O site do hotel, pousada ou hostel é uma importante ferramenta para toda a estratégia de comunicação e venda de reservas diretas. Confira 7 erros que hoteleiros cometem que prejudicam sites de hotéis.
Foi-se o tempo em que ter um site do hotel era uma opção. Hoje, principalmente para hotéis e pousadas, ter um site é mais que obrigação.
Inclusive, não basta mais simplesmente ter um site. É necessário ter um site planejado para gerar conversões, com boa usabilidade, performance e encontrabilidade.
E com tantas estratégias de marketing digital e campanhas para aumentar as reservas diretas, o site do hotel precisa estar preparado para receber esse tráfego e gerar essas vendas.
Porém, alguns erros no site podem colocar tudo por “água a baixo”.
E é sobre isso que vou falar nesse artigo.
Conheça os 7 erros mais comuns em sites de meios de hospedagem (hotel, pousada, hostel, motel).
Os erros mais comuns em sites de hotéis e pousadas
Nos meus muitos anos de marketing digital e consultoria para pequenos e médios meios de hospedagem, eu já vi muitos sites de hotéis e pousadas com erros e falhas que poderiam ser evitados facilmente.
E na maioria das vezes o problema não é falta de orçamento, e sim falta de conhecimento.
Segue lista dos 7 erros mais comuns em sites para hotelaria que você precisa evitar.
1 – Pensar só no design do site
Esse é sem dúvida um dos erros mais comuns.
O proprietário(a) do hotel ou pousada se preocupa unicamente com o design do site.
Decide cuidadosamente o layout, efeitos, imagens e cores. E o pior, baseado exclusivamente nos seus gostos pessoais.
Esquece que o site deve ser pensado para os usuários, e não para ele(a).
Além disso, ignora aspectos mais importantes como usabilidade e performance.
2 – Site lento
Outro erro bem comum. Muitas vezes o site está “bonito” porém o tempo de carregamento das páginas é demorado, ou seja, o site é “lento”.
Esse é um erro que pode custar caro. Pois muitos usuários ficam incomodados com a demora para carregar as páginas e abandonam o site.
Além disso, o tempo de carregamento do site passou a ser um critério importante utilizado pelo Google como critério de rankeamento.
Alguns motivos que deixam o site lento:
- Servidor de hospedagem do site
- Imagens muito grandes/pesadas
- Muitos plugins no site
- Tema/template do site
Algumas ferramentas para você testar a velocidade do site do hotel: GTmetrix, PageSpeed e WebPageTest.
3 – Site desenvolvido para Desktop
Se você analisar, a maioria do acesso do site do seu hotel ou pousada provavelmente vem através de celulares.
Porém, ainda é comum sites pensados para telas de computadores e notebooks e que se adaptam para telas de smartfones.
O ideal é fazer justamente o contrário. Projetar o site para smartfones e depois adaptá-lo para telas de computadores.
Inclusive o Google já adotou esse critério também, o mobile first index, ou seja, o Google passou a avaliar somente a versão mobile dos sites para indexa-los e rankea-los.
4 – Sites de plataformas terceirizadas
Esse talvez seja um assunto um pouco polêmico. Mas expresso aqui somente a minha opinião.
Alguns hotéis e pousadas de pequeno e médio porte contratam plataformas terceirizadas para criarem e hospedarem seus sites e por esse serviço pagam uma mensalidade.
O problema é que, dependendo do modelo de negócio da plataforma e da contratação, o site nunca será do seu hotel. É como se você estivesse pagando um aluguel.
Imagina que depois de 3 anos você decida que não quer mais manter o contrato, seja por um aumento da mensalidade, seja por insatisfação dos serviços ou mesmo por mudanças de tecnologia.
Nesse caso, você simplesmente perderá o site e os ativos das páginas (autoridade).
Eu oriento meus clientes a desenvolverem seus sites com agências e profissionais especializados.
E hoje em dia é possível criar um site sem pagar muito. Aliás, muitas vezes com 1 ano de mensalidade você já paga o investimento.
5 – Site sem técnicas de SEO
Não adianta ter uma loja física linda em um ponto que não passa ninguém. Da mesma forma que não adianta ter um ótimo site que ninguém encontra.
E é justamente isso que as técnicas de SEO (search engine marketing) fazem.
SEO são técnicas utilizadas no desenvolvimento e também nas estruturas de textos e imagens que fazem os sites serem “encontrados” e rankeados para determinadas palavras-chave por buscadores da internet como o Google.
Se você quiser saber mais sobre SEO, acesse nosso artigo SEO para sites de hotéis – Aprenda a melhorar o posicionamento no Google.
6 – Imagens ruins
A hotelaria está inserida no setor de serviços, e uma das características do marketing de serviços é a intangibilidade e simultaneidade ou inseparabilidade.
Ou seja, o cliente não pode “tocar” ou viver a experiência de se hospedar no seu hotel sem se hospedar lá de fato.
E para convencê-lo a tomar essa decisão se faz uso de algumas evidências físicas. Nesse caso, as imagens (sejam fotos ou vídeos) são cruciais.
Embora as imagens não devam ser pesadas para não prejudicar o tempo de carregamento do site, é muito importante que elas tenham uma ótima qualidade.
E qualidade das imagens significa boa resolução, mas também bons ângulos, enquadramento, decoração, cenário e no caso dos vídeos bom áudio também.
Por isso, invista em um bom profissional para captar as imagens do seu hotel ou pousada que serão usadas no site, mas que também poderão ser usadas em redes sociais como o Instagram por exemplo.
7 – Sites não pensados para conversão
Esse é outro erro bem comum que encontro em projetos que participo em hotéis e pousadas.
Imagina que o site tem boa usabilidade, boas imagens, é rápido, e tem bastante tráfego. Parece o cenário perfeito não é mesmo? Parece, mas não é! Tudo isso é um “meio”.
Mas o que a gente quer mesmo é que o usuário converta no site, seja fazendo uma reserva direta, seja preenchendo um formulário, seja ligando ou entrando em contato por Whatsapp.
Mas para isso acontecer, é preciso orientar, induzir o usuário a fazer essa ação. E a melhor forma de fazer isso é através dos CTAs.
CTA (call to action) são chamadas para uma ação que queremos que o usuário tome. E para isso você pode fazer uso de botões e links.
Faça uso de CTAs na home do site e também nas páginas internas.
Esses foram os 7 erros mais comuns em sites de hotéis, pousadas e hostels. Espero que esse artigo ajude você a pensar (e repensar) o site do seu meio de hospedagem.
Se você tem amais alguma dica ou dúvida deixe nos comentários e também compartilhe esse artigo com seus colegas da hotelaria.
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