Se você está buscando maneiras de otimizar e melhorar o atendimento no seu hotel, para melhorar suas operações e deixar seus hóspedes ainda mais satisfeitos, o Asksuite pode ser a resposta que você precisa!
Com a automação de atendimento sendo cada vez mais implementada no setor hoteleiro, ferramentas como essa ajudam a melhorar a experiência do cliente, reduzir custos operacionais e garantir um atendimento de forma mais fluida.
E com a concorrência acirrada no nosso setor, ter um sistema que responda rapidamente às dúvidas dos clientes é um grande diferencial, não é mesmo?
Essa tecnologia para hotéis, além de facilitar a comunicação, também permite que você se concentre em outras áreas do seu negócio, enquanto o chatbot cuida das interações mais comuns.
Se você quer entender como essa solução pode transformar o atendimento do seu hotel, continue comigo que eu vou te mostrar tudo que ela tem a oferecer!
O que você vai ver nesse artigo:
- O que é o Asksuite?
- Como o Asksuite melhora a experiência do hóspede?
- Quais são as funcionalidades do Asksuite?
- Quais são os benefícios do Asksuite para hotéis e pousadas?
- Quais as limitações e pontos negativos do Asksuite?
- Cuidado importante
- Como implementar o Asksuite em seu hotel?
- Conclusão
- Perguntas frequentes
O que é o Asksuite?
O Asksuite é uma ferramenta de chatbot desenvolvida para otimizar o atendimento ao cliente hoteleiro.
Pense nele como seu grande aliado, que vai te dar um descanso daquela correria do atendimento 24 horas por dia. Com ele, as interações são automatizadas, permitindo que os hóspedes façam perguntas e recebam respostas instantâneas a qualquer momento.
Dessa forma, você garante que seus clientes tenham acesso rápido a informações importantes, como horários de check-in e check-out, além de detalhes sobre os serviços oferecidos.
Além disso, o Asksuite possui diferentes planos e recursos, de acordo com a demanda do seu hotel, como um sistema escalável que vai desde o básico até a integração mais complexa.
Então, ele tem várias features que podem ser utilizadas para fins específicos. Por exemplo, o Askflow tem a integração da automação avançada do WhastApp com o PMS para recuperação de vendas e campanhas ativas.
Com a ajuda da inteligência artificial em hotéis, o Asksuite melhora a eficiência do atendimento e deixa uma experiência positiva desde o primeiro contato. Acredite em mim, isso faz toda a diferença.

Como o Asksuite melhora a experiência do hóspede?
Usar o Asksuite no atendimento ao cliente traz várias vantagens que impactam diretamente a satisfação dos hóspedes. Vamos dar uma olhada em algumas delas:
- Disponibilidade 24/7: o chatbot está sempre à disposição, garantindo que os hóspedes possam obter informações a qualquer hora;
- Respostas rápidas e precisas: a automação de atendimento fornece informações instantâneas, evitando que os hóspedes fiquem aguardando o horário comercial para ter suas dúvidas respondidas. Ninguém gosta de esperar, certo?
- Personalização da experiência: o sistema adapta as respostas com base nas preferências e no histórico do hóspede, deixando a interação ainda mais relevante para ele. Pode ser, por exemplo, mandar um WhatsApp antes do check-in e depois do check-out da pessoa.
Essas vantagens ajudam a criar uma experiência do hóspede mais agradável, com respostas rápidas para perguntas sobre horários de check-in e check-out ou até mesmo com auxílio na realização de reservas. Isso deixa o processo muito mais ágil!
Quais são as funcionalidades do Asksuite?
Eu já te contei que o Asksuite será seu grande parceiro de trabalho, não é? Mas o que eu ainda não te contei são as diversas funcionalidades que fazem essa automatização do atendimento no hotel facilitar ainda mais o seu dia a dia. Confira quais são elas:
- Atendimento automatizado via chatbot: garante respostas instantâneas para as perguntas mais frequentes;
- Integração com sistemas de reservas e CRM: ajuda a gerenciar as informações dos hóspedes com mais praticidade e organização;
- Automação de FAQs: oferece respostas para as dúvidas comuns, garantindo que seus hóspedes tenham acesso às informações que precisam na hora certa;
- Personalização de respostas: adapta as respostas de acordo com o perfil do hóspede, tornando a interação ainda mais relevante;
- Agendamento e recomendações de serviços: ajuda os hóspedes a planejar a estadia e a conhecer tudo que o seu hotel tem a oferecer;
- Feedback em tempo real: recebe opiniões dos hóspedes imediatamente.
Quais são os benefícios do Asksuite para hotéis e pousadas?
Implementar o Asksuite no seu hotel traz uma série de benefícios que podem fazer a diferença no dia a dia, como:
- Redução de custos operacionais: reduz a necessidade de uma equipe no atendimento para responder a perguntas simples;
- Aumento da eficiência no atendimento: o chatbot para hotéis lida com várias interações ao mesmo tempo, garantindo que nenhum hóspede fique sem resposta, mesmo nos períodos de alta demanda;
- Diminuição do tempo de espera: as respostas são rápidas, o que melhora a satisfação geral dos hóspedes;
- Padronização da comunicação nos canais de atendimento: ele vai responder da mesma forma no Messenger, no Direct, no chatbot do site e também no WhatsApp e também conversar em diferentes idiomas;
- Integração com motores de reservas: Com essa integração, ele consegue fazer um atendimento completo, informando a disponibilidade e os valores da hospedagem para o período desejado pelo viajante, inclusive enviando o viajante para o motor de reservas para finalizar a reserva, sem contato humano na jornada toda.
Nós sabemos que as pessoas cada vez mais estão usando aplicativos de mensagem para se comunicar com as empresas, certo? E isso acaba gerando uma demanda muito grande de atendimento. Então, para o hoteleiro, ter uma ferramenta que consegue atender essa demanda é indispensável!
Com o Asksuite, o atendimento acontece instantaneamente e, com a integração com o PMS, ainda informa a disponibilidade de valor para aquela estadia.
E aqui, como especialista, eu afirmo que só faz sentido usar o Asksuite com a integração com PMS para que aquela reserva seja fechada ali mesmo, sem dúvidas por parte do hóspede.
Então, o melhor de tudo é que o Asksuite ajuda a deixar a gestão do hotel mais inteligente e prática. Com essa ferramenta, você libera tempo e recursos, para que a sua equipe esteja atenta a outras demandas importantes.
Isso significa que você pode focar em oferecer um serviço excepcional, enquanto o sistema cuida das interações mais comuns dos seus clientes.
Quais as limitações e pontos negativos do Asksuite?
Como quase todas as ferramentas de otimização, o Asksuite também tem certas limitações e alguns pontos que merecem atenção, como a dependência de conexão com a internet e a falta de interação humana no primeiro momento.
Primeiro, a dependência da internet, já que o chatbot depende da conexão.
Isso pode ser um problema caso o seu meio de hospedagem esteja localizado em áreas com sinal instável.
Além disso, alguns hotéis podem ter necessidades muito específicas que o Asksuite pode não atender completamente.
Outro ponto que preciso destacar é a falta de interação humana em casos mais complexos. Em situações que exigem um toque mais pessoal, a presença de um atendente ainda é necessária.
E, claro, o custo de implementação também é algo a se considerar, principalmente para pequenos hotéis, onde pode ser mais desafiador adequar o investimento inicial ao orçamento.
Por fim, um ponto muito importante é que você precisa monitorar o Asksuite com muita frequência porque o robô às vezes não entende algo. Então, você pode ensinar ao ter uma gestão ativa da inteligência artificial.
Isso serve, justamente, para que ele entregue respostas mais ricas, entenda mais contexto e melhore a experiência.

Cuidado importante
Eu, particularmente, neste momento em que estou escrevendo este artigo, ainda uso o Asksuite tanto no hotel quanto na pousada que administro. Por isso, por experiência própria, cabe a mim chamar sua atenção para um ponto importante: personalize ao máximo o Asksuite do seu meio de hospedagem.
Digo isso porque o Asksuite já vem com uma configuração padrão de linguagem, “tom de voz” e algumas até alguns modelos prontos de respostas. Embora isso ajude a iniciar o uso com mais rapidez e facilidade, por outro lado, pode deixar seu atendimento (e meio de hospedagem) sem personalidade.
Isso porque, ao visitar constantemente diversos sites de pousadas e hotéis que usam o Asksuite, notei que muitos deles não fizeram essa alteração, o que faz com que vários meios de hospedagem atendam os viajantes de forma exatamente igual, com o mesmo jeito de responder às dúvidas dos viajantes.
Imagine quão frustrante é para o viajante entrar em 3, 5, 10 sites diferentes e ser atendido pela mesma ferramenta, com a mesma linguagem e com as mesmas respostas.
Se seu meio de hospedagem é único, a forma de atendimento também deve ser, independentemente da ferramenta e da configuração.
Como implementar o Asksuite em seu hotel?
Integrar o Asksuite no seu hotel é um processo que pode ser feito em algumas etapas simples. Veja o passo a passo:
- Configuração inicial: comece criando uma conta e configurando o chatbot de acordo com as necessidades do seu hotel;
- Integração com sistemas de reservas: conecte a ferramenta ao seu sistema de reservas para hotéis e CRM para garantir que todas as informações estejam alinhadas;
- Treinamento da equipe: treine sua equipe para monitorar e otimizar o uso do chatbot. Eles devem saber como intervir quando necessário;
- Customização: adapte o chatbot ao perfil do seu hotel, personalizando as respostas e as interações para que se alinhem com a identidade do seu negócio. Quanto mais ele conhece seu meio de hospedagem, melhores são as respostas.
E a grande dica é: durante o horário comercial, você pode realizar os atendimentos de forma humanizada e de acordo com a demanda. Mas, fora desse horário, ativar o Asksuite. Então você consegue ter um atendimento 24 horas, mas que retrata a personalidade do hotel mais humanizada e não apenas padronizada.
Conclusão
O uso do Asksuite traz benefícios incríveis, como a automação do atendimento, que se tornou uma tendência crescente na hotelaria. Implementar essa ferramenta pode melhorar a experiência do hóspede e aumentar a competitividade do seu hotel.
Entender o seu cliente e as suas principais necessidades é uma estratégia poderosa, e a Hotel Academy sabe muito bem como te ajudar nisso!
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Vamos juntos transformar suas ideias em ações que atraem e fidelizam hóspedes!
Perguntas frequentes
Confira, a seguir, algumas respostas para as dúvidas mais comuns sobre o Asksuite.
O que é o Asksuite?
O Asksuite é uma ferramenta de chatbot hoteleiro que automatiza o atendimento ao cliente, oferecendo respostas rápidas e precisas.
O Asksuite é fácil de integrar com meu sistema de reservas?
Sim, o Asksuite se integra facilmente com diversos sistemas de reservas e CRM, facilitando a gestão das informações.
Quais hotéis podem se beneficiar do Asksuite?
Qualquer meio de hospedagem que deseja otimizar seu atendimento e melhorar a experiência do hóspede pode se beneficiar do Asksuite.