As redes sociais para hotelaria têm papel estratégico na promoção e no sucesso dos hotéis. Isso porque são plataformas dinâmicas para compartilhar experiências, promover ofertas exclusivas e interagir diretamente com os clientes.
Tendo esse conhecimento, elas podem aumentar significativamente a visibilidade do seu hotel, construir uma marca sólida e fidelizar clientes.
Neste artigo, vamos entender como aproveitar o potencial das redes sociais para maximizar suas reservas e melhorar a satisfação dos hóspedes.
Vamos lá? Vou te explicar tudo!
O que você vai ver nesse artigo:
- Por que as redes sociais são tão importantes para hotéis, pousadas e hostels?
- Será que seu hotel precisa estar em todas as redes sociais?
- Passo a passo para usar as redes sociais para hotelaria de forma estratégica!
- Dicas práticas para usar as redes sociais para hotelaria
- BÔNUS: use a estratégia PDV!
- Redes sociais para hotelaria: Conclusão
Por que as redes sociais são tão importantes para hotéis, pousadas e hostels?
Quando eu comecei a atuar na área comercial de hotéis e pousadas há alguns anos atrás, as redes sociais se resumiam apenas ao Facebook.
Basicamente, tudo era “mato”, testes e descobertas. Porém, com o passar dos anos, o processo foi ficando mais complexo, profissional e estratégico.
É justamente isso que quero dividir com você: dicas e técnicas infalíveis que aprendi ao longo da minha experiência de dez anos de estratégia de marketing digital hoteleiro.
Ao longo de minha experiência e já conhecendo o comportamento e algoritmo das mídias sociais, posso enumerar vantagens importantes de atuar nessas plataformas, como:
- Aumento da visibilidade e alcance;
- Melhor engajamento e relacionamento com os hóspedes;
- Promoção de ofertas e eventos exclusivos: e
- Muito mais!
Para confirmar meu ponto de vista, de acordo com dados divulgados pela E-commerce Brasil de 2023, foi visto que:
- 87% dos consumidores já realizam suas compras online;
- 75% deles já dispõem das redes sociais para pesquisar por produtos e serviços;
- 74% dos consumidores tendem a utilizar o Instagram e o Facebook para compras.
Ou seja, os dados apontam que o consumidor entende a comodidade e segurança de se relacionar com empresas de maneira online — e no setor de hotelaria, não é diferente.
Será que seu hotel precisa estar em todas as redes sociais?
Definitivamente, a resposta é não! A primeira coisa que você precisa ter mapeado é: em quais redes sociais o meu público-alvo está?
Mesmo que o público do seu hotel esteja em várias redes, avalie quais delas permitem você criar conteúdo de qualidade, relevante e com frequência.
Isso porque usar redes sociais vai além de simplesmente postar. O processo demanda tempo e dedicação para criar e manter interações. Portanto, o hoteleiro precisa ser estratégico na escolha das redes.
Passo a passo para usar as redes sociais para hotelaria de forma estratégica!
Agora que você já sabe da importância e da tendência das redes sociais como forma de captar clientes, engajar os que estão na sua base e promover autoridade no mercado, é necessário entender como usar as mídias online de maneira estratégica. Confira:
1 – Conheça o seu público-alvo
Você precisa determinar com quem o hotel, pousada ou hostel vai se comunicar. Baseado no público-alvo, defina a persona do meio de hospedagem.
Para isso, responda às seguintes perguntas:
- Qual a idade?
- Região que mora?
- Perfil social?
- Principais desejos?
- Quais as dores para resolver?
- Necessidades?
2 – Defina seus objetivos
Muitos hoteleiros acabam “seduzidos” pelas redes sociais e ficam obcecados por engajamento. Mas, é importante lembrar que o objetivo final de qualquer meio de hospedagem é vender reservas e receber os hóspedes.
Então, defina os objetivos principais da estratégia, como:
- Aumentar o número de seguidores;
- Impulsionar ou veicular anúncios;
- Aumentar o alcance;
- Gerar autoridade, etc.
3 – Crie uma linha editorial
Uma linha editorial define o estilo, o tom e os temas abordados nas comunicações do seu hotel. Ela deve incluir:
- Objetivos de comunicação;
- Público-alvo;
- Principais temas;
- Frequência de postagens;
- Diretrizes de linguagem.
Ou seja, linhas editoriais são as premissas para as publicações: sobre o que seu meio de hospedagem vai falar? Qual o tom?
4 – Crie um calendário de postagens
Diferentemente da linha editorial, que define o conteúdo e o tom das suas publicações, o calendário de postagens organiza quando e onde o conteúdo será publicado.
Para criar um bom calendário, planeje suas postagens com antecedência, garantindo uma frequência consistente.
Use ferramentas de gestão e agendamento, como Hootsuite, MLabs ou Buffer, para programar posts, acompanhar desempenho e ajustar a estratégia ao longo do tempo.
Dicas práticas para usar as redes sociais para hotelaria
Conhecendo o passo a passo para usar o máximo potencial das redes sociais para a hotelaria, está na hora de colocar a mão na massa!
Veja, a seguir, as melhores dicas para isso!
Capriche nas imagens
Imagens de qualidade criam desejo, e essa é a etapa anterior à ação, no nosso caso, a reserva. Por isso, utilize fotos de qualidade e profissionais, pois elas criam desejo e valorizam tanto seu meio de hospedagem quanto o destino onde seu hotel, pousada ou hotel está localizado.
Aqui, o objetivo é desenvolver uma identidade visual atrativa e coerente. Existem ferramentas gratuitas excelentes para a criação de imagens, como o Canva. Experimente!
Não seja o vendedor chato
Se o vendedor é incisivo e fica, a todo instante, tentando te vender enquanto você está nas redes sociais vendo as postagens dos seus amigos, provavelmente irá dispensá-lo em poucos segundos, não é?
Seu hotel, pousada ou hostel também não deve fazer esse papel. Crie conteúdo que gere desejo dos seguidores do hotel em se hospedar com você de maneira natural.
Anúncios fazem parte da estratégia das redes sociais para hotelaria
Anunciar nas redes sociais também deve fazer parte das estratégias de marketing digital hoteleiro.
De modo geral, as campanhas podem ser divididas em dois tipos:
- Distribuição: visam aumentar o alcance dos posts, tanto para a base de seguidores quanto para pessoas que têm o perfil do público-alvo/persona, mas que ainda não seguem o meio de hospedagem;
- Conversão: o objetivo é gerar vendas, ou seja, fazer com que as pessoas façam reservas ou solicitações de orçamentos.
Utilize as duas formas de campanhas, quando for necessário!
Mensuração dos resultados
Por fim, é importante medir o que funciona e o que não funciona nas redes sociais para hotelaria.
Assim, você entende melhor os formatos e tipos de conteúdos que geram mais engajamento, conversões e até mesmo conversas diretas na DM. Adapte sua estratégia para aquilo que o seu público-alvo tende a gostar a mais.
O Instagram, Facebook, Youtube entre outras, já disponibilizam relatórios de desempenho. Use e abuse deles para planejar e otimizar suas ações nas redes.
O que postar no Instagram de hotel?
O Instagram é uma plataforma visual ideal para mostrar as melhores características do seu hotel. Comece postando fotos de alta qualidade dos quartos, áreas comuns e comodidades especiais, como piscinas e spas, destacando o conforto e a elegância.
Além disso, aqui vão mais dicas de especialista:
- Compartilhe imagens dos arredores e atrações locais para atrair turistas interessados na região;
- Faça vídeos curtos de tours pelo hotel e depoimentos de hóspedes para gerar grande engajamento;
- Crie stories e Reels para mostrar o dia a dia do lugar, além de promoções e eventos especiais;
- Use hashtags relevantes e geotags para aumentar a visibilidade;
- Faça postagens interativas, como enquetes e perguntas, a fim de incentivar a participação dos seguidores.
- Compartilhe conteúdo gerado por hóspedes, como fotos e reviews, para construir uma comunidade autêntica e engajada.
Manter um mix de conteúdos variados e frequentes é a chave para manter o interesse e a interação no Instagram.
Por exemplo, poste uma enquete nos Stories perguntando aos seguidores qual comodidade eles mais gostam ou peça para escolherem entre dois tipos de quartos.
Outra ideia é criar um desafio de fotos, incentivando os hóspedes a postarem suas fotos no hotel com uma hashtag específica, como #MeuDiaNoHotelX.
Abaixo imagem de um post no formato reels que fizemos para a Pousada dos Sonhos. Note que exploramos as belezas naturais do local, e também a estrutura da Pousada criando assim desejo, por consequência engajamento e algumas solicitações de orçamentos.
BÔNUS: use a estratégia PDV!
Se você tem um meio de hospedagem, ou então trabalha cuidando das redes sociais para hotéis ou pousadas, precisa conhecer a estratégia PDV (Post, Distribuição e Venda).
Ou seja, são 3 passos que devem ser executados na sequência. Confira quais são eles:
1. Postar
O primeiro passo é fazer os posts. Mas, é importante criar uma linha editorial para as redes sociais e um calendário de posts pensados para o seu público alvo.
2. Distribuir
Significa colocar uma verba de publicidade em todos os posts. Caso não tenha um bom orçamento, escolha somente os posts com melhor desempenho para distribuir.
Depois de selecionar os conteúdos, você precisa criar uma campanha de anúncios com o objetivo de gerar engajamento. Lembre-se de selecionar bem o seu público-alvo.
3. Vender
Depois de postar (P) e distribuir para o seu público-alvo através de uma campanha (D), é hora de vender para quem interagiu com seus posts (V).
Com o pixel do Facebook instalado, é possível criar um público personalizado com todas as pessoas que interagiram com a página e perfil do seu meio de hospedagem no Facebook e Instagram.
Redes sociais para hotelaria: Conclusão
Neste artigo, abordamos a importância de selecionar cuidadosamente as redes sociais onde o seu hotel deve estar presente, enfatizando o Facebook e o Instagram.
Destacamos, também, a criação de uma linha editorial clara e um calendário de postagens organizado para garantir consistência.
Portanto, lembre-se que uma presença ativa e estratégica nas redes sociais para hotelaria é muito importante para aumentar a visibilidade, atrair novos hóspedes e manter um relacionamento próximo com os clientes.
E se você deseja aprender a melhorar o posicionamento digital e aumentar as reservas diretas, conheça o maior treinamento de Marketing Digital para Hotéis e Pousadas!