Definir o orçamento de marketing para hotel ou pousada é uma etapa fundamental para o sucesso do marketing estratégico na hotelaria.
Uma coisa muito comum em pequenos e médios hotéis e pousadas são os gastos com marketing e comercial sem controle e planejamento.
Ou seja, o hoteleiro que tem a rotina bem agitada (eu sei bem como é), acaba definindo as ações de marketing e comercial de acordo com as datas e oportunidades que vão aparecendo.
A questão é que o planejamento é fundamental ,e saber quanto se pode gastar também.
Sem a definição prévia do orçamento de marketing, você pode acabar gastando a mais ou a menos, e as duas situações não são boas.
Aliás, fica aqui a reflexão: Gastar com marketing tem um custo, não gastar com marketing tem um custo ainda maior.
Quanto gastar com marketing para hotéis e pousadas?
Antes de mais nada, cabe aqui um esclarecimento. É sempre importante diferenciar as áreas de marketing e comercial.
Embora os dois setores se conversem e trabalhem muito próximos, ainda assim são setores diferentes.
Em empresas maiores, geralmente esses dois setores têm orçamentos individuais.
Porém, para pequenos e médios meios de hospedagem, eu sempre oriento a fazer um orçamento único, com o objetivo de simplificar a gestão.
Dito isso, fica a pergunta no ar: Quanto gastar com marketing para hotéis, pousadas e hostels?
Como definir o orçamento de marketing do hotel
Primeiro você precisa responder: Quanto você quer faturar?
Isso mesmo, o orçamento de marketing tem que ser proporcional ao faturamento desejado, ou seja, definir as metas de faturamento é fundamental para se chegar à verba destinada ao setor de marketing e comercial.
O ideal é que se gaste entre 4% e 5% do faturamento planejado para o hotel com marketing e comercial.
Para você entender melhor, veja a fórmula abaixo:
Fórmula: Faturamento planejado x 5% = Orçamento de marketing/comercial.
Exemplo:
Faturamento planejado para 2020: R$ 1.000.000,00
Orçamento de marketing/comercial para 2020: R$ 50.000,00
IMPORTANTE: Esse valor de 4% a 5% do faturamento é um bom número para se gastar com esses dois setores, porém, pode variar de acordo com a estratégia do hotel ou mesmo com a situação.
Por exemplo, se seu meio de hospedagem está querendo ganhar mercado na região, pode definir em determinado ano que está disposto a gastar mais com marketing e comercial, e por consequência diminuir sua margem.
Em lançamentos de empreendimentos ou mesmo de produtos novos, também é indicado gastar mais.
Você também pode definir gastar menos, porém muito cuidado, a economia em marketing pode acabar “custando muito caro”, pois pode diminuir significativamente as vendas, e por consequência, os resultados do hotel.
Quais despesas entram no orçamento de marketing hoteleiro?
Essa também é uma dúvida bem comum, e não menos importante.
Afinal, é preciso não alocar despesas de marketing e comercial em outros setores, assim como não se deve fazer o inverso, que é inchar os setores de marketing e comercial com gastos de outros departamentos.
Lembre-se que no nosso caso estamos juntando o orçamento de dois setores.
Abaixo, alguns exemplos de gastos que entram no orçamento:
- Gastos com publicidade e propaganda;
- Anúncios no Google, Facebook, Instagram e outros canais digitais;
- Comissões de OTA’s, Agências e outros parceiros;
- Despesas com visitas e viagens comerciais;
- Participação em feiras;
- Ferramentas (e-mail marketing, chatboot, CRM, etc.);
- Agências e profissionais de marketing e comercial;
- Identidade visual;
- Gastos com site;
- Fotos e vídeos do hotel;
- Papelaria (cartões de visita, folder, pastas, etc.);
- Brindes e presentes para hóspedes e parceiros;
- Inclusão em portais.
Esses são apenas alguns exemplos para ajudar você a entender o critério.
Orçamento de marketing para hotel
Mais importante do que decorar uma fórmula, é você entender o conceito e o raciocínio na hora de pensar o orçamento de marketing hoteleiro.
Tudo começa no objetivo do seu meio de hospedagem. A partir daí, você separa uma verba proporcional e defini o orçamento de marketing para o hotel ou pousada e também estabelece as ações para atingir esse objetivo.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira colaborar com as dicas, deixe nos comentários.
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