Atrair hóspedes e mantê-los satisfeitos é a equação do sucesso para qualquer hospedagem. E, para alcançar esse resultado, o remarketing para hotéis pode te ajudar!
Ele é capaz de gerar novas oportunidades com quem já demonstrou interesse em seu meio de hospedagem, convertendo mais reservas e clientes fiéis.
Para te ajudar nessa estratégia, vamos explicar o que é o remarketing digital, como ele pode ser o caminho para aumentar as suas reservas e fortalecer a fidelização de clientes no mercado hoteleiro!
o que você vai ver nesse artigo:
O que é remarketing? Exemplos práticos para hotéis
Remarketing é uma estratégia de Marketing Digital que visa alcançar usuários que já interagiram com um site, mas não concluíram uma ação desejada, como fazer uma reserva no seu hotel.
Essa técnica permite que os hoteleiros acompanhem os visitantes ao longo de sua jornada e exibam anúncios personalizados para reengajá-los, incentivando-os a retornar e completar a reserva.
Na prática, é algo que pode ser feito através de:
- Anúncios personalizados do seu hotel em outros sites que esse hóspede em potencial visita, relembrando-o da oferta e o motivando a retornar para finalizar a reserva;
- E-mails de abandono de carrinho, oferecendo incentivos a mais para que ele conclua a reserva, como descontos exclusivos, upgrades de quarto, entre outros;
- Redirecionamento nas redes sociais com anúncios segmentados, ou seja, destinados a grupos com características específicas, dentro do seu público-alvo.
Veja também: Google Hotel Ads: como fazer sua hospedagem aparecer primeiro!
Como fazer um bom remarketing para hotéis
Fazer um bom remarketing para hotéis envolve ter um planejamento estratégico e uma execução cuidadosa.
Veja como fazer isso:
- Segmentação: dividir o seu público-alvo em grupos com características parecidas. Dessa maneira, você aprende a se comunicar do jeito certo e nos momentos certos para cada segmento;
- Personalização da audiência: agora que você entende seu público, é hora de enviar mensagens com um bom design, ofertas e promoções que sejam relevantes e façam sentido para ele;
- Configuração correta: tão importante quanto conhecer é ajustar seu remarketing para que seja exibido na frequência correta e com um limite de tempo adequado após a visita inicial. E aqui vai uma dica: é bom ser rápido nessa estratégia;
- Estratégias de atração de tráfego qualificado: não adianta atrair visitantes sem um direcionamento. Por isso, desde o início aplique técnicas SEO, marketing de conteúdo, tráfego pago, parcerias e outras estratégias para chamar a atenção do cliente ideal e fazer com que ele permaneça engajado por mais tempo.
A seguir, vamos mostrar algumas dessas abordagens nos principais canais!
Como mandar mensagem de remarketing pelo WhatsApp
O WhatsApp oferece uma possibilidade poderosa para o remarketing, permitindo interações diretas e personalizadas com hóspedes que já realizaram reservas.
Nesse caso, aqui estão alguns pontos importantes:
- Antes de tudo, obtenha consentimento explícito dos usuários para enviar mensagens de marketing via WhatsApp, respeitando as políticas de privacidade e proteção de dados;
- Envie mensagens direcionadas que reforcem a experiência positiva do hóspede, oferecendo promoções para incentivá-lo a retornar;
- Utilize ferramentas de automação para enviar mensagens com base em comportamentos de navegação, como abandonos de carrinho no site do hotel.
Exemplo de remarketing pelo WhatsApp: Viajante encontra seu meio de hospedagem, entra em contato pelo WhatsApp mas não efetua a reserva e nem segue a conversa. Após 12h, automaticamente através de automação, seu meio de hospedagem manda uma mensagem para ele pelo WhatsApp. A mensagem é personalizada de acordo com a conversa que ele iniciou, e pode conter uma condição especial ou servir para continuar a conversa e quebrar alguma objeção.
Como usar o Google Ads para campanhas de remarketing
Com o Google Ads, você também consegue criar boas campanhas de remarketing para hotéis e ainda analisar os resultados delas.
Minhas dicas para isso são:
- Crie listas de remarketing no Google Ads com base em visitantes do site do hotel que não concluíram uma reserva — segmente esses públicos de acordo com interesses específicos, como localização e datas de viagem (saiba mais nesse artigo do Google);
- Pense em anúncios que tenham ofertas personalizadas, como descontos em períodos de alta demanda ou pacotes especiais para estadias prolongadas;
- Acompanhe sempre o andamento de suas campanhas de remarketing no Google Ads para utilizá-las em tempo real com base em indicadores relevantes, como taxas de cliques.
Exemplo de remarketing no Google Ads: Um usuário entra no site do seu hotel ou pousada, navega por diversas páginas, mas não efetua a compra e nem clica em nenhum botão de contato. Quando ele entra em um blog sobre a cidade do seu meio de hospedagem para pesquisar mais, ele é impactado por um anúncio do seu hotel ou pousada com os pontos fortes e e diferencias do seu meio de hospedagem, com um CTA de contato, levando ele para seu site novamente.
Como fazer remarketing para hotéis em redes sociais
Como você já sabe, as redes sociais, como Facebook e Instagram, oferecem inúmeras oportunidades aos meios de hospedagem. E com o remarketing não é diferente.
Para ambas, vale a pena:
- Fazer uso de ferramentas avançadas de segmentação e, assim, direcionar anúncios para usuários que visitaram seu site ou interagiram com seu conteúdo anteriormente;
- Criar anúncios visualmente atraentes que valorizem as comodidades do hotel, avaliações positivas de hóspedes e promoções exclusivas para capturar a atenção do público-alvo;
- Incentivar a interação do usuário com chamadas para ação (CTAs) diretas, como “Reserve Agora” ou “Saiba Mais”, direcionando-os para páginas de destino que irão converter uma reserva.
Com isso, você consegue aumentar o impacto do remarketing na captação de clientes e na fidelização de hóspedes para o seu estabelecimento.
Exemplo de remarketing no Instagram e Facebook: Um viajante entra no site do seu hotel ou pousada, vai até o motor de reservas, faz uma pesquisa de disponibilidade e valores, mas não efetua a compra. Quando ele entra no Instagram ou Facebook para navegar, ele é impactado por um anúncio do seu hotel ou pousada mostrando mais atrativos do meio de hospedagem e usando uma abordagem mais agressiva como “aproveite a disponibilidade, ela acaba rápido” ou então um desconto especial por tempo limitado.
O que falar no remarketing?
Agora que você já sabe como fazer o remarketing, falta entender o que dizer em suas estratégias, certo? Seja através de ofertas, mostrando um tom amigável, utilizando o nome do cliente ou mostrando os benefícios de fechar com você, esse é um passo importante a pensar.
E, caso você sinta dificuldade nesse processo, isso pode ser facilmente contornado com um bom planejamento em seu remarketing para hotéis.
Confira, a seguir, 10 dicas para garantir que as suas mensagens sejam bem interpretadas pelo público:
- Utilize o nome do cliente e referências específicas à sua experiência anterior para criar um vínculo mais próximo;
- Destaque ofertas exclusivas e personalizadas, como descontos em estadias futuras ou pacotes especiais;
- Fale sobre a estadia anterior do cliente, ou de outros clientes, mencionando aspectos positivos como elogios recebidos ou serviços utilizados. Isso é o que chamamos de prova social;
- Inclua CTAs claras e direcionadas, como “Reserve Agora” ou “Entre em Contato”, para facilitar a ação do cliente;
- Mantenha um tom amigável e profissional, evitando ser excessivamente insistente ou agressivo;
- Ajuste a frequência de envio com base no comportamento do cliente para evitar o excesso de mensagens que possam parecer intrusivas;
- Forneça informações relevantes, como eventos locais, atividades próximas ou novas comodidades disponíveis;
- Solicite feedback sobre a experiência anterior do cliente e utilize as respostas para ajustar futuras campanhas;
- Destaque os benefícios de reservar novamente, como conveniência, conforto ou experiência personalizada;
- Compartilhe histórias de sucesso de outros clientes ou testemunhos para aumentar a confiança e incentivar a reserva.
Dica: Como atrair hóspedes para o hotel: as 7 melhores táticas!
Conclusão
Viu como o remarketing pode ser uma ferramenta poderosa para seu hotel aumentar suas reservas e fidelizar clientes?
Utilizando ofertas especiais, conteúdo personalizado e um tom amigável, você consegue criar conexões mais profundas com seus hóspedes, incentivando reservas futuras e fortalecendo a fidelidade à marca.
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