspedes você tem. Por exemplo:
- Salários e encargos trabalhistas: o pagamento mensal da equipe, incluindo benefícios e impostos;
- Aluguel ou financiamento: se o espaço não é seu, o valor do aluguel ou as parcelas do financiamento entram aqui;
- Manutenção: gastos com reparos preventivos e conservação das instalações e equipamentos;
- Impostos anuais: tributos como IPTU e ISS, independentemente da receita;
- Serviços: internet e outros, que têm valores fixos mensais.
Qual é a margem de lucro de um hotel?
A margem de lucro é um indicador hoteleiro que ajuda a descobrir como seu hotel está se saindo financeiramente. Para calcular, divida o lucro líquido pela receita total e multiplique por 100.
Por exemplo: se você teve R$ 1.000.000 em receita e R$ 200.000 de lucro, sua margem será de 20%.
Na hotelaria, uma margem saudável varia entre 10% e 30%. Um hotel boutique em uma área turística pode ter margens mais altas, enquanto um hotel mais econômico pode operar com margens menores, mas compensar com mais hóspedes.
Assim, com o orçamento de receita em mãos, você pode estabelecer uma meta de lucratividade. Depois, é só ajustar as despesas para atingir esses objetivos.
Isso é parte de um bom planejamento estratégico e gestão por resultados na hotelaria, que ajuda a garantir que você mantenha a rentabilidade do seu negócio.
Qual a rentabilidade esperada?
Avalie o valor do seu negócio e defina a rentabilidade que deseja alcançar.
Por exemplo: se você vendesse seu hotel e aplicasse todo o dinheiro, seria mais vantajoso obter rendimentos com esse investimento ou continuar lucrando com a operação do hotel?
Como está o mercado?
Os critérios que comentei são básicos para determinar os resultados que você deseja, mas é o mercado que realmente valida essas metas.
Por isso, fique de olho nos fatores externos que podem impactar a sua empresa, como a concorrência, as tendências de turismo e as mudanças na economia.
Esses aspectos influenciam a demanda e podem afetar suas estratégias de preços. Atente-se a essas variáveis para ajustar seu planejamento e tomar decisões melhores.

4 dicas para criar o orçamento anual para hotéis e pousadas
Agora que você já entendeu a importância do orçamento para a gestão do seu hotel e os principais critérios a serem considerados, vamos às dicas práticas.
Mas antes, vale lembrar que essas são ações que funcionaram na prática. Por isso, adapte-as à realidade do seu meio de hospedagem.
Anote todas as receitas
Lembrando do primeiro critério, que é o histórico, comece determinando o faturamento que você deseja para cada mês. A soma desses valores vai te dar o faturamento anual.
Se o seu hotel conta com um sistema de gestão (PMS), use isso para acessar os dados históricos.
E não se esqueça, caso tenha outras fontes de receita além das diárias, é importante separá-las.
Veja um exemplo de como organizar o orçamento de receitas operacionais mês a mês, por fonte de receita:
- Diárias (taxa de ocupação desejada x diária média desejada);
- Restaurante;
- Minibar;
- Eventos;
- Diversos (passeios, comissões, traslados, kits, souvenirs, extras etc.).
Anote todas as despesas
Quando falamos de orçamento anual para hotel e pousada, é igualmente importante orçar o faturamento e as despesas. Então, vamos começar pelas despesas operacionais, que são aquelas relacionadas à operação do seu meio de hospedagem.
Aqui, é interessante dividir as despesas operacionais em setores e, depois, em subsetores para facilitar a organização. Veja alguns exemplos:
- Mão de obra: subsetores como salários, FGTS, 13º, férias e extras;
- Insumos: subsetores como material de limpeza, material de escritório, alimentos e bebidas, reposição e manutenção;
- Terceiros fixos: subsetores como sistema, aluguel do imóvel e serviços mensais com valores fixos;
- Serviços: subsetores como água, energia elétrica, gás, internet e telefone.
Esses são alguns exemplos somente para ilustrar. Cada negócio deve adaptar os setores e subsetores do orçamento de acordo com sua realidade e necessidades.
Além disso, não se esqueça de considerar imprevistos. Por isso, atualize o orçamento regularmente para acompanhar as mudanças, compare o orçado com o realizado e garanta que você esteja sempre cumprindo com suas metas.
E, claro, alinhar o orçamento com suas estratégias de marketing hoteleiro pode ajudar a aumentar ainda mais a receita anual de hotéis e a rentabilidade do seu negócio.
Agrupe as despesas no faturamento
Algumas despesas precisam ser indexadas ao faturamento. Por exemplo: ao definir o orçamento de mão de obra, você deve considerar o estilo e a proposta de valor do seu hotel, se precisa de muitos ou poucos colaboradores, a sazonalidade e os diferentes setores.
Mas não adianta olhar apenas para esses fatores e depois perceber que a despesa de mão de obra representa 50% do faturamento. Por isso, relacione algumas despesas. Veja alguns exemplos:
- Mão de obra: entre 18% e 23% do faturamento, considerando que esse número pode variar conforme o estilo do hotel, a demanda e o mercado;
- Material de limpeza: de R$ 0,30 a R$ 0,50 por hóspede. Isso pode mudar de acordo com o tipo de quarto;
- Marketing: de 3% a 5% do faturamento para as ações de marketing do hotel;
- Amenidades: de R$ 0,30 a R$ 0,60 por hóspede. Esse valor também varia conforme o estilo e a proposta de valor do hotel;
- AeB: entre 25% e 30% da receita do setor de AeB do meio de hospedagem.
E lembre-se de monitorar as variáveis, pois elas podem impactar diretamente seu cálculo de diária para hotéis.
Não esqueça das despesas não operacionais no orçamento anual do hotel
Vamos chamar de “despesas não operacionais” todos os valores a pagar que não estão diretamente ligados à operação do hotel, mesmo que contabilmente não sejam considerados despesas. Alguns exemplos são:
- Investimento: reserve uma porcentagem do lucro do ano anterior para fazer melhorias no seu hotel ou pousada;
- Dividendos: separe uma parte do lucro do ano anterior para a retirada dos sócios;
- Ações judiciais: destine uma verba para possíveis ações judiciais, como custos, multas e indenizações.
Na hora de elaborar seu orçamento geral, não faça sozinho!
Convide pessoas de diferentes setores, como administrativo, marketing e operacional, além de colaboradores que conhecem bem o seu negócio.
Juntar essa galera toda para uma conversa e traçar um orçamento anual para hotel juntos é super importante! Cada um pode trazer suas experiências e ideias, além de ajudar a montar um planejamento que realmente faça sentido para o hotel.
E envolver a equipe cria um clima de colaboração, o que pode facilitar a implementação das estratégias que vocês definirem.
Além disso, para te ajudar a organizar o orçamento mensal para pousadas, acompanhar as despesas e ver onde é possível economizar, dando visibilidade a todos os envolvidos, você pode usar planilhas ou softwares de gestão — ambos facilitam o acompanhamento das finanças.

Conclusão
Espero que este artigo te ajude a dar o primeiro passo para fazer o orçamento anual para seu hotel ou pousada com mais segurança e tranquilidade.
Lembre-se que essa iniciativa é importantíssima para a gestão e o crescimento sustentável do seu negócio. Ela ajuda a controlar as despesas e a definir um tarifário de hotéis que faça sentido para o seu público.
Ao aplicar as estratégias de rentabilidade hoteleira que eu trouxe, você vai enfrentar os desafios do setor com mais preparo e, consequentemente, melhorar seus resultados.
E se você quer se aprofundar ainda mais nesse assunto, melhorar suas ações de marketing, gerenciamento e receber dicas especializadas, de hoteleiro para hoteleiro, não deixe de conferir os serviços da Hotel Academy.
Perguntas frequentes
Confira, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre orçamento anual para hotel.
O que deve constar no orçamento anual de um hotel?
Um orçamento anual de hotel deve incluir os custos operacionais, os salários, impostos, encargos, gastos com estratégias de marketing, manutenção e investimentos em melhorias e tecnologia.
Como calcular o custo de hospedagem?
Para esse cálculo, considere despesas fixas e variáveis do estabelecimento, como utilidades, serviços, salários, manutenção e limpeza, e divida pelo número de diárias disponíveis.
Como fazer cálculo de diária?
Para calcular a diária, some todos os custos operacionais diários do hotel, divida pelo número de quartos disponíveis e adicione a margem de lucro desejada.
Como fazer um tarifário?
Para fazer um tarifário de hotéis, analise a concorrência, sazonalidade, custos internos e demanda para definir faixas de preço competitivas e atrativas.